A arte rompeu o concreto: bastidores da exposição no maior salão náutico da América Latina

Projeto Disruptura levou obras de Bia Ferrer e Antonio Peticov ao São Paulo Boat Show 2025 em uma estreia marcada por encontros inesperados

Por: Nicole Leslie -
30/09/2025
Foto: RP / Revista Náutica

Quando é para acontecer, tudo conspira a favor. Foi assim que a arquiteta e empreendedora Sabri Fidelis descreveu a estreia do Projeto Disruptura no São Paulo Boat Show 2025. O maior salão náutico da América Latina recebeu obras de Bia Ferrer e Antonio Peticov, numa mostra que aproximou universos distintos — da arte e da náutica — no mesmo ambiente.

A ideia nasceu às vésperas do evento. Sabri, que também apresenta o podcast Papo com Sabri, recebeu em seu programa a arquiteta especialista em eventos Andreia Amigo, responsável pelo salão náutico. Do diálogo surgiu a oportunidade de dar vida a um desejo antigo: tornar a arte mais próxima e acessível a todos os públicos.

Amostra do Projeto Disruptura estreou no São Paulo Boat Show 2025. Foto: RP / Revista Náutica

Houve pressa, riscos e incertezas no transporte e na exibição das peças. Mas, ao final, o projeto foi exibido e a recepção do público superou as expectativas.

Quando você começa um movimento, as pessoas enxergam e querem participar. Estou muito feliz e realizada– disse Sabri

Sabri Fidelis (à esq.) e Bia Ferrer. Foto: RP / Revista Náutica

O sentido da Disruptura

O gatilho para o projeto veio de uma inquietação em Sabri: apesar de poderosa, a arte ainda não chega a todos. Em visitas a galerias abertas e gratuitas, a arquiteta notou a ausência de público e ouviu que muitas pessoas têm receio de se aproximar da arte. A partir daí, decidiu criar um espaço para aproximar as pessoas da arte, onde a contemplação fosse descomplicada.

Obras de Antonio Peticov na amostra Disruptura. Foto: RP / Revista Náutica

O Projeto Disruptura nasceu desse propósito e sua estreia no Boat Show paulista mostrou que a proposta tem fôlego. Segundo Sabri, novos convites já surgiram durante os dias de exposição, mostrando que o movimento está apenas começando.

Bia Ferrer e suas Insustentáveis

Artista visual multimídia e com forte presença na arte urbana, Bia Ferrer levou ao salão cinco obras iluminadas da série Insustentáveis. A trajetória da série começou nas ruas de São Paulo, em lambe-lambes gigantes que chegavam a 30 metros de comprimento. Com a repercussão, Bia criou versões menores e numeradas, até chegar às peças em formato de luminária.

As Insustentáveis, de Bia Ferrer, na amostra Disruptura. Foto: RP / Revista Náutica
Imagens mostram lambe-lambes das Insustentáveis em São Paulo. Foto: RP / Revista Náutica

As imagens partem de poses de uma acrobata circense e combinam estampas multicoloridas e formas leves, que dialogam com as embarcações expostas no evento. A paleta vibrante, por coincidência, também conversou com a da identidade visual da 28ª edição do Boat Show em SP — o que, para Bia e Sabri, foi mais um sinal de que a presença da obra ali era inevitável.

Alcancei a disruptura que eu queria– concluiu Sabri.

Foto: RP / Revista Náutica

São Paulo Boat Show 2025

A edição de 2025 do São Paulo Boat Show ocupou o São Paulo Expo com mais de 170 embarcações em exposição — e inclusive lançamentos de peso. Cerca de 120 marcas reuniram lanchas de todos os portes, motos aquáticas, motores, equipamentos e acessórios indispensáveis para quem vive — ou sonha viver — no mundo náutico.

 

Por lá o público encontrou pranchas motorizadas, veículos off-road, a inusitada “Kombi Boat” e até o projeto de um barco voador. Na terça-feira (23), último dia de evento, foi sorteada uma lancha Focker 188 Joy equipada com motor de popa Yamaha F90, da qual todos os visitantes tiveram a oportunidade de concorrer.

Foto: Victor Santos/ Revista Náutica

O NÁUTICA Talks também marcou presença no evento. O circuito de palestras reuniu mais de 50 especialistas ao longo dos seis dias, com histórias inspiradoras e dicas valiosas de gente do mar.

 

Luxo e cultura completaram o pacote. No Espaço dos Desejos, marcas de alto padrão exibiram objetos exclusivos e carrões como Aston Martin, McLaren e Mustang. Duas Lamborghinis também chamaram atenção no evento.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Famoso iate à vela Black Pearl é oferecido em charter a partir de R$ 5,2 milhões por semana

    Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027

    Não é IA: baleia pega onda ao lado de surfista na Austrália; assista!

    O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head

    Conheça as programações dos museus navais da Marinha do Brasil

    De entradas gratuitas a ingressos com preço social, espaços guardam e compartilham histórias da Força

    Superiate Bad Company, famoso entre os amantes da pesca oceânica, foi visto em Porto Seguro (BA)

    Embarcação pertence ao bilionário Anthony Hsieh, que percorre o mundo em busca dos maiores marlins-pretos e compartilha jornadas no Instagram

    Festa na lancha termina em barco apreendido por superlotação; saiba os riscos e penalidades da infração

    Além da superlotação, agentes notaram consumo de bebida alcoólica e ausência de cuidados básicos de segurança