Punição

Por: Redação -
03/06/2015

A classificação da Volvo Ocean Race mudou após o veredito de um júri – formado pela Federação Internacional de Vela (Isaf) que penalizou três equipes durante a disputa da sétima etapa da Volta ao Mundo, entre Newport, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. Team SCA (Sam Davies / GBR), Dongfeng Race Team (Charles Caudrelier / FRA) e Mapfre (Iker Martínez / ESP) admitiram ter navegado em uma área imprópria no Oceano Atlântico e perderam pontos.

O resultado da decisão muda a tabela de classificação. O vice-líder agora é o Team Brunel com 22 pontos perdidos. O mesmo número do Dongfeng Race Team, que perde nos critérios de desempate. O Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, perdeu um ponto e a quarta colocação para o Team Alvimedica. Ambos têm 27 pontos perdidos. O Team SCA foi penalizado com dois pontos e está em sexto no geral com 43. “Não tivemos vantagens esportivas com isso. Foi um engano da nossa parte”, disse Sam Davies, do Team SCA.

O comandante do Mapfre, Xabi Fernandez, lamentou a decisão. ‘Perder um ponto na atual fase é ruim. Foram muitas horas de sacrifício, trabalho, esforço e riscos. Nós acreditamos que poderia ter outras sanções, como tempo em vez de pontos, para compensar o erro, não alterando a classificação geral”.

As três equipes reconheceram terem cometido as infracções, mas todos disseram que houve uma “confusão” sobre o sistema de separação do tráfego (TSS).

Agora, as equipes precisam se preparar para a oitava etapa, que começa neste domingo (7). Os barcos deixam Lisboa com destino à cidade francesa de Lorient para um percurso 647 milhas náuticas.

Foto Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estande da Bahia convida público a conhecer destinos por meio de realidade virtual no Boat Show

    Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores

    Hidea lança no Rio Boat Show motores que podem ser instalados em parelhas

    Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão

    Com 15 modelos, Quadricenter apresenta jets e off-roads para todas as necessidades

    Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show

    Novo jet elétrico da Ventura está no Rio Boat Show com direito a brinde avaliado em mais de R$ 15 mil

    Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória

    Aloha Náutica destaca pontos fortes dos veleiros Excess 14 e Oceanis 51.1 no Rio Boat Show

    Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio