Punição

Por: Redação -
03/06/2015

A classificação da Volvo Ocean Race mudou após o veredito de um júri – formado pela Federação Internacional de Vela (Isaf) que penalizou três equipes durante a disputa da sétima etapa da Volta ao Mundo, entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. Team SCA (Sam Davies / GBR), Dongfeng Race Team (Charles Caudrelier / FRA) e Mapfre (Iker Martínez / ESP) admitiram ter navegado em uma área imprópria no Oceano Atlântico e perderam pontos.

O resultado da decisão muda a tabela de classificação. O vice-líder agora é o Team Brunel com 22 pontos perdidos. O mesmo número do Dongfeng Race Team, que perde nos critérios de desempate. O Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, perdeu um ponto e a quarta colocação para o Team Alvimedica. Ambos têm 27 pontos perdidos. O Team SCA foi penalizado com dois pontos e está em sexto no geral com 43. “Não tivemos vantagens esportivas com isso. Foi um engano da nossa parte”, disse Sam Davies, do Team SCA.

O comandante do Mapfre, Xabi Fernandez, lamentou a decisão. ‘Perder um ponto na atual fase é ruim. Foram muitas horas de sacrifício, trabalho, esforço e riscos. Nós acreditamos que poderia ter outras sanções, como tempo em vez de pontos, para compensar o erro, não alterando a classificação geral”.

As três equipes reconheceram terem cometido as infracções, mas todos disseram que houve uma “confusão” sobre o sistema de separação do tráfego (TSS).

Agora, as equipes precisam se preparar para a oitava etapa, que começa neste domingo (7). Os barcos deixam Lisboa com destino à cidade francesa de Lorient para um percurso 647 milhas náuticas.

Foto Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após 7 anos de proibição, ICMBio libera turismo ecológico com barcos na Ilha dos Lobos

    Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos

    Rio colorido e passeio em geleira: conheça destinos encantadores no Dia Mundial da Água

    Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade