Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, confirma procissão náutica no Lago Paranoá

Por: Redação -
26/08/2021

Neste domingo (29), o Lago Paranoá, em Brasília, estará em festa para celebrar a retomada da tradicional procissão náutica de Dom Bosco, que, desde 2011, não é realizada. Entre a programação está prevista a realização da Missa Campal em homenagem ao co-padroeiro de Brasília, e a Procissão Náutica de Dom Bosco, em celebração aos 138 anos do sonho do padre italiano e 10 anos de operações da Capitania Fluvial de Brasília. Foi no século 19, que Dom Bosco teve a visão de que uma nova e revolucionária civilização nasceria no local onde Brasília foi construída, às margens de um lago, de onde jorrariam leite e mel. 

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a retomada da procissão é um momento único para a história e o desenvolvimento da cidade. ”O nosso governo está resgatando, não apenas a Procissão Náutica de Dom Bosco, mas também, a história da nossa cidade, o turismo náutico valorizando o nosso querido Lago, que é um patrimônio, e queremos, cada vez mais, que a população possa desfrutar, que empresas possam gerar emprego e renda, e que os turistas possam conhecer e saber que o Paranoá é o maior lago artificial do mundo”, afirma a secretária. 

Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do Distrito Federal

A procissão terá início às 8h, com uma carreata que sairá do Santuário São João Bosco (702 Sul) até a Ermida Dom Bosco (QL 28 do Lago Sul). Em seguida, acontecerá a  Missa Campal na Ermida Dom Bosco, com início às 10h. A saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, com embarques no deck da Ermida Dom Bosco, está prevista para às 12h, e passará pela Ponte JK por volta das 13h30, retornando para a Ermida Dom Bosco às 14h. A dispersão das embarcações está programada para as 15h30. A etapa seguinte será uma carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante), onde o evento será encerrado com uma missa às 18h.

Essa promoção é uma realização da Secretaria de Turismos do DF (SETUR-DF), com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal  (SEGOV-DF), suporte logístico da Marinha do Brasil e vai contar, também, com a participação do Brasília Ambiental e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA/DF, além da parceria da Arquidiocese de Brasília, Salesianos, Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília – ASBRANAUT, Federação Náutica de Brasília – FNB e Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal – SINLAZER. A retomada da famosa procissão é um importante passo para o fortalecimento do turismo religioso e do turismo náutico na Capital Federal.

Em agosto de 1883, Dom Bosco, como é mais conhecido o padre italiano Giovanni Melchior Bosco, fundador da Congregação Salesiana, sonhou que fazia uma viagem à América do Sul – continente que jamais visitou. No sonho, ele passou por várias terras entre a Colômbia e o sul da Argentina, vislumbrando povos e riquezas. Nesta profecia ou visão, ele ouviu que “entre os graus 15 e 20 havia uma enseada bastante longa e bastante larga, que partia de um ponto onde se formava um lago. Disse então uma voz repetidamente: – Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.” Com  a construção de Brasília exatamente de acordo com o sonho, Dom Bosco foi escolhido como co-padroeiro da capital.

PROGRAMAÇÃO PRÉVIA 

8:00 Saída da Carreata do Santuário São João Bosco (Asa Sul) até a Ermida Dom Bosco (Lago Sul)

10:00 Missa campal na Ermida Dom Bosco

12:00 Saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, a partir do deck da Ermida Dom Bosco

13:30 Passagem pela Ponte JK

14:00 Retorno para Ermida Dom Bosco

15:30 Dispersão das embarcações na Ermida Dom Bosco

16:30 Carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante)

18:00 Missa na Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante)

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Lançamento, Victory 425 une pesca em alto-mar com bons recursos para passeio

    Upgrade da Victory 398 está sendo apresentada no São Paulo Boat Show 2024 e oferece motorização potente com partes configuráveis

    Lançamento duplo: NHD aposta em 1º modelo esportivo e nova versão de lancha consagrada

    Novas 265 Adventure e 365 HT Plus foram exibidas em primeira mão no São Paulo Boat Show 2024

    Conheça a Sessa KL 40, centro console refinada que volta a ser feita no Brasil

    Retorno da esportiva cabinada da italiana Key Largo, barco está exposto no 27º São Paulo Boat Show, que acontece até dia 24

    FS Yachts exibe FS 355 pela primeira vez com motor de centro-rabeta e área gourmet

    Modelo também ganhou a cor oak green, nova aposta do estaleiro inspirada em carros de luxo europeus

    São Paulo Boat Show 2024: confira a transmissão ao vivo do 3º dia

    Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista