Qual combustível?

Nas regiões litorâneas, fazer passeios em alto mar e possuir uma embarcação é uma realidade de muitos. Mas, ter uma lancha ou barco requer alguns cuidados e, sobretudo, custos. Além da despesa com manutenção e garagem ou marina, também é necessário ficar atento a questões importantes como o abastecimento do veículo, por exemplo. Nesse quesito, surge a dúvida: É melhor abastecer a gasolina ou diesel?
Para começar é preciso identificar o modelo da embarcação. É que de acordo com o tamanho do barco é possível determinar se ele terá um, dois ou mais motores e assim, optar por diesel ou gasolina. De acordo com o empresário José Pinteiro, do estaleiro Ecomariner, as lanchas de passeio até 26 pés, por exemplo, possuem apenas um motor. A vantagem se deve ao fato de ter menor peso a bordo, além da instalação que é mais fácil, pois exige pouca manutenção e é mais barato. Sua principal desvantagem, entretanto, é que só pode ser abastecido com gasolina.
Investir em dois motores, por sua vez, é uma opção bastante usada em lanchas entre 24 e 35 pés. “O ponto alto desse conjunto é a segurança, já que, no caso de pane em um dos motores, o outro segue conduzindo a embarcação, ainda que lentamente”, explica Pinteiro, salientando que outra vantagem é a aceleração, porque tais motores significam mais torque. Os pontos negativos são o maior custo: tanto na compra quanto na manutenção e o consumo, obviamente, maior.
Em relação ao abastecimento, Pinteiro esclarece que o motor que usa diesel é mais pesado e mais caro, porém apresenta melhores resultados por dois fatores: necessitam de menos manutenção e possuem mais vida útil. “O motor a diesel dura em torno de 3000/hora, pelo menos 50% a mais do que o motor a gasolina. Tudo vai depender da utilização e da manutenção adequada”, pontua o empresário, complementando que a potência depende muito do tamanho do barco, pois, quanto mais potente o motor, mais peso ele terá e consequentemente, precisará de mais força para movê-lo.
De fato, motores a diesel são mais econômicos que a gasolina porque um litro de diesel gera mais energia que um litro de gasolina. Além disso, o ciclo de trabalho de um motor a diesel é mais eficiente e isso pode levar a uma redução no consumo de quase 50%. Por outro lado, por trabalhar com altas taxas de compressão, os esforços estruturais no motor a diesel são bem maiores e fazem com que o barco pese mais.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação de estaleiro turco VisionF Yachts teria sido encomendada por empresário do ramo de tecnologia
Bom velhinho atracou no rio Itajaí-Açu, onde recebeu a chave da cidade para as prévias das celebrações de fim de ano
Ex-jogador astro da NFL compartilhou o momento em suas redes sociais no último domingo (26)
Celebração aconteceu na paradisíaca Praia de Carneiros, em Pernambuco, e contou com cerca de 500 convidados
Evento de 4 dias gerou cerca de R$ 30 milhões em negócios. Ao todo, 40 barcos foram vendidos