Primeiro catamarã de grande porte movido a hidrogênio deve ser lançado em 2028
Embarcação terá 130 metros de comprimento e capacidade para 1.650 passageiros


Ágil, belo e sustentável. Três adjetivos que descrevem perfeitamente uma novidade, apresentada na Suécia, que vai movimentar o mundo náutico. Trata-se do primeiro catamarã de grande porte movido a hidrogênio, que será produzido pela Gotslandbolaget, empresa sueca de transporte marítimo.
Iniciativa do Grupo Náutica, JAQ firma acordo com Itaipu Parquetec para barcos com hidrogênio verde
Projeto JAQ é destaque na Valor Econômico
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Batizada de Gotland Horizon X, a embarcação foi projetada para levar tanto pessoas quanto cargas. Além disso, contará com um sistema de propulsão multicombustível e casco construído com material mais ecológico.


Esse catamarã é o segundo modelo da série Horizon e diferencia-se pelas turbinas a gás alimentadas por hidrogênio. Assim, o Gotland Horizon X já é um grande passo em uma missão de anos da Gotlandsbolaget: reduzir o impacto climático e modernizar a frota.


Mas ser mais amigável ao meio ambiente não é o único destaque desse barco. Com velocidade máxima de 35 nós (64km/h), ele promete transportar os passageiros da Gotlândia (ilha) ao leste da Suécia (e vice-versa) em menos tempo. Atualmente, essa travessia dura cerca de 2h50.
Um catamarã de respeito
O Gotland Horizon X, com 426 pés (130 metros de comprimento), tem capacidade para receber até 1.650 pessoas ao mesmo tempo e, de novo, deve encurtar trajetos pelo sistema de propulsão.


O “segredo” está no motor de ciclo combinado, fabricado a fim de “reaproveitar o que sai do escapamento para a propulsão e, assim, diminuir a emissão de poluentes. De acordo com a Gotlandsbolaget, é a primeira vez que esse tipo de turbina integra uma embarcação de alta velocidade.
No Gotland Horizon X, até mesmo o casco “para frente” foi pensado nos mínimos detalhes, para melhorar o desempenho e ainda economizar combustível.


Essa parte da embarcação, inclusive, será construída com o chamado “alumínio verde”, produzido de forma mais sustentável, com processos de eficiência energética que utilizam menos carbono.
Agora, é só esperar
Em comparação ao primeiro lançamento da mesma série, um ROPAX que saiu em 2021, esse modelo levará um tempo maior para chegar ao mercado. A previsão é que a embarcação estará entre nós em meados de 2028.


No início do ano passado, para o Gotland Horizon X, a Gotlandsbolaget assinou uma carta de intenção com a construtora naval Austal. A versão final do documento, digamos assim, ficou pronta no início deste mês.
Estima-se que o contrato em questão valha cerca de US$ 172 milhões (quase R$ 980 milhões, em valores convertidos em fevereiro de 2025), o que faz desse catamarã o maior barco feito pela Austal até o momento.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade