Opinião: barcos duram muito e isso mostra porque comprar um novo é um ótimo negócio

Por: Redação -
07/09/2022

Por George Alfredo*

“Para quem professa amor incondicional pelos barcos, o momento da troca de uma embarcação que nos acompanhou por alguns anos por um nova nem sempre é fácil. A gente se apega tanto que não consegue vendê-la sem sentir um certo remorso, ainda mais estando em bom estado.

Ao mesmo tempo, com a chegada do São Paulo Boat Show, agora em setembro — e a exibição de uma fantástica safra de belos barcos, boa parte lançamentos — não dá para deixar passar aquela oportunidade de comprar um modelo novo.

O que mais pega nessa hora, além do apego emocional, é o fato de os barcos terem vida longa. Sim, eles duram muito.

Não por acaso, vários modelos de lanchas e veleiros fabricados entre os anos 1960 e 1980 ainda estão em plena forma no mercado de usados, enquanto os carros com muito menos tempo de vida já foram para o desmanche.

Quanto tempo dura um automóvel? A resposta, claro, depende de algumas variáveis, como a frequência com que ele é usado, os cuidados com a manutenção e até a maneira como o motorista se comporta ao volante.

Com um barco é mais ou menos a mesma coisa. Sua vida útil depende de algumas variáveis, como a periodicidade das revisões dos motores e os cuidados com a ação da água no casco, por exemplo.

São Paulo Boat Show 2022 acontecerá de 23 a 28 de setembro no São Paulo Expo

Até porque será sempre bem menos usado (em horas) do que qualquer carro, embora o meio no qual os barcos atuam (água e umidade o tempo todo) seja muito mais deletério que a terra ou o asfalto.

No caso dos barcos, idade nem sempre é documento. Uma lancha ou um veleiro com 25 ou 30 anos de uso não estará necessariamente ultrapassada, ou caindo aos pedaços — afinal, como já disse, barcos resistem bem mais ao tempo do que os demais tipos de veículos.

O motor, parte sempre mais sensível nas lanchas e iates, requer um programa de manutenção preventiva e revisões periódicas para acompanhar o mesmo pique do casco.

Em média, o motor de um barco de lazer navega cerca de 100 horas por ano. Se forem seguidas todas as recomendações do fabricante, poderá chegar a cerca de 2.000 horas de uso, ainda em boa forma.

Mas não são raros os motores que chegam a 3.000 horas de uso, com a saúde intacta. Ou seja, por volta de 30 anos. Praticamente uma vida inteira com o mesmo barco”.

*George Alfredo é um apaixonado por barcos e não vê a hora de conhecer as novidades do São Paulo Boat Show 2022.

Vem aí o São Paulo Boat Show 2022

A histórica 25ª edição do São Paulo Boat Show está chegando. De 23 a 28 de setembro, a capital paulista vai sediar o maior salão náutico indoor da América Latina. São esperados para 2022 mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m², com dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras e objetos de luxo. Prepare o coração!

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando?
 De 23 a 28 de setembro
Onde? São Paulo Expo
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

VEJA TAMBÉM
>> Compre seus ingressos para o 25º São Paulo Boat Show
>> Visitantes do São Paulo Boat Show têm descontos exclusivos em hotéis

ESTE ESPAÇO É SEU! Se você tem algo a dizer sobre a vida náutica, mande e-mail para [email protected] com o seu relato.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano