Provas para habilitação marítima poderão ser feitas em São Paulo

15/12/2016

A última reunião do ano dos integrantes do Fórum Náutico Paulista, realizada nesta quarta (14), na Secretaria de Energia e Mineração, em São Paulo, trouxe novidades importantes para o setor náutico.

Segundo Carlos Brancante, coordenador da Câmara de Navegação do Fórum Náutico Paulista, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha aprovou a criação de um cadastro dos despachantes navais especializados em barcos de lazer junto a Capitania dos Portos de São Paulo em Santos. Com isso, espera-se que estes profissionais qualificados possam entregar na Capitania dos Portos em Santos os devidos processos dentro do padrão exigido pela instituição militar, o que deve diminuir o tempo no desenlace dos mesmos. Além disso, Brancante informou também que as escolas náuticas estão criando uma associação da categoria em São Paulo, para assim poder responder oficialmente pelo setor.

O Fórum Náutico Paulista também anunciou outras duas resoluções. A primeira é que as provas para habilitação marítima, que, atualmente, só ocorrem em Santos, estarão disponíveis também em São Paulo, cidade com o maior número de candidatos à carteira de navegação amadora. E, por fim, que, partir de fevereiro, deverá estar implantado em São Paulo o sistema de cadastramento eletrônico da Marinha em Santos, o que deverá contribuir para diminuir as odiadas filas na Capitania em Santos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti