Opinião: comprar um barco novo ou reformar o atual, qual é a melhor opção?

Por: Redação -
23/10/2020

*Por Keity Ciccacio

“Qual a melhor opção: comprar um barco novo ou reformar o atual? A resposta a essa pergunta frequente é: depende…

Acredito que essa tenha sido a pergunta que mais ouvi durante toda a minha carreira. E não existe uma resposta direta. Antes, é necessário avaliar alguns pontos, algumas variáveis.

Aparentemente, o investimento para a reforma de um barco é muito menor que o necessário para a compra de um novo. Sim, isso pode ser verdade. Por exemplo, ao investir R$ 500 mil na reforma de uma lancha de 50 pés você poderá ficar com uma embarcação renovada, com a vantagem de ser um barco que já tem uma história, com o qual mantém um relacionamento afetivo. Já para adquirir um barco zero do mesmo tamanho você gastará algo em torno de R$ 7 milhões (sem considerar seu usado como parte de pagamento).

Mas, cuidado: o refit (reforma do barco) pode ser muito atrativo, desde que bem programado. Caso contrário, pode virar uma dor de cabeça. O resultado pode ser desastroso em vários aspectos, a começar pelo financeiro.

Não é uma conta muito simples de se fazer. Primeiro, é preciso pegar o preço do barco zero (ou seminovo), já com todos os opcionais que se pretende ter a bordo. Em seguida, comparar o resultado com o valor do barco atual acrescido com todos os custos da reforma. A dificuldade está em avaliar previamente o custo desse refit. Muitas vezes só descobrimos certas necessidades do barco após o início da desmontagem.

Em uma reforma com orçamento menor, esse planejamento financeiro é mais fácil. Mas, lembre-se de que mesmo em um barco novo você terá que investir no enxoval completo, na decoração e em algumas adaptações. É importante ter em vista esses investimentos extras para que o comparativo seja feito corretamente, com todos os indicadores na ponta do lápis.

No caso de reforma, o primeiro ponto a se avaliar é: qual o pacote de benfeitorias que se encaixa no orçamento tido como ideal? Depois: as alterações contidas no orçamento da reforma serão suficientes para atingir o resultado esperado?

Em relação ao barco zero, é preciso definir o pacote de itens extras necessário para você sair navegando, e adicionar o valor ao preço do barco.

A opção por uma alternativa ou outra (reformar ou comprar novo?) depende também do tamanho do barco desejado, levando-se em conta variáveis como o prazo de entrega.

Quando você pretende usar um barco novo, dependendo da disponibilidade do estaleiro, o uso pode ser praticamente imediato. Já no caso da reforma, conforme o nível das melhorias, você terá que esperar alguns meses para voltar a navegar. O lado bom da história é que os gastos também são feitos aos poucos, na medida do bol­so de cada um, o que é uma ótima vantagem.

O mesmo vale para o barco zero construído sob encomenda. Ou seja, você não precisa do dinheiro todo; o fluxo de caixa acompanha o prazo da construção. Sim, nem sempre a entrega do barco novo é imediata. Em alguns casos, a demora é maior até que o prazo previsto para a reforma do barco atual.

Só isso? Não. É preciso também avaliar a questão da personalização do projeto. A maioria dos barcos novos tem uma limitação nesse ponto, embora, cada vez mais, os estaleiros ofereçam a opção de customização, principalmente para os barcos de maior porte. Já na reforma, o barco pode ficar do jeitinho que você quer. Se esse é um ponto importante para você, vale a pena pesquisar.

Em resumo, a melhor alternativa entre comprar um barco novo ou reformar o usado depende da personalidade do comprador, do dinheiro disponível para o investimento e do prazo que ele está disposto a esperar para poder usar o barco.

Há clientes que não abrem mão do barco zero, com garantia de entrega. Há os que priorizam a construção sob encomenda (com a possibilidade de personalizar o barco). Outros preferem investir no barco seminovo. E tem o cliente que busca um bom negócio. Como se vê, cada opção tem seus prós e contras”.

* KEITY CICCACIO é Especialista NÁUTICA em projetos para interior de embarcações e tem 20 anos de experiência, com mais de 80 projetos de retrofit executados por meio da sua empresa, a Step On Board Arquitetura.

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