Por um futuro melhor

Por: Redação -
28/01/2015

Em no máximo um mês, cerca de trinta jovens de toda a África do Sul irão descobrir se eles serão um dos oito finalistas escolhidos para participar da mais longa regata de volta ao mundo, a Clipper Race 2015-16. Os vencedores aprenderão a trabalhar, viver e competir juntos em situações altamente desafiadoras como travessias de oceanos, condições climáticas adversas, tempestades, ventos, furacões  e ondas de 10 metros.

A oportunidade foi totalmente financiada pela Fundação Sapinda Rainbow que incentivou comunidades de províncias sul-africanas a indicarem jovens que farão parte de uma equipe da regata, durante o percurso de volta ao mundo. O objetivo é o desenvolvimento e habilidades como trabalho em equipe e liderança e a formação de agentes de mudança e desenvolvimento da sociedade Africana.

Entre centenas de indicados, apenas 30 jovens foram selecionados para a final. Eles são provenientes de municípios como Kwazulu-Natal, Gauteng, Limpopo e Mpumalanga. A final do processo seletivo acontecerá em Durban, de 27 fevereiro a 1 março de 2015. Entre as habilidades desejáveis estão familiaridade com a vela, boa comunicação, apresentação pessoal e gerenciamento de blogs e perfis em mídias sociais.

A Clipper Race foi criada para inspirar as pessoas a alcançarem algo extraordinário e tem sido reconhecida como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal que proporciona experiências únicas de aprendizagem e liderança.

A oportunidade se baseia no sucesso do Projeto Sapinda Rainbow, uma campanha Sul-Africana que aconteceu durante a última edição da Clipper Race e propiciou a jovens, com idades entre 18 e 24 anos, a participação em uma etapa da regata.

A maioria não tinha tido nenhuma experiência anterior na vela e alguns nunca tinham visto um barco antes. Depois de fazerem parte da tripulação eles se tornaram embaixadores do projeto e referência em suas comunidades. Todos têm agora objetivos específicos de desenvolvimento de carreira e planos para o futuro. O projeto, que agora é uma fundação, continua a apoiar e orientar os seus participantes.

“A Clipper Race foi uma oportunidade de mudança de vida para mim. Eu aprendi muitas coisas”, afirma Lebalang Molobele, uma jovem de 22 anos vinda de Meadowlands, Soweto, e que completou a etapa final da competição no ano passado. Ela se tornou uma agente de ligação e porta-voz da fundação e de seus colegas embaixadores.

Lebalang e os outros embaixadores do projeto inicial foram fundamentais no processo de seleção dos novos candidatos. Ela acrescenta: “Não há muitas pessoas lá fora que estão disponíveis para nos ajudar a superar os desafios que enfrentamos como jovens na África do Sul. Tem sido uma grande jornada inspirar outros jovens a se envolverem e eu estou ansiosa para conhecer os novos embaixadores e apoiá-los em sua própria jornada”.

Os oito finalistas serão anunciados no domingo, 1 de Março. Em maio eles devem viajar para o Reino Unido onde receberão o treinamento obrigatório. A décima edição da Clipper Race 2015-16 chega à Cidade do Cabo no final de Outubro de 2015.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória