Possível retorno

11/07/2016

Parado desde 1969, o navio SS United States passará por estudo de viabilidade técnica ao longo de 2016 e pode voltar a ativa após 47 anos. A Crystal Cruises assinou um termo de interesse na reforma completa do navio em parceria com o grupo SS United States Conservancy, mas para cumprir as obrigações técnicas atuais e todos os regulamentos marítimos criados nos últimos 60 anos, o modelo precisará ser totalmente atualizado. Caso o estudo de viabilidade seja positivo, a embarcação será transformada para ter capacidade para 800 hóspedes, com 400 suítes de luxo, restaurantes, programa de entretenimento e spa.

Espaços antigos do navio como o Promenade e o Navajo Lounge serão mantidos, mas a parte mecânica, motores e de navegação será toda atualizada. A Crystal Cruises deverá manter as tradicionais viagens transatlânticas do navio com partidas de Nova York, além de incluir outros itinerários e até voltas ao mundo. O SS United States foi inaugurado em 1952 e, em seu cruzeiro inaugural, atingiu o recorde de velocidade em uma viagem transatlântica, que permanece dele até hoje. Outro recorde que mantém é de ser o maior navio de passageiros projetado e construído na América.

Entre seus passageiros estiveram quatro presidentes norte-americanos – Harry Truman, Dwight Eisenhower, John F. Kennedy e Bill Clinton, esse ainda antes de fazer faculdade -, celebridades, atores e artistas como Marlon Brando, Salvador Dali, Walt Disney, Marilyn Monroe, Coco Chanel, Elizabeth Taylor, Grace Kelly, John Wayne, Duque e a Duquesa de Windsor.

Apesar de ser um ícone para os hóspedes, a embarcação é também um marco militar. Sua construção foi parte de um programa do Pentágono, que visava ter um navio que pudesse ser rapidamente convertido para o uso em guerra. Capaz de carregar 15 mil tropas, tinha propulsão de 240 mil cavalos de potência com capacidade para navegar 10 mil milhas náuticas sem necessidade de reabastecimento.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações

    Próxima parada, Grã-Bretanha: Brasil encara nova etapa do SailGP após resultado histórico

    Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana

    Pesquisadores encontram fóssil de tartaruga que viveu há mais de 8 milhões de anos na Amazônia

    Segundo eles, fóssil encontrado no rio Acre pertence à maior tartaruga de água doce já encontrada no mundo

    Agiu certo? Homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca em SC; assista

    Ibama afirma que a intervenção direta nestes animais deve ser feita por órgãos ambientais competentes e investiga o caso