Qualidade garantida

Por: Redação -
06/04/2016

Na última terça, dia 5, teve início uma nova e importante etapa do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Náutico na Costa Verde, desenvolvido pelo Sebrae/RJ em parceria com a TurisAngra. Com a formação do Comitê Gestor, foi dado o primeiro passo para a implantação do Selo de Qualidade do Turismo Náutico. O Comitê  foi oficialmente instituído, tendo como membros representantes das Associações de Turismo (ATAR) e de Barqueiros de Angra dos Reis (ABAR), Convention Bureau, Sebrae, TurisAngra, Secretaria Estadual de Turismo, Capitania dos Portos e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Ainda em abril, o Selo de Qualidade será apresentado aos empresários.

O Selo visa estimular a competitividade através da melhoria da gestão do negócio e da qualidade nos serviços prestados pelas estabelecidas como transportadoras turísticas, mantendo a qualidade exigida pela legislação vigente e reconhecendo as melhores práticas a partir de critérios pré-estabelecidos. E o comitê gestor vai auxiliar a governança, orientando e monitorando todas as etapas do desenvolvimento do Selo. Os membros tem a missão de validar o processo de auditoria; fazer o direcionamento estratégico da normalização e da avaliação da conformidade no turismo; articular estratégias de capacitação e promoção da qualidade do turismo.

Inicialmente, 20 embarcações poderão se inscrever no processo. Os empresários aderem voluntariamente ao projeto, e para participar, as embarcações devem estar devidamente legalizadas. O Selo é uma certificação de qualidade, não tem caráter de regulamentação ou de fiscalização.  O coordenador regional do Sebrae/RJ na costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, explica que esta é a primeira experiência nacional de reconhecimento voltado ao setor náutico. “Trata-se de um projeto piloto, um modelo que será desenvolvido e aplicado em Angra dos Reis e depois será expandido para todo o Brasil. O Selo vai certificar a qualidade dos serviços prestados por cada embarcação, respeitando suas particularidades. Não significa uma padronização dos serviços”, diz Neto.

O Presidente da TurisAngra, Klauber Valente, destaca que as empresas que conquistarem o Selo terão um diferencial no mercado. “O poder público, através da legislação que normatiza o turismo náutico no município, instituiu o padrão mínimo de qualidade. O Selo prioriza o padrão máximo, onde as melhores práticas recomendadas deverão ser cumpridas, observando a segurança, a boa gestão ambiental, o respeito às normas vigentes, e a excelência no atendimento. Esperamos que os empresários entendam a importância da qualificação dos serviços e invistam neste aprimoramento”, afirma Valente.

Os critérios de avaliação que serão utilizados para o reconhecimento das embarcações que receberão o Selo foram baseados em uma pesquisa de mercado realizada pelo Sebrae no final de 2015. Foram entrevistados 656 turistas e 69 empresários. O turista avaliou a qualidade dos serviços utilizados, enquanto os empresários avaliaram o mercado onde estão inseridos.

Os resultados apontaram os pontos fortes e as deficiências do setor, e serviram de base para a  elaboração dos questionários que serão aplicados por consultores em turismo para avaliação  de cada embarcação inscrita no projeto para obtenção do Selo. A avaliação segue tendência altamente competitiva, pautada em requisitos específicos de desempenho para mensuração da qualidade dos serviços prestados. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi contratada pelo Sebrae para fazer a avaliação de conformidade. O parecer final será encaminhado para o Comitê Gestor, que validará o resultado e concederá o Selo às embarcações.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho