Plano ousado


A Noruega está com um novo e ambicioso projeto: construir túneis submarinos, que “cortam” os fiordes do país, que ainda tem algumas regiões que são acessíveis somente de barco. Com o projeto colocado em prática, será possível percorrer o local de uma forma inusitada, por baixo d’água, e economizando tempo de viagem. O plano faz parte do projeto da rodovia costeira E39, com cerca de 1,1 mil quilômetros e ligaria o país de norte a sul, indo de Trondheim à Kristiansand. Atualmente, quem deseja cruzar a Noruega nesse mesmo percurso precisa fazer baldeações com balsas para atravessar os fiordes, numa viagem de aproximadamente 20 horas. Segundo os engenheiros do projeto, a E39 reduziria esse tempo pela metade.
No entanto, a estrada sofre com alguns impasses. Graças ao relevo irregular dos fiordes, ela teria que combinar pistas tradicionais, túneis submarinos com cerca de 30 metros de profundidade e pontes flutuantes suspensas com cabos de aço, chegando a um custo em torno de US$ 30 milhões. O impacto ambiental também preocupa autoridades e opositores. O governo espera recuperar todo esse investimento através de cobrança de pedágios. Se aprovada, a estrada ficaria pronta em 2035.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Cientistas modificaram geneticamente dois espécimes para que consumissem a substância e depois a eliminassem
Animal foi visto no Saco do Céu, em Angra dos Reis (RJ), e pode ser o mesmo avistado em Ubatuba no início do ano
Mako Shark foi inspirado nos tubarões-mako e entrega conforto e lazer sem deixar de lado as características exploradoras
Maior embarcação e barco de entrada do estaleiro estão entre os modelos; salão acontece de 26 de abril a 4 de maio
Volume de geleiras derretidas é capaz de encher quase 300 mil piscinas olímpicas por dia