Conceito de megaiate com hidrofólio é revelado pelo estúdio Lazzarini

Batizado de Plectrum, embarcação de 74 m de comprimento pode atingir 75 nós e conta com diversas tecnologias

30/01/2023
Fotos: Divulgação

Quem vê as projeções inovadoras da Lazzarini Design pode se espantar, a princípio, com a sofisticação e originalidade dos projetos. Recentemente, o estúdio italiano anunciou ao público mais uma de suas criações, mostrando as projeções do Plectrum, um megaiate com hidrofólio.

A inspiração principal para o projeto veio dos veleiros da competição America’s Cup. Dessa maneira, o Plectrum vem com o propósito de ser o mais rápido da sua categoria. No entanto, em vez de usar velas, o megaiate com hidrofólio se eleva acima da água para atingir altas velocidades.


O sistema de hidrofólio da embarcação se ajusta dependendo da navegação. Sua largura varia de 15 metros, quando ancorado, a até 20 metros, navegando pelas águas em altas velocidades.

Essa tecnologia permite ao megaiate Plectrum viagens muito mais rápidas do que comparado com embarcações do mesmo tamanho – Pierpaolo Lazzarini

Saiba mais sobre o megaiate com hidrofólio

O casco do Plectrum é projetado para usar fibra de carbono, dessa forma, ele conseguirá ser extremamente leve ao mesmo tempo em que é super resistente.

 

Quando o assunto é lazer, o megaiate com hidrofólio carrega uma série de opções, desde plataforma de popa a piscina. Mas não é só: a proa, por exemplo, se abre para revelar um hangar para helicóptero.

Entre os destaques, há ainda garagem para dois barcos de apoio, nas laterais do barco, bem como um lugar na popa destinado aos brinquedos aquáticos. Surpreendentemente, há espaço até mesmo para um carro dentro do Plectrum.

 

Internamente, o projeto do megaiate com hidrofólio oferece seis camarotes para convidados, além de uma suíte do proprietário.

Três motores movidos a hidrogênio compõem a motorização do megaiate com hidrofólio e cada um deles é capaz de alcançar 5 mil hp de potência. Ou seja: o barco pode chegar a 15 mil hp de potência, enquanto sua velocidade máxima é de até 75 nós.

 

O Plectrum ainda está em fase de conceito, mas, em um futuro próximo, a expectativa é que a embarcação seja fabricada sob demanda. O preço estimado do megaiate é algo perto de 80 milhões de euros, cerca de R$ 444,5 milhões (valores convertidos em janeiro de 2023).

 

Por Felipe Yamauchi, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024