Vela para todos: 1ª regata para jovens e adultos com deficiência visual acontecerá em dezembro, em SP

Iniciativa do Sailing Sense permitirá que velejadores com deficiência visual compitam com apoio de equipes especializadas

Por: Nicole Leslie -
19/10/2025
Foto: Sailing Sense / Divulgação

Uma regata inédita e emocionante promete agitar águas paulistanas no próximo dia 7 de dezembro. A iniciativa do Sailing Sense permitirá que dez velejadores com deficiência visual participem de uma competição à vela, com apoio de equipes especializadas a bordo, em terra e na água. O evento acontecerá no Yacht Club Paulista.

Criado em 2007, o Sailing Sense nasceu da ideia de oferecer experiências náuticas inclusivas para pessoas cegas ou com baixa visão. Até hoje, centenas de participantes já navegaram em veleiros por meio do projeto, que agora dá um passo além: transformar a vivência em competição.

 

A iniciativa foi idealizada por Miguel Olio, a partir de um curso de especialização voltado a educadores que atuam com pessoas com múltiplas deficiências sensoriais e físicas. A ideia é mostrar que a vela também pode ser sentida e não apenas vista.

Foto: Sailing Sense / Divulgação

No dia da regata, dez embarcações estarão disponíveis — uma para cada competidor — acompanhadas de skippers e voluntários. O percurso começará e terminará em frente ao Yacht Club Paulista, com passagem pela Ilha dos Amores.

 

Cerca de 40 voluntários farão parte da operação, divididos entre apoio náutico e logístico, para garantir a segurança e fluidez da prova.


A competição conta com apoio da Confederação Brasileira de Vela, da Federação de Vela do Estado de São Paulo e do próprio Yacht Club Paulista. Além disso, está aberta a novas parcerias e patrocínios para fortalecer o evento e ampliar seu alcance.

 

Quem quiser apoiar a 1ª Regata Acessível pode entrar em contato pelo Instagram @sailingsense. Os patrocinadores terão a oportunidade de velejar às cegas ao lado dos competidores com deficiência visual — uma oportunidade de praticar a empatia e viver uma experiência marcante seja dentro ou fora d’água.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    1400 barcos em águas argentinas: saiba como foi a 49ª Festa Nacional do Surubim

    Tradicional evento argentino reuniu milhares de pessoas e embarcações em programação regada à pesca e cultura

    Nova técnica com pistola de ar comprimido pode revolucionar combate a coral invasor no Brasil

    Estudo mostra que novo método elimina tecido do coral-sol sem risco de regeneração. Tecnologia pode facilitar controle em marinas, cascos e áreas protegidas

    Teste Focker 370 GTX: uma lancha de respeito

    Com navegação rápida, cockpit inteligente e construção certificada, a lancha da Fibrafort mostra por que conquistou os brasileiros

    Qual é a sua desculpa? Jovem cruza rio de barco e encara 40 km para ir à academia

    Awá Pinho, de 18 anos, mora às margens do rio Tapajós (PA) e viralizou nas redes ao mostrar trajeto de quase 2h para ir treinar. Assista!

    1º navio da Marinha com nome feminino vai homenagear pioneira da enfermagem no Brasil

    O Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery” deve entrar em operação no 2º semestre e poderá realizar 500 atendimentos diários em comunidades ribeirinhas