Possível retorno

Parado desde 1969, o navio SS United States passará por estudo de viabilidade técnica ao longo de 2016 e pode voltar a ativa após 47 anos. A Crystal Cruises assinou um termo de interesse na reforma completa do navio em parceria com o grupo SS United States Conservancy, mas para cumprir as obrigações técnicas atuais e todos os regulamentos marítimos criados nos últimos 60 anos, o modelo precisará ser totalmente atualizado. Caso o estudo de viabilidade seja positivo, a embarcação será transformada para ter capacidade para 800 hóspedes, com 400 suítes de luxo, restaurantes, programa de entretenimento e spa.
Espaços antigos do navio como o Promenade e o Navajo Lounge serão mantidos, mas a parte mecânica, motores e de navegação será toda atualizada. A Crystal Cruises deverá manter as tradicionais viagens transatlânticas do navio com partidas de Nova York, além de incluir outros itinerários e até voltas ao mundo. O SS United States foi inaugurado em 1952 e, em seu cruzeiro inaugural, atingiu o recorde de velocidade em uma viagem transatlântica, que permanece dele até hoje. Outro recorde que mantém é de ser o maior navio de passageiros projetado e construído na América.
Entre seus passageiros estiveram quatro presidentes norte-americanos – Harry Truman, Dwight Eisenhower, John F. Kennedy e Bill Clinton, esse ainda antes de fazer faculdade -, celebridades, atores e artistas como Marlon Brando, Salvador Dali, Walt Disney, Marilyn Monroe, Coco Chanel, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, John Wayne, Duque e a Duquesa de Windsor.
Apesar de ser um ícone para os hóspedes, a embarcação é também um marco militar. Sua construção foi parte de um programa do Pentágono, que visava ter um navio que pudesse ser rapidamente convertido para o uso em guerra. Capaz de carregar 15 mil tropas, tinha propulsão de 240 mil cavalos de potência com capacidade para navegar 10 mil milhas náuticas sem necessidade de reabastecimento.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ex-jogador astro da NFL compartilhou o momento em suas redes sociais no último domingo (26)
Celebração aconteceu na paradisíaca Praia de Carneiros, em Pernambuco, e contou com cerca de 500 convidados
Evento de 4 dias gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios. Ao todo, 40 barcos foram vendidos
Nas águas do Rio Negro, no Amazonas, 14 mulheres participam de provas e dinâmicas em busca do prêmio
Episódio aconteceu na Ilha Raymond, na Austrália, com uma criatura típica dessa região