Paulistas

Por: Redação -
26/12/2014

Os velejadores Eric Belda e Rodrigo Dabus fizeram a experiência que possuem na classe 420 prevalecer e venceram o Campeonato Sul-americano de forma dramática, apenas na última das nove regatas, na última segunda-feira (22) em Porto Alegre. Após um descarte, Eric e Rodrigo somaram 23 pontos perdidos, contra 26 dos vice-campeões Daniel Lombardi e Gabriel Siqueira, de Niterói. André Fiuza e Stephan Kunath, também do Audi YCSA Sailing Team, terminaram em terceiro lugar, com 28 pontos.

“Na primeira regata do dia decisivo, conseguimos abrir uma boa diferença, mas fomos para a última prova com apenas um ponto de vantagem. Eles ainda vão ter de suar muito para ganhar da gente”, brincou Eric, enquanto falava ao lado do rival e amigo de clube, André Fiuza. O Veleiros do Sul (VDS), à margem do Rio Guaíba, recebeu durante a semana 20 tripulações entre brasileiros, argentinos e chilenos.

Eric e Rodrigo têm, como próxima meta, o Brasileiro de 420, a partir de 18 de janeiro em Ilhabela (SP). “Agora é comemorar o título e retornar à água no próximo dia 5 para iniciarmos os treinos em Ilhabela. Foi muito gostoso competir em Porto Alegre. Água quente, ventos rondados. Um campeonato bastante interessante e disputado”, resumiu Eric.

Eric Belda e Rodrigo Dabus participaram em outubro da Semana de Vela de Buenos Aires. Ficaram em quarto e competirão novamente contra adversários argentinos e chilenos que enfrentaram no Rio da Prata. A dupla foi campeã paulista e brasileira júnior neste ano, venceu as Taças Almirante Tamandaré e Flotilha da Garoa e se classificou entre os finalistas no Mundial de 420, em Travemunde, na Alemanha.

O Audi YCSA Sailing Team competiu com sete tripulações no Veleiros do Sul. Olívia Belda (irmã de Eric) e Marina Arndt, da categoria júnior, ficaram em nono na classificação geral, mas em segundo entre as duplas femininas, atrás apenas das irmãs argentinas, Clara e Sofia Videla.

“Tivemos apenas surpresas agradáveis no campeonato. Os resultados mostraram que a equipe está evoluindo e que são proporcionais à dedicação aos treinos”, analisou Bernardo Arndt, o Baby, responsável pela delegação do YCSA no Sul-americano. “Eric e Rodrigo estão um degrau acima, mas André e Stephan foram muito rápidos. São promissores, assim como Marco Peek e Marina Bomeisel”. Victor Gil e Marcelo Peek terminaram em décimo no geral.

Foto: Ricardo Pedebos/VDS

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azov Yachts anuncia nova loja no Novotel Marina, no Recife

    Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional

    Concessão de marinas públicas pode impulsionar setor náutico brasileiro

    Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos

    De chamego: tubarões-baleia são flagrados "flertando" em registro raro da natureza; assista

    Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada

    NX Boats atraca em salão náutico da Flórida com quatro lanchas

    St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano

    Schaefer Yachts participa de dois grandes salões internacionais em janeiro

    Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias