Sul-Brasileiro de Optimist

Por: Redação -
17/03/2015

Após três dias de regatas, o Campeonato Sul-Brasileiro, válido como Seletiva para o Mundial de Optimist, não poderia acabar de melhor maneira. A raia de Jurerê proporcionou ótimas velejadas aos atletas, com condições de vento nordeste de 10 a 14 nós. E quem melhor soube aproveitar os ventos foram os gaúchos Tiago Quevedo e Lucas Stolf, ambos do clube Veleiros do Sul. Tiago confirmou o bicampeonato da competição na categoria Veterano, coroando um ano perfeito que começou com o título brasileiro no Rio de Janeiro, enquanto Lucas foi o mais consistente entre os Estreantes.

Atual bicampeão brasileiro, Tiago Quevedo chegou à Florianópolis com a liderança da seletiva e o status de favorito para o título Sul-Brasileiro. Após um começo com alguns resultados inconstantes, o gaúcho assumiu a liderança da flotilha após a metade do campeonato, vencendo todas as regatas nos últimos dois dias.

“Estou muito feliz com o resultado. Comecei o campeonato com alguns erros, mas depois consegui velejar bem. Esse vai ser meu segundo mundial e quero melhorar o meu quinto lugar do ano passado. Quem sabe buscar uma medalha pro Brasil”, disse Tiago Quevedo, que em 2014 representou o Brasil no Mundial de Optimist, na Argentina.

Vice-campeão, Tiago Monteiro, do Cabanga Iate Clube Pernambuco, confirmou uma das cinco vagas na equipe brasileira que disputa o Mundial na Polônia. O velejador encerrou o Sul-Brasileiro com 45 pontos perdidos. O terceiro colocado no Sul-Brasileiro foi Gabriel Kern, do Clube dos Jangadeiros, com 46 pontos perdidos.

Líder entre os Estreantes, o gaúcho Lucas Stolf, do Veleiros do Sul, confirmou o título nesse sábado. O segundo lugar na primeira regata do dia confirmou a liderança ao velejador, que descartou a última pontuação do evento. Com nove pontos perdidos, Lucas terminou a competição um ponto à frente do pernambucano João Cardoso, do Cabanga Iate Clube. Pedro Amine, do Veleiros do Sul, completou o pódio da categoria com 18 pontos perdidos.

Com dezessete velejadores na flotilha Estreante, Tiago da Silva, do Iate Clube de Santa Catarina, foi o melhor catarinense ao final das disputas, terminando na nona posição com 47 pontos. Ainda entre os catarinenses Francisco Bittar ficou em 10º, João da Silva em 14º e Gabriel Steinman em 15º, todos do Lagoa Iate Clube.

O Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist definiu a equipe brasileira que disputa o Mundial da categoria na Polônia. Além da dupla Tiago Quevedo (RS – Veleiros do Sul) e Tiago Monteiro (PE – Cabanga Iate Clube), os gaúchos João Vasconcellos e João Tatsch (Clube dos Jangadeiros) e Gabriel Camargo (Veleiros do Sul) integram a equipe de cinco atletas que representarão o país em Dzimnów.

“O nível técnico da seletiva foi muito bom. Os velejadores foram desafiados durante os quatro dias com diferentes condições de vento. Além disso, a flotilha se mostrou muito compacta, o que mostra o equilíbrio nas disputas. Os velejadores classificados têm tudo para representar muito bem o Brasil”, disse Ricardo Navarro, presidente da Comissão de Regatas.

Classificação – Veterano (após sete regatas e um descarte)
1º Tiago Quevedo (RS) – 21pp
2º Tiago Monteiro (PE) – 45pp
3º Gabriel Kern (RS) – 46pp
4º João Tatsch (RS) – 48pp
5º Gabriel Camargo (RS) – 50pp
6º Luan Souza (SP) – 56pp
7º João Vasconcellos (RS) – 48pp
8º Nicolas Bernal (SP) – 69pp
9º Guilherme Plentz (RS) – 70pp
10º Bernardo Pereira (BA) – 71pp

Classificação – Estreante (após cinco regatas e um descarte)
1º Lucas Stolf (RS) – 9pp
2º João Cardoso (PE) – 10pp
3º Pedro Amine (RS) – 18pp
4º Erick Carpes (RS) – 27pp
5º Leonardo Caminha (RS) – 28pp
6º Bruna Haiml (RS) – 38pp
7º Francisco Ruschel (RS) – 38pp
8º Guilherme Santos (RS) – 46pp
9º Tiago da Silva (SC) – 47pp
10º Francisco Bittar (SC) – 49pp

Classificados para o Mundial:
Tiago Quevedo (RS – Veleiros do Sul)
Gabriel Camargo (RS – Veleiros do Sul)
Tiago Monteiro (PE – Cabanga Iate Clube)
João Vasconcellos (RS – Clube dos Jangadeiros)
João Tatsch (RS – Clube dos Jangadeiros)

Foto: Mauro Goulart/ICSC

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NX Boats estará no Boat Show de Fort Lauderdale pela 3ª vez consecutiva

    Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!

    Teste NÁUTICA: comparamos os jets RXT-X e RXP-X, da Sea-Doo, equipados com motor de 325 hp

    Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes

    Pesquisa aponta que 100% das praias do Brasil contêm resíduos plásticos

    Isopor, bitucas e tampinhas encabeçam lixo encontrado; NÁUTICA tem atuado na propagação de campanha educativa sobre o tema

    Vem aí o 1º Salvador Boat Show, que vai agitar as águas do Nordeste

    Inédito, o salão acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição

    Marinha do Brasil realiza exposição no maior aquário de água doce do mundo

    No Bioparque Pantanal, em Mato Grosso do Sul, apresentação conta com peças históricas e itens utilizados em missões