Maricultura Costa Verde, em Ilha Grande, celebra 15 anos de trabalho

Por: Redação -
15/05/2017

No último sábado, 13 de maio, a “Maricultura Costa Verde” celebrou quinze anos de existência. A Fazenda Marinha, localizada em Ilha Grande, município de Angra dos Reis, promoveu um evento na Praia de Jaconema, na Pousada Nautilus. O encontro reuniu amigos e instituições parceiras.

A Maricultura Costa Verde é especializada na produção e comercialização de vieiras e do peixe bijupirá. A empresa fornece insumos para restaurantes da região, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo. Grandes chefs de cozinha já passaram pela fazenda para conhecer a criação pioneira do bijupirá e a vieira de Ilha Grande, eleita uma das sete maravilhas gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro.

“Inauguramos, hoje, uma nova etapa gerencial da Maricultura Costa Verde. Queremos divulgar de forma mais sistematizada nossa marca e nossos preceitos. Produzimos alimentos de qualidade, orgânicos, seguindo práticas e procedimentos sustentáveis. Nosso objetivo é, além de entregar comida saudável às pessoas, contribuir para despertar em nossos clientes a preocupação em conhecer a procedência dos insumos que chegam a sua mesa”, esclarece Carlos Kazuo, diretor da fazenda marinha.

O evento contou com uma visita aos campos de vieira e aos tanques de criação do bijupirá. Kazuo e Patrícia Merlin, gerente da fazenda, explicaram o dia a dia de produção e a importância da maricultura.

Fotos: Alex Santiago

Atualmente, a Baia da Ilha Grande conta com dezessete maricultores. Algumas iniciativas importantes nessa área estão a caminho. Destacam-se o selo de Indicação Geográfica para certificar as vieiras da Baia da Ilha Grande, conduzido pelo Sebrae Costa Verde e o Laboratório de alevinos de bijupirá, um convênio entre a Prefeitura de Angra dos Reis, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Há também projetos antigos como o POMAR (IED-BIG), de produção de sementes de vieira, essenciais para o sucesso da maricultura na região.

“Além de gerar emprego e renda e ser uma atividade com fortes laços com a identidade cultural local, a maricultura é uma alternativa ao extrativismo. A biodiversidade marinha da Baia da Ilha Grande vem sofrendo com a sobrepesca. Produzir, em vez de capturar da natureza, é uma das nossas vantagens”, explica Patrícia Merlin.

Estiveram presentes Prefeitura de Angra Reis, FIPERJ, UERJ, Associação de Maricultores da Baia da Ilha Grande (AMBIG), Instituto de Pesquisas Marinha, Arquitetura e Recursos Renováveis (IPEMAR), SEBRAE, Pólo Angra Gastronômica, IED-BIG, Ecofloat, Maricultura Itapema, Revista Náutica e Ecojornal.

Mais informações sobre a “Maricultura Costa Verde” podem ser acessadas no site do local.

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    Mondblu SP Marine exibe barcos Sea Ray em evento no Guarujá

    Por: Redação -

    A Sea Ray, pertencente à americana Brunswick, apresenta sua linha de barcos em parceria com a revenda Mondblu SP Marine em evento na Marina Nacionais, no Guarujá (SP), de 26 a 28 de maio. Na ocasião, a empresa exibirá os modelos 375, 390, 410, 510 e L65.

    A Marina Nacionais está situada no km 20,5 da Rodovia Guarujá/Bertioga. Lá será possível se aproximar e ver em detalhes os barcos da linha Sea Ray.

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      Drone subaquático pode auxiliar na pescaria. Confira

      Um dos truques para uma pescaria de sucesso é conhecer os lugares certos para pescar. Agora, com o auxílio deste drone subaquático, criado pela PowerVision, vai ser possível e menos complicado de descobrir novos locais. O PowerRay, como é chamado o robô, tem capacidade para descer até 30 metros de profundidade e vem com a possibilidade de incorporar um sonar chamado “Fishfinder”, capaz de detectar peixes a mais de 40 metros abaixo do dispositivo.

      O sistema Wi-Fi do drone transmite vídeo em 4k e imagens capturadas pela câmera, oferecendo ainda dados adicionais sobre a paisagem subaquática e a temperatura. Tudo isto chegará até você através de uma aplicação iOS ou Android. Além disso, o drone possui ainda uma pequena luz que, supostamente, atrai os peixes das redondezas.

      Mas se a aplicação não for suficientemente imersiva para você, a PowerVision poderá adicionar um toque de realidade virtual ao seu hobbie. O drone subaquático poderá também ser controlado por um dispositivo wearable ou através dos seus próprios óculos VR. Os óculos PowerVision VR vão permitir que controle o drone através do simples movimento da sua cabeça.

      O equipamento está disponível para encomenda no site da marca com envio apenas para o Canadá e os Estados Unidos. Os valores partem dos US$ 1 488.

       

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        Brasileiro Joca Signorini vai correr a Volvo Ocean Race em equipe holandesa

        Por: Redação -

        O Team AkzoNobel anunciou, nesta segunda-feira (15), a contratação do brasileiro Joca Signorini para defender a equipe holandesa na regata Volvo Ocean Race 2017-18, que começa em outubro e terá um percurso de 45 mil milhas náuticas pelos mares do mundo. O carioca de 40 anos, que representou o País na Olimpíada de Atenas 2004 e já foi campeão do evento, disputará sua quarta Volta ao Mundo como atleta. O velejador será o brasileiro com maior número de participações na prova. 

        ”Minha primeira memória da regata é de ter assistido em VHS. As imagens que eu via dos barcos velejando nos mares do Sul me marcaram. Era impressionante a velocidade que os barcos atingiam e o tempo que eles passavam no mar. Eu me via um dia num desses veleiros”, disse Joca Signorini sobre a principal regata de volta ao mundo do planeta. 

        Joca Signorini destacou os desafios da Volvo Ocean Race. ”A regata de volta ao mundo é muito longa. São nove meses de duração. Todas as equipes querem largar melhor preparadas possível. Porém, no decorrer das regatas todas têm altos e baixos. A diferença do time vencedor para os outros é ter consistência e manter a calma nos momentos ruins para reagir”, falou o atleta, que tem experiência em várias regatas internacionais.

        O velejador brasileiro Joca Signorini terá a função de chefe de turno a bordo do barco holandês comandando pelo holandês Simeon Tienpont e se juntará a outros atletas experientes para compor o Team AkzoNobel, incluindo três outros vencedores de edições anteriores da Volvo Ocean Race: Brad Jackson (Nova Zelândia), Chuny Bermudez (Espanha) e Jules Salter (Grã-Bretanha). O grupo é formado também pela medalhista de prata olímpica Annemieke Bes (Holanda), Luke Molloy (Austrália), o capitão de match race Nicolai Sehested (Dinamarca) e a jovem revelação Brad Farrand (Nova Zelândia). 

        ”Por causa do conceito de design único da Volvo Ocean Race com todas as embarcações iguais, a responsabilidade de fazer o barco andar rápido agora é do velejador. E nossa equipe tem experiência pra isso e é bastante forte. Muitos de nós já competimos em diferentes tripulações, cada uma com abordagens distintas. Espero que possamos combinar o melhor de nossas experiências para apresentar uma estratégia vencedora ao Team AkzoNobel”.

        Joca Signoroni fez sua estreia como velejador na regata Volvo Ocean Race em 2005-06 com o barco nacional Brasil 1, único veleiro do País na história de mais de 40 anos da Volta ao Mundo. Na temporada seguinte, a de 2008-09, o carioca entrou para a história ao se tornar campeão com a equipe do Ericsson 4, comandada pelo compatriota Torben Grael. Em 2011-12, o velejador fez parte do Telefónica (Espanha) e na edição de 2014-15 mudou de função, passando a ser técnico da tripulação feminina Team SCA. 

        O Brasil teve ao todo oito atletas na Volvo Ocean Race. O primeiro velejador a correr a Volta ao Mundo foi Fernando Peres, integrante do barco La Barca Laboratorio em 1981-82. A regata terá novamente a cidade de Itajaí (SC) como parada.

        Velejadores brasileiros na Volvo Ocean Race: 

        André ‘Bochecha’ Fonseca 

        2005-06 Brasil 1 | 2008-09 Delta Lloyd | 2014-15 MAPFRE

        Fernando Peres 

        1981-82 La Barca Laboratorio

        Horácio Carabelli (nascido no Uruguai)

        2005-06 Brasil 1 | 2008-09 Ericsson 4

        Joca Signorini 

        2005-06 Brasil 1 | 2008-09 Ericsson 4 | 2011-12 Telefónica | AkzoNobel

        Kiko Pellicano 

        2005-06 Brasil 1 

        Lucas Brun 

        2005-06 ABN AMRO TWO

        Marcelo Ferreira 

        2005-06 Brasil 1 

        Torben Grael 

        1997-98 Innovation Kvaerner | 2005-06 Brasil 1 | 2008-09 Ericsson 4 

        Paradas brasileiras na Volvo Ocean Race: 

        1973-74:  Rio de Janeiro (RJ)

        1977-78: Rio de Janeiro (RJ)

        1997-98: São Sebastião (SP)

        2001-02: Rio de Janeiro (RJ)

        2005-06: Rio de Janeiro (RJ)

        2008-09: Rio de Janeiro (RJ)

        2011-12: Itajaí (SC)

        2014-15: Itajaí (SC)

        2017-18: Itajaí (SC)

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          Lançamento do projeto Expedição Guarapiranga 2017 acontece neste sábado

          Por: Redação -
          12/05/2017

          Neste sábado, 13, a partir das 10h30, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) lançará Projeto Expedição Guarapiranga 2017, no Yacht Club Santo Amaro, antes da largada da 78ª Taça dos Lagos, tradicional regata da represa de Guarapiranga.

          O Expedição Guarapiranga é parte do Expedição Mananciais, projeto que visa realizar análises da qualidade da água dos reservatórios da região do Grande ABC e de São Paulo. Trata-se do terceiro ano do projeto, que vem desenvolvendo ações de navegação e análise das águas de toda a extensão do reservatório para que, com os resultados obtidos, se possa levar o tema às autoridades e contribuir com políticas públicas de saneamento para as áreas de interferência da represa.

          No local, o eco-esportista Dan Robson iniciará suas atividades, saindo deste ponto para percorrer toda a extensão da represa. Estarão presentes também a responsável pela equipe técnica, Profª Marta Marcondes; a coordenadora do projeto “Observando os Rios” da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro. Uma equipe do IPH (Projeto Índice de Poluentes Hídricos, da USCS, que orienta as expedições nas represas) estará presente, orientando sobre a preservação dos reservatórios e prestando mais informações sobre todo o processo.

          O projeto é realizado em uma parceria entre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), representada pela bióloga e professora Marta Angela Marcondes, que realiza as análises das amostras coletadas em toda a extensão das represas; o eco-esportista Dan Robson, responsável pelo projeto Águas do Amanhã, que realiza as coletas; e a empresa ProMinent, que fornece o caiaque e todos os equipamentos necessários, tanto para uma análise rápida da água local, quanto para a coleta em diferentes condições e profundidades, durante o trabalho do profissional Dan Robson.

           

           

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            5 dicas essenciais para quem vai sair de jet pela primeira vez

            Por: Redação -

            Não há como negar que um bom passeio de jet instiga qualquer um a desbravar o mar – ou, pelo menos, um pouco dele – e este é um programa que tem cada vez mais adeptos. Mas, para fazê-lo com segurança, deve-se ficar atento a alguns cuidados essenciais, para o próprio bem-estar e o dos outros. Confira as cinco principais dicas que NÁUTICA separou para quem quer dar seu primeiro passeio:

            1 – Para sair de jet, é necessário ter habilitação. Sim! O passeio exige conhecimento marítimo e, por isso, é preciso ter, no mínimo, o título de arrais-amador e motonauta – primeiro estágio para quem está começando a navegar e que permite navegação interior. Assim, o piloto terá as noções de sinalização no mar, tal como o que pode e não pode ser feito.

            2 – O jet pode ser próprio ou alugado. Algumas praias têm serviço de aluguel para os pilotos de ocasião, que saem bem mais em conta do que a aquisição de uma moto aquática. Mas, se você quer se dedicar mais à pilotagem de jet, pode ser que o investimento em um novinho, direto da loja, seja a melhor opção. Você também pode optar pelo meio termo e comprar um modelo já usado. Assim, une o valor mais baixo ao fato de não precisar devolvê-lo.

            3 – Na hora de escolher o melhor modelo de jet para seu perfil, leve em conta todas as suas necessidades em um conjunto só. Quanto pode ser seu investimento, se será para lazer ou para competição e quantas pessoas quer levar junto com você são as principais perguntas que você deve responder. Além disso, você deve escolher a potência que melhor se encaixa neste perfil. Hoje o mercado tem modelos para todos os gostos e necessidades!

            4 – Depois de habilitação em ordem e jet escolhido, é hora de sair para navegar! Mas sem esquecer o colete salva-vidas. Mesmo para quem sabe nadar, ele é um importante item de segurança no caso de imprevistos que o impeçam de nadar. E não poderia ter melhor nome…

            5 – Devidamente vestido, agora é necessário escolher o local do passeio, levando sempre em conta a abrangência da habilitação do piloto. Mas a ordem do dia vale para todos: escolha um lugar lindo e aproveite sua navegação com segurança, seja em águas abrigadas, costeiras ou mar aberto, seja sozinho de jet ou acompanhando uma lancha. Tenha uma ótima experiência!

             

             

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              China constrói réplica do Titanic em tamanho real

              Por: Redação -

              A China está construindo uma réplica em tamanho real do famoso Titanic, programado para ser aberto ao público em outubro de 2017. A réplica do navio terá 269 metros de comprimento e 28 metros de largura. A nova construção também terá recursos e ambientes que reproduzem exatamente o Titanic original, incluindo um salão de baile, um teatro, uma piscina e muitos quartos.

              O Grupo de Investimentos Seven Star Energia, com sede na província de Sichuan, disse que deve gastar 1 bilhão de Yuan Chinês para construir o transatlântico que será ancorado para visitação. A réplica está sendo construída como parte de um plano de desenvolvimento de turismo financiada pelo governo de Daying, na província chinesa de Sichuan.

              “Depois que o Titanic afundou, muitos fragmentos da planta original foram parar nas mãos de colecionadores ou permaneceram desaparecidos. Nós gastamos muitos anos coletando esses fragmentos de muitas partes do mundo e conseguimos obter a maioria delas”, afirmou Su Shaojun, um dos financiadores do projeto.

              O Sichuan Titanic não é a única tentativa recente de recriar o navio histórico. O magnata australiano Clive Palmer pretendia lançar uma réplica natural do navio, o Titanic II, ainda em 2016, mas o projeto teve que ser adiado por pelo menos dois anos. Entretanto, a mídia australiana afirmou que a construtora parou definitivamente com os trabalhos para a construção da réplica do navio.

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                Estão abertas as inscrições para a 44ª Semana de Vela de Ilhabela

                Por: Redação -

                As inscrições para a 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela já estão abertas no site oficial da regata. O grande encontro anual da modalidade será de 7 a 15 de julho, no litoral norte de São Paulo, e terá participações de atletas olímpicos, amadores e da comunidade de Ilhabela, que todos os anos recebe mais de 1 000 competidores. Na área esportiva, serão nove classes de barcos em disputa. Fora da água, a organização terá uma Race Village, nos mesmos moldes de grandes competições internacionais, com atrações para todos que estiverem na ilha nas férias de julho.

                ”Os participantes serão impactados desde a chegada na ilha. No YCI e na Race Village (Vila da Regata), a gente está programando uma interação maior entre os velejadores. Além das disputas, em uma das raias mais técnicas do país, os competidores e seus acompanhantes terão muitas opções de entretenimento ao longo do evento. Shows, cursos e palestras estão na lista de opções. Após as provas, a Semana de Vela de Ilhabela será uma grande confraternização entre quem faz a modalidade acontecer”, disse Cuca Sodré, organizador da edição número 44 da regata.

                As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site oficial. O acesso ao sistema estará disponível até o dia 2 de julho. A organização dará desconto para as tripulações de veleiros nas poitas do Yacht Club de Ilhabela e barcos que ficarem em seus clubes ou amarras próprias. Haverá redução no valor para as tripulações de veleiros que tenham participado da 1ª Etapa do Campeonato Sul-Americano da classe ORC e IRC.

                Levando em consideração a edição passada, a Semana de Vela de Ilhabela é um sucesso de público. Foram 136 barcos de 13 classes diferentes na disputa, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile. As regatas também serão válidas pelo Campeonato Sul-Americano das classes ORC, IRC e Campeonatos Brasileiros das classes C30 e BRA-RGS.

                 

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                  Nova etapa do Sailing Sense reuniu 20 participantes do Projeto Promuvi no Guarujá

                  Por: Redação -
                  11/05/2017

                  Vinte participantes do Projeto Promuvi – Transformando Vidas, de Santos (SP), fizeram parte de mais uma etapa das atividades do Sailing Sense, que promove a vela para deficientes auditivos, visuais, e outros portadores de necessidades especiais. A atividade mais recente aconteceu no Píer 26, no Guarujá, no último dia 29.

                  As saídas aconteceram em grupos formados por três participantes e três pessoas da equipe do Sailing Sense. Em cada velejada, os participantes vivenciaram como usar o leme e conduzir o veleiro, como manobrar as catracas e os procedimentos durante os bordos, além de regulagens das velas (trimar e recolher a genoa).

                  Em terra, havia três estações temáticas. A primeira era a oficina de nós, com cabos e material para dar as primeiras noções sobre a arte da marinharia em nós e cabos. A oficina “Tocar para Ver”, mostrou a exploração dos veleiros e suas partes em terra. Ali era mostrado o leme, quilha e casco de lanchas e veleiros, dando a oportunidade de todos poderem comparar os tipos de barcos. E a “Oficina Mini Me”, com um veleiro em miniatura, cujo objetivo era dar uma maior noção espacial de um veleiro.

                  Para encerrar o evento, os músicos do Projeto Promuvi tocaram algumas músicas para todos os que estavam no Píer 26.

                  Desde 2007, o Sailing Sense já realizou mais de 30 práticas, entre adultos e crianças, brasileiros e estrangeiros, como altos e baixos níveis de independência e cognição; também foram realizadas mais de 10 palestras em universidades e congressos e 2 treinamentos técnico-específico para professores e auxiliares de ensino especializado e educadores físicos.

                  Fotos: Renato Saraiva

                   

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                    Tradicional festa náutica vai agitar as águas de Brasília no próximo dia 27

                    Por: Redação -

                    Há 8 anos, as águas tranquilas do Lago Paranoá, na capital do Brasil, recebem um agitado encontro de barcos, com uma multidão de pessoas dentro deles. É o Brasília Yacht Day, uma das maiores festas náuticas do país. Este ano, o evento está programado para o próximo dia 27, em frente à Marina Villa Náutica, bem perto do famoso cartão-postal da cidade, a Ponte Juscelino Kubitschek, nas águas da capital federal — quarta maior frota de barcos do Brasil.

                    A festança náutica, que começou com despretensiosas reuniões, anos atrás, entre os amigos e sócios Marcio Barreiro e José Marques, recebe, hoje, uma multidão de gente bonita e lanchas de todos os tipos e tamanhos e tornou-se um encontro obrigatório para quem quer ver e ser visto nas águas do Planalto. No universo do mar de Brasília, há um pouco de tudo: famílias inteiras, solteiros em plena bagunça, rodas de amigos, crianças brincando na água e por aí afora. Mesmo quem chega não tão animado, logo acaba envolvido pela atmosfera da festa — e embarca nela também.

                    Na sua última edição, o BYD recebeu mais de 200 embarcações e, em 2017, promete repetir o sucesso e a animação das edições anteriores, com o Lago Paranoá e o céu de Brasília como cenário.

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                      Sul Yachts lança novo website com mais de 200 embarcações. Confira

                      Por: Redação -

                      A Sul Yachts, empresa que tem como objetivo a compra e venda de barcos novos e seminovos de 20 a 180 pés, acaba de lançar seu mais novo website. “Buscamos oferecer qualidade, variedade, bom preço e segurança. Já disponibilizamos mais de 200 opções de embarcações na nova plataforma e pretendemos chegar a mais de 500 modelos, dos mais variados tipos e tamanhos, dentro de seis meses”, afirma Márcio Cirillo, fundador da Sul Yachts.

                      “Todas as embarcações disponibilizadas no portal passam por vistoria técnica, o que assegura segurança tanto ao vendedor quanto ao comprador”, completa Gustavo Ortiz, do departamento comercial da Sul Yachts, que se preocupou em criar um portal simples e informativo, visando modernidade e facilidade. Além do novo portal, a Sul Yachts irá lançar em breve um aplicativo onde oferecerá aos usuários os mais diversos tipos de serviços testados e aprovados, além de curiosidades do mundo náutico.

                      Acesse www.sulyachts.com.br e conheça o novo portal e todas as opções de embarcações oferecidas.

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                        Estaleiro gaúcho lança nova embarcação de 16 pés inspirada nas lanchas de corrida de 1960

                        Por: Redação -

                        O estaleiro gaúcho Garra Náutica, que se destacou no mercado dos anos 90 com embarcações no estilo esportivo de 16 a 19 pés, acaba de anunciar o lançamento de sua mais nova lancha, a Garra Z16. Inspirada nas lanchas de corrida dos anos 1960, esta lancha Vintage é arrojada e tem fácil manobra, segundo o estaleiro. Seu foco está na promessa de alta performance, com velocidade esportiva, casco de 18 graus offshore, podendo ser equipado com motor Evinrude de 70 a 115 hp. Seu convés foi desenvolvido para dar conforto aos ocupantes, levando até quatro pessoas, e ela pode ser transportada até mesmo por um carro de porte médio.

                        “O modelo Garra Z16 serve tanto para o proprietário de grandes embarcações que quer diversificar o estilo de navegação ou se locomover com mais rapidez em áreas mais rasas ou o usuário de jet que quer adquirir uma lancha menor com bem mais conforto e que não precise de marina para ser guardada”, comenta Cylmarcus Dewit, proprietário do estaleiro e projetista da Garra Z16.

                        O modelo parte de R$ 98 mil, lancha na configuração padrão: casco e motor de 115 hp. Também pode ser adquirido somente o casco completo, com todos os acabamentos, por R$ 49 mil. Para mais informações, acesse a página da Garra Náutica ou entre em contato pelo telefone (51) 3377-8769.

                         

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                          Fibrafort nomeia novo revendedor em Campo Grande

                          Por: Redação -
                          10/05/2017

                          O tradicional estaleiro catarinense Fibrafort Boats, responsável pelas lanchas Focker, inaugurou mais um revendedor no Brasil. No último fim de semana, a loja Alternativa Náutica, com mais de 20 anos no mercado, passou a comercializar toda a linha de embarcações da marca Fibrafort na cidade de Campo Grande e em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

                          A propósito, há menos de um mês, a Fibrafort apresentou no Rio Boat Show o seu mais novo modelo, a lancha Focker 255 GT, desenvolvida com base no pedido dos clientes da marca. A lancha, com desenho esportivo e bom acabamento, está participando do Feirão de Fábrica Focker, com um preço bem especial: R$ 159.148,65, equipada com motor de centro-rabeta Mercruiser de 200 hp.

                           

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                            Mesmo sem poder andar, Luís Felipe Bottin encara de jet as águas do Guaíba

                            Por: Redação -
                            09/05/2017

                            Há quase 10 anos, o gaúcho Luís Felipe Bottin acordou sem os movimentos inferiores. Como resultado, se locomove numa cadeira de rodas. “Eu estava em casa dormindo e, quando acordei, não sentia nada. Foi um susto”, conta ele. A vontade de praticar esportes, no entanto, venceu a maior limitação — e também os medos — deste rapaz, de 30 anos, que, como bom torcedor colorado, não desiste nunca. “Na realidade, penso como se todo dia seguinte eu fosse voltar a caminhar”, diz. É por isso que os 110 km que ele percorre, em média, por dia, entre sua casa e o trabalho, em um carro adaptado, não chegam a cansá-lo, ao contrário.

                            “A preguiça é muito maior que a força. Mas, quando eu chego do trabalho, levanto e vou fazer atividade física”, narra. “Superar limite é não deixar nada te afrontar”, diz ele, que treina musculação todos os dias. “A academia me traz bem-estar, melhora a postura e me dá força. Fora a questão estética, que, para mim, é muito importante”, conta.
                            Sempre que pode, também, Luís Felipe navega de jet (um modelo Yamaha VX Cruiser 1100 que comprou em sociedade com um amigo), nas águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre.

                            “Adrenalina, velocidade, vento na cara e contato com a água são tudo de bom”, resume. Recentemente, inclusive, ele realizou um verdadeiro sonho, ao participar do histórico passeio que reuniu o maior número de jets — nada menos que 259! — em águas brasileiras, no próprio Guaíba. “Só tenho a agradecer a todos envolvidos por proporcionar um dia inesquecível com esse recorde!”, comemora. “Tomara que sempre possa estar presente neste passeio, para ajudar cada vez mais a aumentar o número de participantes, fazendo o que mais gosto”, destacou Luís Felipe.

                            Apesar de ser um “guri” muito ativo, ele não exagera nos treinamentos, a fim de preservar sua estrutura corporal. ”Não posso lesionar um músculo ou uma articulação, porque isso me prejudicaria em tudo”, pondera. “Se isso acontecer, não consigo descer do carro nem trabalhar. Eu dependo muito dos meus braços e das minhas mãos”, justifica. Mas a vontade de se superar todos os dias é sempre mais forte. “Se é o que tu gosta, se é legal e faz bem pra ti, tu não pode deixar as coisas te assustarem, sabe?”, afirma Luís Felipe, sempre rodeado pelos muitos amigos.

                            Navegar de jet, a propósito, é a grande chave para a sua recuperação, como ele próprio entende. “Depois que passa um tempo, percebemos que o esporte e tudo o mais é possível e deixamos as barreiras para lá”, comenta. “Para mim, isso não existe. O que eu busco, eu consigo!”. Alguém duvida?

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                              Younique Visual anuncia novo representante em Salvador

                              Por: Redação -

                              Há cinco anos no mercado, a empresa Younique Visual, especialista em adesivos para o exterior e interior de barcos – com mais de 500 embarcações adesivadas -, acaba de anunciar que, a partir de agora, também oferecerá seus serviços na região de Salvador, na Bahia, por meio de sua nova representante, a empresa Bahia Consulting, que já disponibiliza os catálogos e os materiais oferecidos pela marca. “Já atuamos em todo o litoral de São Paulo, Rio e Florianópolis. Em breve, também teremos novidades na região de Brasília e Escarpas do Lago, em Minas”, afirma Pedro Dias, proprietário da Younique Visual, uma das marcas que estarão no próximo São Paulo Boat Show, em setembro.

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                                8 macetes para eliminar o mau cheiro a bordo

                                Por: Redação -

                                O mau cheiro a bordo pode ser causado inúmeros fatores e não é só uma questão de incômodo, ele pode prejudicar a saúde. Por isso NÁUTICA separou algumas dicas para você. Fique de olho!

                                Mofo a bordo
                                Ar-condicionado e até ventiladores combatem a umidade da cabine, mas, mesmo que seu barco tenha esses equipamentos, peça para alguém abri-lo todos os dias.

                                Ar puro sempre
                                Mantenha os dutos e filtros do ar limpos e cuide para que o duto não vaze na cabine. Além disso, seque o reservatório de água do desumidificador.

                                Caixa séptica
                                Caso seu barco seja equipado com caixa de coleta, em vez de uma estação de tratamento de esgoto, aplique bactericidas nela semanalmente e nunca esqueça de esvaziá-la.

                                Água no porão
                                Após voltar dos passeios, esgote toda a água do porão e faça uma boa limpeza semanal. Pintar o porão com gelcoat facilita bastante a limpeza.

                                Vazamento de combustível
                                Mantenha o motor limpo, pois isso ajuda a encontrar vazamentos em mangueiras e juntas. Para eliminar emergencialmente odores de combustíveis, jogue sabão em pó ou detergente na poça onde ele se misturou com a água.

                                Limpeza de tubulações
                                Limbo e algas mortas nas tubulações também são causas comuns de mau cheiro. Por isso, dê sempre descarga nos vasos sanitários com água doce uma vez por semana, mesmo com o barco parado. E use apenas mangueiras apropriadas para esgoto.

                                Janelas e vigias
                                Verifique o estado das borrachas de vedação das janelas e vigias, e, lembre-se, também, de fechar bem a cabine quando chover durante os passeios.

                                Zinabre na fiação
                                O zinabre nas instalações e terminações elétricas é perigoso, pois, com o tempo, além de causar mau cheiro, acaba com as ligações e pólos das baterias. Siga sempre a dica dos especialistas e faça manutenções periódicas.

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                                  Assista ao vídeo do megaiate de 110 metros da Oceanco em teste de mar

                                  08/05/2017

                                  O megaiate de 110 metros construído pelo estaleiro holandês Oceanco está passando por testes de mar. Jubilee, como foi nomeado, é assinado por Lobanov Design e tem design exterior que impressiona graças às linhas horizontais e à incorporação de vidro na superestrutura, criando a ilusão do modelo ter o dobro de conveses.

                                   

                                  Jubilee conta com heliponto, ampla área com piscina e clube de praia. Seu interior, projetado por Sam Sorgiovanni, oferece acomodações para até 30 convidados, em 15 camarotes, incluindo o convés privado do proprietário.

                                   

                                   

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                                    Por: Redação -

                                    Depois de 10 dias atracado no Rio de Janeiro, o navio-veleiro do Greenpeace, o Rainbow Warrior III, partiu ao meio-dia deste domingo (7), navegando lentamente pela Baía da Guanabara, com o sol entre nuvens, para sumir atrás do Museu do Amanhã. A embarcação segue em direção à África do Sul, para logo depois rumar para a Espanha, em mais uma missão de campanha.

                                    Ao longo desses dias, 10 393 pessoas visitaram o barco e conheceram um pouco mais sobre o “Guerreiro do Arco-Íris”. Deles, 747 visitantes se tornaram voluntários do Greenpeace logo após deixar o convés.

                                    LEIA MAIS
                                    >>Rio de Janeiro recebe navio-veleiro do Greenpeace, que será aberto à visitação

                                    Desde a sua construção, esta foi a segunda vez que o Rainbow Warrior III veio ao Brasil. Na primeira, em 2012, ele fez um longo tour por várias cidades brasileiras; desta vez, a passagem foi mais curta, com o objetivo de celebrar os 25 anos do Greenpeace no Brasil e dar seu apoio à campanha pela defesa dos Corais da Amazônia.

                                    O capitão Peter Wilcox agradeceu muito a visita de todos e o empenho e envolvimento dos nossos voluntários. “Abrimos o barco para visitação em vários lugares do mundo, mas Argentina e Brasil se destacam pelo entusiasmo e dedicação com que recebem a todos – nós da tripulação e os visitantes. Espero voltar em breve, pois gosto muito de vir ao Brasil”, afirmou.

                                    Capitão Peter Willcox e a tripulação do Rainbow Warrior se despedem do Brasil (Foto: Marizilda Cruppe/Greenpeace)

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                                      O estaleiro gaúcho Tethys Yachts divulgou na última sexta-feira, 5 de maio, um novo vídeo da sua primeira embarcação, a Tethys 540 Fly. Na produção, a empresa mostra, além do desempenho, os detalhes internos da lancha, bem como as áreas oferecidas, tanto interna quanto externamente.

                                      A Tethys 540 Fly, lançada no início do ano, tem duplo comando e três camarotes ( uma suíte na proa e dois camarotes a meia-nau, um com duas camas de solteiro a bombordo e outro com cama de casal a boreste, ambos servidos por um banheiro com box fechado para banho). O modelo já sai de fábrica com com plataforma de popa submersível com capacidade útil de 800 kg, usa motorização Volvo IPS com joystick e o vem com terceiro comando na popa.

                                      Entre a suíte de proa e os camarotes a meia-nau, há uma pequena sala onde fica a cozinha interna, que pode ser transformada até no quarto camarote ou mesmo no terceiro banheiro. A cozinha principal da Tethys 540 fica no salão.

                                      Amplas janelas laterais em forma de arco proporcionam boa iluminação natural no salão. O flybridge é amplo e vem com estrutura rígida para o teto central retrátil que, por sua vez, é flexível, podendo ser recolhido. Em relação a motorização, a Tethys 540 Fly é igualmente versátil, já que pode ser equipada tanto com uma parelha de propulsores IPS 600 (2 x 435 hp), como os D8-IPS 700 (2 x 550 hp) ou mesmo os D8-IPS 800 (2 x 600 hp), todos da Volvo.

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                                        Comemoração de 85 anos do YCP movimentou o fim de semana na Guarapiranga

                                        Por: Redação -

                                        Comemorações na água e em terra firme marcaram o fim de semana dedicado aos 85 anos do Yacht Club Paulista, um dos mais tradicionais clubes náuticos do país. A vocação para a vela foi demonstrada na 5ª Etapa da Copa Paulista, com 50 barcos competindo sábado e domingo (6 e 7/5) em três regatas na Represa Guarapiranga.

                                        Principalmente os velejadores de Snipe, vêm de uma maratona de regatas devido ao inédito Sudeste Brasileiro organizado há uma semana pelo próprio YCP. As duplas da classe, porém, não esmoreceram e voltaram a compor na raia a flotilha mais numerosa da Copa Paulista ao lado da classe Laser.

                                        “Ainda estamos de ressaca do Sudeste de Snipe”, referiu-se o velejador Luis Carlos de Borba, em relação aos três dias intensos do campeonato recém-disputado na Guarapiranga, até 1º de Maio. “Retornei à classe Snipe há apenas um ano, motivado pela Copa YCP. Além de orientar meu proeiro Leo Lorenzi (13 anos), estou aprendendo de novo e voltando a conquistar o respeito na água”, brincou Borbinha.

                                        Para Eloah Hackerott, proeira do marido Alberto e uma das Divas da Snipe do YCP, foi preciso coragem para retornar à raia apenas cinco dias após o Sudeste Brasileiro. “Os hematomas ainda estão estampados na pele. São três finais de semana seguidos na água, mas estou me sentindo cada vez mais forte como velejadora e como mulher. Meu marido não alivia e muitas vezes deixa para que eu faça força na escora”, denunciou sorridente, a advogada tributária.

                                        Alguns dos ganhadores da quinta etapa também lideram suas classes nos resultados acumulados como, Arno Buchli Jr. (ASBAC) na Day Sailer e André Vasconcelos (CCSP) na Optimist. Também venceram no fim de semana: Felipe Echenique (YCSA) na Laser, Ricardo Santos (YCSA) na Finn, Plínio Pereira (Pera Náutica) na Hobie Cat 14, Drausio Morganti e Joeli Bagetti (Pera Náutica) na Hobie Cat 16, Enrico e Frederico Francavilla (YCSA) na Snipe, além de Fábio Prada e Cristiano Rushmann (YCP) na classe Star.

                                        Realizada em parceria com Yacht Club Santo Amaro (YCSA), Clube de Campo São Paulo (CCSP) e Iate Clube de Santos (ICS), esta etapa da Copa Paulista teve sede no YCP e voltará à Guarapiranga nos dias 10 e 11 de junho para a sexta de 12 etapas programadas para a temporada. O campeonato tem realização da Fevesp – Federação de Vela do Estado de São Paulo.

                                        Na noite de sábado o comodoro do YCP, José Agostini Roxo, recebeu cerca de 150 convidados na sede social para a comemorar a data. “É gratificante constatar o empenho de associados e diretores na construção de uma vitoriosa história de 85 anos. Nossos campeões mundiais são exemplos de dedicação ao esporte, mas também tenho orgulho da eficiência do clube em formar cidadãos”, discursou Roxo.

                                        Presentes à cerimônia, o vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval, e o presidente vitalício do Conselho Deliberativo do YCP, Jorge Prada, pai do tetracampeão mundial e medalhista olímpico, Bruno Prada, enalteceram a relevância do clube nos âmbitos esportivo e social. Também foram homenageados os fundadores do YCP, Eurico Sodré e Alaíde Borba.

                                        Comodoro Roxo e convidados (Douglas Moreira / Fisheye Images)

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                                          44ª Semana de Vela de Ilhabela acontece em julho e reunirá grandes nomes da vela

                                          Por: Redação -

                                          A 44ª edição da Semana de Vela de Ilhabela será disputada de 7 a 15 de julho no litoral norte de São Paulo, e as inscrições poderão ser feitas a partir desta quarta-feira, 10, com valores promocionais, que vão aumentando a medida em que o evento se aproxima. Apontada como uma das mais importantes do mundo por reunir centenas de velejadores, medalhistas olímpicos e barcos de vários tamanhos e classes, a regata é um grande encontro anual da modalidade.

                                          Os resultados esportivos se misturam com a tradicional festa após as provas no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e também no Race Village, que será montado pela prefeitura local no centro da cidade. O objetivo da comissão organizadora da regata – com experiência em mega-eventos internacionais – é fazer uma interação entre atletas, comunidade de Ilhabela e os fãs da modalidade.

                                          ”As grandes regatas internacionais e semanas de vela como Volta ao Mundo, America’s Cup e Copa del Rey colocam o público dentro do evento, dando chance para os fãs se aproximarem dos seus ídolos, dos barcos e de tudo que ocorre. Em julho, quem estiver em Ilhabela vai vivenciar a Semana de Vela. O envolvimento do poder público local será fundamental nessa experiência”, explicou Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

                                          Nomes de peso do esporte como os campeões olímpicos Torben Grael e Robert Scheidt, se juntam nas regatas à árbitros internacionais da Rio 2016, por exemplo. Sem contar quem coloca a mão na massa com experiência em outras regatas internacionais. ”A Semana de Vela de Ilhabela segue entre as mais importantes do mundo. Ao lado de eventos como a Heineken Regatta no Caribe, Copa do Rey, na Espanha, que aliam técnica com o prazer de velejar. O que faz o sucesso de um evento é o equilíbrio entre estes fatores”, disse o árbitro internacional de vela, Nelson Ilha, com participação em seis olimpíadas.

                                          A Semana de Vela de Ilhabela proporciona uma infinidade de situações com diversos tipos de percurso, condições de vento, corrente e dar chance para os amadores medirem esforços com profissionais e olímpicos. Na edição passada, 136 barcos de 13 classes diferentes estiveram presentes, entre eles equipes do Uruguai, Argentina e Chile.

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                                            Por: Redação -
                                            05/05/2017

                                            A tripulação do veleiro-escola Fraternidade continua desbravando o Oceano Pacífico. Desta vez, a equipe comandada pelo navegador Aleixo Belov atracou nas Ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa. O objetivo é conhecer a cultura, culinária, costumes e tradições do povo que habita o arquipélago constituído por um grupo de ilhas montanhosas de origem vulcânica. O próximo destino será o Havaí e, na sequência, o lugar mais aguardado e final da viagem: o Alasca. Ucraniano radicado na Bahia, Aleixo Belov tem 74 anos e coleciona os títulos de navegador, engenheiro, empresário e escritor. Na década de 80 ficou conhecido como ‘navegador solitário’, por ser o primeiro brasileiro a dar a volta ao mundo sozinho.

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                                              Levefort lança série 30 anos do barco Squalus 

                                              Um dos botes de alumínio mais vendidos do estaleiro paulista Levefort, o Squalus, foi renovado e ficou melhor ainda para pescadores de águas abrigadas, como rios e pequenas represas.  A nova versão, chamada Edição 30 anos, disponível com cinco e seis metros de comprimento,  tem os bancos e o piso revestido com eva cinza claro (material durável que não esquenta sob o sol) e vem com lugar para o pescador deixar as iscas artificiais usadas durante a pescaria e até mesmo suporte para o telefone celular. Na proa, o Squalus ganhou caixa para bateria do motor elétrico, propulsor que também pode ser usado na popa, já que agora há um suporte exclusivo para este motor auxiliar também na parte traseira do barco. Os novos barcos da série Squalus custam, sem motor e carreta, a partir de R$ 7 500 no modelo de 5 metros de comprimento, Squalus 500.

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                                                Por: Redação -

                                                Para comemorar os 20 anos de parceria com o estaleiro Real Powerboats, a Bailly Capotaria Náutica está oferecendo 10% de desconto em qualquer produto Bailly para a linha de lanchas Real. A lancha deve ter no máximo 20 anos de idade e estar com suas características originais. A oferta vai até o dia 20 de junho.

                                                A parceria entre as duas empresas teve início em 1997, quando, visando a qualidade e melhor adaptação da capotaria as embarcações, o próprio Paulo Renha participava de cada projeto. Segundo a Bailly, o sucesso desta junção se deve ao conhecimento dos reais objetivos e necessidades do cliente, das melhores matérias-primas e processos empregados; à habilidade em lidar com as diversas situações do dia-a-dia, cumprir prazos, manter a qualidade em todos os seus aspectos e fazer acontecer.

                                                A Real Power Boats ocupa uma área própria de 38 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Queimados, no Rio de Janeiro, e conta com uma linha de embarcações entre 15 e 52 pés de acordo com as normas da ABNT. A Bailly Capotaria, situada em Niterói, conta com 21 especialistas para desenvolver, produzir e comercializar capas de cobertura e capotas para embarcações; oferecendo proteção aos barcos e conforto a seus usuários.

                                                 

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                                                  Por: Redação -

                                                  NÁUTICA listou algumas curiosidades do Canal de Bertioga, que cruza o Guarujá, no litoral de São Paulo. Confira:

                                                  Passeio rápido
                                                  Ao contrário do que se pensa, o canal de Bertioga é curto: são pouco mais de 13 milhas náuticas que podem ser vencidas em cerca de uma hora de navegação. Mas em alguns pontos ele é bem largo — chegando a 200 metros de uma margem à outra.

                                                  Trecho traiçoeiro
                                                  O largo Candinho é o trecho mais traiçoeiro do canal. O motivo é a pouca profundidade, principalmente nas margens. O ideal para passar por esse trecho é mirar duas boias — uma verde e uma vermelha, bem no meio do canal, e atravessar entre elas.

                                                  É bom conferir
                                                  As cartas náuticas eletrônicas da região são pouco confiáveis e costumam mostrar marcações que beiram o absurdo. Para se ter uma ideia elas chegam a mostrar porções de terra firme como trechos de água navegáveis.

                                                  Meio doce, meio salgada
                                                  Suas as águas são salobras por causa da invasão do mar pelos dois lados: Santos e Bertioga. A água doce vem de riachos que desaguam no canal e corre entre manguezais bem preservados.

                                                  Crédito ao vizinho
                                                  Apesar de banhar toda a cidade do Guarujá pelo lado oposto ao do mar, o canal leva o nome da cidade vizinha, por um motivo: Bertioga é considerada o início do litoral norte e é onde ele desagua.

                                                  Tem um rio no meio
                                                  O canal emenda com as águas do rio Itapanhaú, que vem da serra e passa por baixo da ponte da Rio-Santos. O rio tem um bom trecho de água navegável, depois ele estreita demais, e tem algumas marinas onde se pode pernoitar.

                                                  O segredo da Barra
                                                  A barra do canal é tranquila e praticamente à prova de arrebentações nas ondulações a não ser em condições extremas de mau tempo. Mas é preciso ter atenção
                                                  para entrar e sair.

                                                  Comer bem
                                                  O canal é conhecido pelas belas paisagens, mansões à beira d’água, muitas marinas e restaurantes que ficam à beira das margens, como o Dalmo, uma espécie de símbolo do canal, onde existe até um heliponto, para quem quiser chegar pelo ar e não pela água.

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                                                    Imagine um barco com formato e tamanho de uma casa, com, inclusive, um quarto dentro, além de sofá, grandes janelas, cozinha, varanda, banheiro de verdade e ar-condicionado. E mais: como se trata de um barco, ele, obviamente, navega. Ainda que lentamente. Ou seja, o seu “quarto” vai mudando de paisagem, tornando o fim de semana ainda mais gostoso. Eis uma novidade em nossas águas: o houseboat VCat 650 HB, construído em São Paulo pelo estaleiro VCat Boats, especialista em pontoon boats.

                                                    Invenção americana, os houseboats, como o próprio nome diz, são barcos com jeito de casa, paredes altas, cômodos de verdade, muito espaço e conforto de sobra. Bem diferente de uma lancha convencional, um houseboat tem como ponto forte a cabine, que ocupa quase a área total do convés. Mesmo quem já tem uma lancha costuma se encantar com uma casa-barco (ou vice-versa).

                                                    Criado a partir de um casco trimarã (formado por três tubulões de alumínio soldados), o VCat 650 HB foi projetado para navegar em águas abrigadas, como rios e represas, com até seis pessoas durante o dia ou três em pernoite. Para entrar a bordo, há duas opções. Pela proa, onde há uma porta de alumínio de padrão residencial, atrás do posto de comando e um sofá em L, ou pela pequena plataforma de popa, onde há outra porta idêntica.

                                                    A cabine é muito bem distribuída e completa: tem cozinha, banheiro fechado e um quarto-sala. Ao todo, são 6,5 m de comprimento, 2,5 m de boca e nada menos que 16 m² de área útil. A sensação a bordo é a de uma pequena casa. Há amplas janelas nos dois bordos, ambas com tela mosquiteiro, além de janelas na frente e atrás. A visão panorâmica dos arredores é outro ponto alto.

                                                    Náutica testou o modelo e você pode conferir tudo sobre ele na edição do mês, que ainda está nas principais bancas e livrarias do país.

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                                                      04/05/2017

                                                      Acontece neste fim de semana, dias 6 e 7, a quinta etapa da Copa Paulista 2017, com sede no Yacht Club Paulista e apoio do Yacht Club de Santo Amaro. As regatas serão realizadas nas raias 2 e 3 da Guarapiranga para as classes Tornado, Nacra 17 ou 20, A-Class, Super Cat 17, HC21, HC16, HC14, TomCat Race (Multicascos); HPE 25, O590, FD, Star, Lightning, Finn, Snipe, MT19, Flash 16.5, Day Sailer, Poli 19, Olímpico, 49er, 29er, 470, 420, Laser (Std, Radial e 4.7) (Monocascos); e Optimist e Dingue. As próximas etapas acontecerão de junho a dezembro, quando, no dia 2, será a etapa final. Para se inscrever, basta clicar aqui.

                                                      Confira a programação deste fim de semana:

                                                      Sábado:
                                                      11:00 às 11:15 – Premiação da etapa anterior no YCP, exibição de fotos e vídeos das
                                                      regatas, sorteio de brindes, avisos da CR e indicação de alterações nas Instruções de Regatas;
                                                      • 11:15 às 12:30 – Brunch completo: Incluso na Inscrição
                                                      • 14:00 – “Copinha” dos Optimists e Dingues (entre raias 1 e 2);
                                                      • 14:00 – Regatas do Dia para as Demais Classes Convidadas (raias 2 e 3);
                                                      Domingo:
                                                      • 13:00 – “Copinha” dos Optimists e Dingues (entre raias 1 e 2);
                                                      • 13:00 – Regatas do Dia para as Demais Classes Convidadas (raias 2 e 3)

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                                                        Fazer exercícios ao ar livre traz benefícios para o corpo e a mente. Para atrair e incentivar estas atividades saudáveis no mar, a Brunswick apresenta ao mercado náutico duas novas embarcações para vivenciar esta experiência, permitindo que os jovens apaixonados por adrenalina procurem nos esportes náuticos os momentos para curtir e se exercitar, seja em represas, rios, lagoas ou na imensidão do mar.

                                                        Fabricadas pela americana Brunswick, a Hey Day WT 1 e a Hey Day WT 2, da marca Bayliner, acabam de chegar ao país. Os barcos possuem design esportivo e atratividades de sobra para mexer com os amantes dos esportes radicais e aventuras náuticas como os praticantes de wakesurf e wakeboard.

                                                        Fotos: Divulgação

                                                        A Hey Day WT2 com pouco mais de 23 pés e design arrojado, possui configuração única que oferece mais espaço e conforto aos tripulantes. Seu posto de comando lateral abre lugar para um espaçoso “lounge” de convivência na proa e assentos adicionais para acomodar confortavelmente até 12 pessoas. O solário de popa permite observar a prática de esportes assim como sentir o panorama enquanto navega.

                                                        Já a Hey Day WT1 com pouco menos de 20 pés foi projetada para o máximo desempenho e se encaixa facilmente na maioria das garagens. Casco projetado especificamente para lançar um despertar maciço para wakesurf e wakeboard. Seu posto de comando exclusivo coloca o piloto no centro da atividade social, enquanto dá ao barco algumas opções de assentos exclusivamente flexíveis. Tudo combina para momentos inesquecíveis com os amigos.

                                                        Náutica Responde

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                                                          Lembra um Kinder-ovo, um ovinho de Páscoa ou apenas uma bolinha mesmo. Mas para o criador do Sea Jet Capsule, o designer italiano Pierpaolo Lazzarini, o que você vê acima é um “novo conceito de mobilidade na água”. Ou seja, um barco de verdade — uma “lancha em forma de capsula”, com 18 pés de comprimento, movida a hidrojato, com versões para cinco ou sete pessoas. Para o seu criador, o Sea Jet Capsule tem tudo o que uma lancha tem. Até solário no teto! — sim, o que você vê em cima do ovinho é um solário. E com uma vantagem, de fato, imbatível: num mercado onde todas as lanchas tendem a ter a mesma cara, nenhum outro barco tem esse formato. Ah, isso não tem mesmo…

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                                                            O iate de 262 pés La Belle foi desenhado especialmente para mulheres. Pintado de branco e ornamentado por desenhos em dourado, tem materiais como cristal, ouro, peles e flores incorporados em sua decoração. Definitivamente não é uma embarcação para mulheres tímidas ou discretas, pois ideia parece ser mesmo chamar a atenção. Exemplo disso são os lustres de cristal Swarovski espalhados pelos ambientes e o uso exagerado da cor dourada nas paredes e móveis.

                                                            A criação é da designer Lídia Bersani, especialista em decoração de casas e apartamentos de luxo e seu trabalho pode ser encontrado em residências do mundo inteiro e o La Belle é seu primeiro projeto náutico. Com acomodação para até 12 pessoas, a embarcação é descrita como “romântica e acolhedora”, e conta com espaços como spa, sala de cinema, biblioteca e heliporto.

                                                            Fotos: Divulgação

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