Paulistas

Por: Redação -
26/12/2014

Os velejadores Eric Belda e Rodrigo Dabus fizeram a experiência que possuem na classe 420 prevalecer e venceram o Campeonato Sul-americano de forma dramática, apenas na última das nove regatas, na última segunda-feira (22) em Porto Alegre. Após um descarte, Eric e Rodrigo somaram 23 pontos perdidos, contra 26 dos vice-campeões Daniel Lombardi e Gabriel Siqueira, de Niterói. André Fiuza e Stephan Kunath, também do Audi YCSA Sailing Team, terminaram em terceiro lugar, com 28 pontos.

“Na primeira regata do dia decisivo, conseguimos abrir uma boa diferença, mas fomos para a última prova com apenas um ponto de vantagem. Eles ainda vão ter de suar muito para ganhar da gente”, brincou Eric, enquanto falava ao lado do rival e amigo de clube, André Fiuza. O Veleiros do Sul (VDS), à margem do Rio Guaíba, recebeu durante a semana 20 tripulações entre brasileiros, argentinos e chilenos.

Eric e Rodrigo têm, como próxima meta, o Brasileiro de 420, a partir de 18 de janeiro em Ilhabela (SP). “Agora é comemorar o título e retornar à água no próximo dia 5 para iniciarmos os treinos em Ilhabela. Foi muito gostoso competir em Porto Alegre. Água quente, ventos rondados. Um campeonato bastante interessante e disputado”, resumiu Eric.

Eric Belda e Rodrigo Dabus participaram em outubro da Semana de Vela de Buenos Aires. Ficaram em quarto e competirão novamente contra adversários argentinos e chilenos que enfrentaram no Rio da Prata. A dupla foi campeã paulista e brasileira júnior neste ano, venceu as Taças Almirante Tamandaré e Flotilha da Garoa e se classificou entre os finalistas no Mundial de 420, em Travemunde, na Alemanha.

O Audi YCSA Sailing Team competiu com sete tripulações no Veleiros do Sul. Olívia Belda (irmã de Eric) e Marina Arndt, da categoria júnior, ficaram em nono na classificação geral, mas em segundo entre as duplas femininas, atrás apenas das irmãs argentinas, Clara e Sofia Videla.

“Tivemos apenas surpresas agradáveis no campeonato. Os resultados mostraram que a equipe está evoluindo e que são proporcionais à dedicação aos treinos”, analisou Bernardo Arndt, o Baby, responsável pela delegação do YCSA no Sul-americano. “Eric e Rodrigo estão um degrau acima, mas André e Stephan foram muito rápidos. São promissores, assim como Marco Peek e Marina Bomeisel”. Victor Gil e Marcelo Peek terminaram em décimo no geral.

Foto: Ricardo Pedebos/VDS

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Inédito no Brasil, veleiro Dufour 41 é destaque da CL Barcos no Rio Boat Show 2024

    Com ampla boca e pé direito alto, novidade importada da França apresenta recursos atrativos para o público

    Assista à transmissão ao vivo do quinto dia de Rio Boat Show 2024

    Canal da NÁUTICA no YouTube terá cobertura todos os dias, diretamente da Marina da Glória; saiba como acompanhar

    Confira as palestras desta quinta-feira (2) no NÁUTICA Talks do Rio Boat Show 2024

    Grade de hoje terá explicações sobre habilitação náutica, histórias de superação e muito mais

    Grande aposta da Coral, lancha 40 C é apresentada pela primeira vez ao público durante o Rio Boat Show

    Modelo conta com boca ampla, placas solares e cabines altamente personalizáveis

    Acobar elege diretoria que atuará frente à associação até 2026

    Associação elegeu nova diretoria em assembleia realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro, em 29 de abril