O rei velejador


O rei da Espanha, Don Juan Carlo I, decidiu abdicar em nome de seu filho, Felipe, que deve assumir o trono em breve. Segundo a agência de notícias Reuters, o rei sai de cena para “abrir uma nova etapa de esperança na qual se combinem a experiência adquirida e o impulso de uma nova geração”. Ainda segundo a agência, Juan Carlo estava com a imagem desgastada desde o início da crise na Europa e o envolvimento da família real em escândalos de corrupção.
Juan Carlo, de 76 anos, está no trono desde 1975, ano da morte do ditador Franco, e também era conhecido por seu amor ao mar e ao iatismo. O rei já participou até de uma olimpíada (Munique, 1972) em que competiu na classe Dragão e terminou na 15ª colocação, mas fez fama mesmo na vela de oceano. Ele timoneou por 40 anos a saga de veleiros Bribón, do amigo e antigo rival na vela José Cusí.
Nesses 40 anos Juan Carlo conquistou diversos títulos na vela espanhola, foram seis Copas Del Rey (1984, 1985, 1993, 1994, 2000 e 2011), duas Sardinia Cup (2000 e 2004), 12 Copas da Espaha e 11 troféus Conde de Godó.
O rei também foi grande incentivador de eventos esportivos no país, tanto que ajudou a levar duas America’s Cup para Valência, em 2007 e 2008, e a largada da Volvo Ocean Race, que aconteceu na cidade de Vigo, em 2005, e agora Alicante.
Juan Carlo se aposentou do timão do Bribón e das competições de vela em 2011 e agora deixa o trono. O futuro rei Felipe VI também veleja e já participou de diversas competições ao lado do pai.
Imagens: Copa Del Rey
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar
Modelo de destaque tem recursos personalizáveis e sustentáveis; salão acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Em etapa nos Estados Unidos, equipe comandada por Martine Grael superou o recorde alcançado na Austrália
O animal, avistado entre as praias do Sangava e Cheira Limão, foi recuperado por agentes da patrulha marítima