Prefeitura de Paraty proíbe passeios de barcos em suas águas

Por: Redação -
27/03/2020

Na última terça-feira (24/03), o prefeito de Paraty (cidade na Costa Verde do Rio de Janeiro), Luciano Vidal, publicou um decreto municipal (029/2020) com uma série de restrições para evitar a aglomeração de pessoas e tentar conter o avanço do novo coronavírus.

Entres as ações, publicadas no próprio site da Prefeitura, está a “proibição do funcionamento das marinas e centros náuticos por 30 dias”, além da inédita e polêmica “proibição de passeios de barcos de qualquer natureza, podendo ser usado todos os meios necessários para dar o cumprimento ao determinado pelo município, inclusive para impor a responsabilização das empresas notificadas pela sua ação ou omissão, o que poderá ocorrer com o apoio de força policial”, afirma o comunicado.

Para checar a informação, NÁUTICA tentou contato com o Capitão-Tenente Ricardo Rodrigues, que preside a Agência da Capitania dos Portos em Paraty (AgParaty), organização militar responsável pela segurança do tráfego aquaviário e subordinada à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Contudo, até o fechamento desta reportagem, nenhum responsável pela AgParaty havia comentado o decreto da Prefeitura de Paraty.

Em seu site oficial, a Agência da Capitania dos Portos em Paraty afirma que sua missão é contribuir para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas, no que se refere à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana e à segurança da navegação, no mar aberto e nas hidrovias interiores, e à prevenção de poluição hídrica por parte das embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA TRIP: navegamos a bordo da Victory 300 Ride na Flórida, nos Estados Unidos

    Cada vez mais frequentado por brasileiros, desbravamos o trecho entre Fort Lauderdale e Miami, numa jornada de 12 horas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp