Primeiro de muitos?


O Savannah, projeto de 83,50 metros do estaleiro holandês Feadship, está sendo considerado o primeiro superiate de luxo hibrido do mundo. “Não são as tecnologias usadas no Savannah que são novas no mundo náutico, mas sim como elas foram combinadas”, afirma o gerente de projeto Ted McCumber. A combinação que McCumber exalta é a possibilidade de se usar os motores diesel e elétrico combinados ou individualmente. Além disso, Savannah é o primeiro iate do mundo a ser executado com um sistema de propulsão Azipull, onde o hélice fica virado para a proa e não para a popa, como nos projetos tradicionais, e uma hélice de passo variável.
“É também a primeira vez que uma hélice gigante é instalada com propulsores movidos a energia elétrica em um iate de luxo. Um sistema semelhante já foi usado em um navio japonês, mas o projeto não prezava o conforto que o Savannah oferece. A conclusão do projeto só foi possível por causa do expecional grau de cooperação de todos os fabricantes de equipamentos usados no iate”, enfatiza Henk de Vries, diretor da Feadship.
Já que falamos de conforto, esse é um item que não foi deixado de lado pelo proprietário do superiate de 273 pés. O iate pode receber 10 pessoas nos camarotes para convidados, além do camarote do proprietário que acomoda mais duas pessoas. A tripulação, que pode chegar a 26 pessoas, tem 8 cabines a disposição, além da cabine do capitão. Um outro item de conforto é uma sala de estar que fica abaixo da linha d’água. A ideia é proporcionar uma experiência de mergulho para os convidados a bordo.
“Mais de mil pessoas foram envolvidas neste projeto desde o início, em 2011. E a entrega do Savannah mais uma vez mostra que a Feadship não tem medo de se aventurar em águas desconhecidas”, completa de Vries.
Fotos: Divulgação/Feadship
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Projeto iniciado em 2001 buscou repovoar a vida marinha em Pontal do Sul. Resultado superou expectativas, com retorno de peixe criticamente ameaçado de extinção
Ted Turner participou da America's Cup com o veleiro Courageous e entrou para a história antes mesmo de fundar o primeiro noticiário 24 horas do planeta
Passeio já tradicional na cidade de São Luís aconteceu pela 11ª vez no último sábado (2)
Anne Hathaway se tornou investidora do Red Bull Italy SailGP Team em consórcio histórico de investidores firmado em 2025
Nova atualização exige o porte de equipamentos de segurança da navegação em Áreas de Navegação Interior 2, entre outros detalhes












