Líderes do JAQ Hidrogênio Verde e Itaipu Parquetec se reúnem com Petrobras e BNDES
Com participação de Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, encontros aconteceram nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro


Nesta quarta-feira (26), lideranças da iniciativa JAQ Hidrogênio Verde e Itaipu Parquetec realizaram reuniões estratégicas com a Petrobras e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES), para discutir temas como a transição energética nas embarcações e projetos inovadores de transporte náutico e marítimo.
Projeto JAQ é destaque no Valor Econômico
Formalização de charters garante isenção de impostos e impulsiona turismo náutico
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O encontro aconteceu na Petrobras, no estado do Rio de Janeiro. Por lá, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, junto de Alexandre Leite e Eduardo Miranda, diretores do Itaipu Parquetec, apresentaram os detalhes técnicos dos barcos Explorer H1 e Explorer H2 — movidos a hidrogênio verde produzido a bordo — para Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, e sua equipe.


A ambiciosa iniciativa do JAQ Hidrogênio Verde, divisão do Grupo Náutica, visa impulsionar a transição energética e posiciona o Brasil como líder em soluções sustentáveis.
Além disso, o projeto representa, na utilização do hidrogênio verde a partir de fontes renováveis, um grande avanço na navegação ecológica para o transporte marítimo.
Na reunião realizada com os líderes do BNDES, Cila Schulman, CEO do JAQ Hidrogênio Verde, destacou que o primeiro barco do projeto, o Explorer H1, estará presente em novembro na histórica COP30, que será realizada no Brasil, em Belém (PA).
A presença da embarcação na COP30 — primeira edição da conferência que acontecerá em terras brasileiras — servirá como um símbolo do compromisso do Brasil com a transição energética, além de reforçar o papel do país como protagonista nas discussões globais sobre mudanças climáticas.
As reuniões contaram com a participação de outros importantes nomes do setor, como o assessor de novos negócios do Parquetec, Jonhey Nazario, o presidente da Acobar, Eduardo Colunna, o consultor da João Emílio Gonçalves, Rodrigo Leão e Luísa Ribeiro, coordenadora na Petrobras.


Conheça o Projeto JAQ Hidrogênio Verde
O projeto JAQ Hidrogênio Verde é uma parceria entre a divisão do Grupo Náutica e a Itaipu Parquetec, referência na produção de combustível sustentável no Brasil, e coordenado pelo diretor-superintendente Irineu Mário Colombo, mais conhecido como Professor Colombo.
Com as embarcações Explorer H1 e Explorer H2, a iniciativa também conta com o apoio da GWM, empresa chinesa que está fornecendo toda a sua tecnologia para o desenvolvimento do hidrogênio verde.


A embarcação Explorer H1, com 36 metros de comprimento, está equipada com sistema de hidrojatos (adequado também para navegação em águas rasas) e será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em novembro, em Belém (PA). Atualmente, encontra-se no estaleiro Inace, em Fortaleza (CE).
Já a Explorer H2, com 50 metros de comprimento, está em desenvolvimento no Estaleiro Arpoador, no Guarujá (SP), e será destinada ao apoio de operações de mergulho e coleta de dados hidrográficos e oceanográficos.


Esta embarcação vai usar um motor fabricado pela marca MAN, importado da Alemanha, que funciona tanto com diesel quanto hidrogênio. Ao utilizar apenas 20% de hidrogênio, o barco já conseguirá reduzir suas emissões em 80%.
Essa vai ser uma solução para o nosso país, que já fez os carros movidos a álcool há 30 anos. O etanol é mais limpo que a própria bateria e é coisa do Brasil– Ernani Paciornik, em entrevista ao jornal Valor Econômico
Após a apresentação da Explorer H1, a segunda fase do projeto focará na finalização e entrega da Explorer H2.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025