Líderes do JAQ Hidrogênio Verde e Itaipu Parquetec se reúnem com Petrobras e BNDES

26/02/2025

Nesta quarta-feira (26), lideranças da iniciativa JAQ Hidrogênio Verde e Itaipu Parquetec realizaram reuniões estratégicas com a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES), para discutir temas como a transição energética nas embarcações e projetos inovadores de transporte náutico e marítimo.

O encontro aconteceu na Petrobras, no estado do Rio de Janeiro. Por lá, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, junto de Alexandre Leite e Eduardo Miranda, diretores do Itaipu Parquetec, apresentaram os detalhes técnicos dos barcos Explorer H1 e Explorer H2 — movidos a hidrogênio verde produzido a bordo — para Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, e sua equipe.

Registro do encontro entre Petrobras, JAQ Hidrogênio Verde e Itaipu Parquetec nesta quarta-feira (26). Foto: Revista Náutica

A ambiciosa iniciativa do JAQ Hidrogênio Verde, divisão do Grupo Náutica, visa impulsionar a transição energética e posiciona o Brasil como líder em soluções sustentáveis.

 

Além disso, o projeto representa, na utilização do hidrogênio verde a partir de fontes renováveis, um grande avanço na navegação ecológica para o transporte marítimo.

 

Na reunião realizada com os líderes do BNDES, Cila Schulman, CEO do JAQ Hidrogênio Verde, destacou que o primeiro barco do projeto, o Explorer H1, estará presente em novembro na histórica COP30, que será realizada no Brasil, em Belém (PA).

A presença da embarcação na COP30 — primeira edição da conferência que acontecerá em terras brasileiras — servirá como um símbolo do compromisso do Brasil com a transição energética, além de reforçar o papel do país como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.

 

As reuniões contaram com a participação de outros importantes nomes do setor, como o assessor de novos negócios do Parquetec, Jonhey Nazario, o presidente da Acobar, Eduardo Colunna, o consultor da João Emílio Gonçalves, Rodrigo Leão e Luísa Ribeiro, coordenadora na Petrobras.

Foto: Capa do jornal Valor Econômico do dia 3 de fevereiro de 2025/ Reprodução

Conheça o Projeto JAQ Hidrogênio Verde

O projeto JAQ Hidrogênio Verde é uma parceria entre a divisão do Grupo Náutica e a Itaipu Parquetec, referência na produção de combustível sustentável no Brasil, e coordenado pelo diretor-superintendente Irineu Mário Colombo, mais conhecido como Professor Colombo.

 

Com as embarcações Explorer H1 e Explorer H2, a iniciativa também conta com o apoio da GWM, empresa chinesa que está fornecendo toda a sua tecnologia para o desenvolvimento do hidrogênio verde.

Foto: Divulgação

A embarcação Explorer H1, com 36 metros de comprimento, está equipada com sistema de hidrojatos (adequado também para navegação em águas rasas) e será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em novembro, em Belém (PA). Atualmente, encontra-se no estaleiro Inace, em Fortaleza (CE).

 

Já a Explorer H2, com 50 metros de comprimento, está em desenvolvimento no Estaleiro Arpoador, no Guarujá (SP), e será destinada ao apoio de operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos e oceanográficos.

Documento que firmou a parceria entre o JAQ e o Itaipu Parquetec, na abertura do Boat Show de Foz, em 2024. Foto: Descio Oliveira/ Revista Náutica

Esta embarcação vai usar um motor fabricado pela marca MAN, importado da Alemanha, que funciona tanto com diesel quanto hidrogênio. Ao utilizar apenas 20% de hidrogênio, o barco já conseguirá reduzir suas emissões em 80%.

Essa vai ser uma solução para o nosso país, que já fez os carros movidos a álcool há 30 anos. O etanol é mais limpo que a própria bateria e é coisa do Brasil– Ernani Paciornik, em entrevista ao jornal Valor Econômico

Após a apresentação da Explorer H1, a segunda fase do projeto focará na finalização e entrega da Explorer H2.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Rio de Janeiro segue no calendário do SailGP em nova data em 2027; veja programação completa

    Única etapa sul-americana da disputa ocorrerá nos dias 9 e 10 de outubro, durante a reta final da temporada

    Estrela do tênis mundial, Carlos Alcaraz encomenda iate personalizado de 88 pés; confira

    Espanhol de 23 anos anunciou sua entrada no mundo náutico com um catamarã de 26,8 metros. Conheça a embarcação!

    Semana de Vela de Ilhabela bate 100 inscritos dois meses antes da disputa; veja como participar

    2º lote de inscrições abriu nesta segunda-feira (18). Competição, considerada o maior evento de vela da América Latina, acontece de 24 de julho a 1º de agosto e tem vagas limitadas

    Classic Boat Festival celebra 10ª edição com desfile de relíquias náuticas na Guarapiranga

    Evento que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio reuniu barcos históricos, motores potentes e outras preciosidades

    "Marco histórico": NX começa processo de infusão do casco da NX62 Design by Pininfarina

    Estaleiro pernambucano divulgou nas redes sociais o método que permitiu a maior embarcação da história da empresa ganhar forma