Primeiro de muitos?

Por: Redação -
28/01/2015

O Savannah, projeto de 83,50 metros do estaleiro holandês Feadship, está sendo considerado o primeiro superiate de luxo hibrido do mundo. “Não são as tecnologias usadas no Savannah que são novas no mundo náutico, mas sim como elas foram combinadas”, afirma o gerente de projeto Ted McCumber. A combinação que McCumber exalta é a possibilidade de se usar os motores diesel e elétrico combinados ou individualmente. Além disso, Savannah é o primeiro iate do mundo a ser executado com um sistema de propulsão Azipull, onde o hélice fica virado para a proa e não para a popa, como nos projetos tradicionais, e uma hélice de passo variável.

“É também a primeira vez que uma hélice gigante é instalada com propulsores movidos a energia elétrica em um iate de luxo. Um sistema semelhante já foi usado em um navio japonês, mas o projeto não prezava o conforto que o Savannah oferece. A conclusão do projeto só foi possível por causa do expecional grau de cooperação de todos os fabricantes de equipamentos usados no iate”,  enfatiza Henk de Vries, diretor da Feadship.

Já que falamos de conforto, esse é um item que não foi deixado de lado pelo proprietário do superiate de 273 pés. O iate pode receber 10 pessoas nos camarotes para convidados, além do camarote do proprietário que acomoda mais duas pessoas. A tripulação, que pode chegar a 26 pessoas, tem 8 cabines a disposição, além da cabine do capitão. Um outro item de conforto é uma sala de estar que fica abaixo da linha d’água. A ideia é proporcionar uma experiência de mergulho para os convidados a bordo.

“Mais de mil pessoas foram envolvidas neste projeto desde o início, em 2011. E a entrega do Savannah mais uma vez mostra que a Feadship não tem medo de se aventurar em águas desconhecidas”, completa de Vries.

Fotos: Divulgação/Feadship

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira quem passou pelo lounge de NÁUTICA no último dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço vip da Revista Náutica reuniu grandes nomes do setor e convidados especiais durante os 8 dias do salão náutico

    No Rio, Solara 500 Fly impressiona com acabamento e navegabilidade

    Maior barco do estaleiro no salão carioca disputou as atenções com a Boat House, outro destaque da empresa

    Estofamento que imita tecido é sensação da Agroquímica no Rio Boat Show

    Opções da empresa, dona da tradicional marca Kelson’s, também podem ser aplicadas nas paredes de barcos e em áreas externas residenciais

    Bombordo apresenta facilidade de seu sistema de aluguel de barcos no Rio Boat Show

    Há cerca de dois anos no mercado, empresa já soma 400 barcos cadastrados em três continentes do planeta

    Em estande movimentado, K&L Flex apresenta colchão náutico medicinal no Boat Show

    Marca está há 35 anos no mercado atuando na confecção de colchões que promovem saúde durante o sono