Pintores do mar


Inspiração para um estilo de vida e para as artes. Assim como a música transformou o mar e a navegação em canções, alguns pintores também se deixaram levar pelas belas paisagens marinhas e as retrataram em pinturas. NÁUTICA selecionou dez deles para você. Confira:
Castagneto
Italiano residente no Rio (1851-1900), foi um dos primeiros no país a se dedicar quase exclusivamente à pintura marinha. Em suas telas, as diferenças entre água, ondas, céu e nuvens são realizadas por leves pinceladas.
Benedito Calixto
Outro importante pintor-historiador do litoral brasileiro (1853-1927). Natural de Itanhaém, dedicou parte de sua produção a revelar as praias do litoral paulista e o porto de Santos.
José Pancetti
As marinhas são a face mais conhecida da obra deste marinheiro e pintor (1902-1958). Com enquadramentos inusuais e fortes contrastes de cor, retratou diversos recantos do nosso litoral, como Arraial do Cabo e Cabo Frio.
Vincenzo Cencin
Italiano radicado no Brasil (1925-2010), dedicou 52 de seus 85 anos a descobrir personagens e pintar paisagens marinhas do país. De suas telas brotam pescadores, ondas, barcos, gaivotas…
Francisco Calixto de Jesus
Bisneto de Benedito Calixto, herdou do bisavô o talento para retratar a paisagem da nossa costa, especialmente no litoral Norte de São Paulo. Há duas décadas, dedica-se exclusivamente às marinhas.
Marcus Penido
Velejador e artista plástico, perpetua as duas paixões em belas obras que têm o iatismo e o Rio de Janeiro como temas. Entre uma tela e outra, participa de regatas.
Alcides Pereira dos Santos
Nascido na Bahia e criado no Mato Grosso, Alcides (1932-2007), como assinava seus quadros, navegava em diversos temas, entre eles os barcos, que explorou em sua última fase.
Pierre Rousselet
Neto de imigrantes franceses, nascido em Porto Alegre, há mais de 60 anos dedica-se à arte de acrílico sobre telas, retratando prioritariamente lanchas e veleiros.
Cláudia Simões
Uma vocação inabalável fez essa artista e velejadora abandonar a carreira como física quântica e se lançar no mundo das aquarelas, já aos 40 anos de idade. Seu tema central? O mar e os barcos, claro!
Maria Goretti
Natural de Angra dos Reis, ela tem longa intimidade com a paisagem marítima. Começou pintando pescadores, mudou para regatas, mas jamais abandonou as águas.
Foto: Arquivo NÁUTICA
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade