Otimista
A terceira etapa da Volvo Ocean Race praticamente terminou nesta terça-feira (27) com mais quatro barcos cruzando a linha de chegada no porto de Sanya, na China. Um deles foi o Mapfre, que acabou fora do pódio, na quarta colocação. Para o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, o time espanhol mostra evolução gradativa na disputa da Volta ao Mundo. “A equipe está mais forte e mais unida. Falta muito pouco para o Mapfre brigar pelo pódio. Estamos melhorando”. Os resultados anteriores dos espanhóis foram um sétimo e um quarto lugares.
O vencedor da perna foi o Dongfeng Race Team, de bandeira chinesa, que chegou na segunda-feira (26), após 23 dias de regata entre os Emirados Árabes Unidos e a China.
Completaram o pódio Abu Dhabi Ocean Racing (Emirados Árabes Unidos) e Team Alvimedica (Turquia/EUA). O Mapfre (Espanha) foi o quarto e o Team Brunel (Holanda) o quinto. A diferença do segundo ao quinto foi inferior a duas horas. O Team SCA (Suécia), equipe 100% feminina, terminará a prova ainda nesta terça-feira.
O único velejador brasileiro na Volvo Ocean Race valorizou o fato de o Mapfre ter segurado a pressão do Team Brunel (Holanda), quinto colocado. A diferença entre eles foi de 1 minuto e 50 segundos. “Não deixamos os holandeses passar. Eles estão na briga pelo título. Além disso, nós terminamos perto do pódio. Apenas dez milhas do terceiro colocado, o Team Alvimedica. Primeira vez que a gente chega tão perto”, concluiu André ´Bochecha’ Fonseca.
Em relação à classificação geral, o Mapfre acabou se distanciando do título, mesmo faltando muita regata. Os espanhóis somam 15 pontos perdidos contra 5 do líder Dongfeng. O segundo colocado no geral é o Abu Dhabi com 6 pontos perdidos.
Foto: Francisco Vignale/Mapfre/Volvo Ocean Race
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas
O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito
Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco
Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal
O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp