Ponte da Holanda será desmontada para que iate de Jeff Bezos possa passar
A cidade de Roterdã, na Holanda, desmontará temporariamente parte de sua histórica Ponte Koningshaven para que o iate de Jeff Bezos (fundador da Amazon e um dos homens mais ricos do mundo), construído pelo estaleiro Oceanco, possa ser transferido para o Mar do Norte neste verão, de acordo com uma porta-voz da cidade.
O estaleiro holandês lançou megaiate, que custa cerca de US$ 500 milhões, no outono passado em seu estaleiro no Porto de Roterdã. Conhecido como Projeto Y721 por enquanto, será o maior iate à vela do mundo, de acordo com a Boat International.
A Oceanco teve um problema com a ponte ferroviária de Koningshaven, inaugurada em 1929: sua folga de 40 metros é muito baixa para o modelo de três mastros. A pedido do estaleiro, a cidade holandesa removerá a seção transversal superior e a colocará de volta após a passagem do superiate.
À medida que os holandeses constroem superiates únicos cada vez maiores, eles enfrentam problemas de logística. No mês passado, a Heesen Yachts transferiu um iate de 80 metros para o Mar do Norte, passando por duas pontes com apenas alguns centímetros de sobra. A Oceanco, com sede no Porto de Roterdã, constrói rotineiramente mais de 100m (328 pés).
A ponte ferroviária foi a primeira do gênero na Europa Ocidental. Seu vão central poderia ser elevado para permitir que os navios passassem por baixo. Foi desativado em 1994, substituído por um túnel e posteriormente declarado monumento nacional.
Embora os planos exatos, cronograma e custos não tenham sido definidos, Oceanco e Bezos arcarão com os gastos da alteração. Como parte do patrimônio arqueológico da cidade, a ponte ocupa um lugar especial nos corações locais. “Achei que era uma piada de primeiro de abril”, disse um Rotterdammer à TV holandesa.
“Fiquei um pouco surpreso e chateado, na verdade”, disse outro. “É ótimo para a cidade e para o setor marítimo que um iate como esse seja construído aqui. Ainda assim, ficamos surpresos”.
A construção de superiates na Holanda é responsável por 10 mil empregos e gera um faturamento de cerca de € 2 bilhões, de acordo com o site de navegação holandês Schuttevaer.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar
Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção