Regata dos barcos rabelos colore as águas do rio Douro e revive tradição portuguesa

Por: Redação -
09/11/2018

Se você já esteve na região do Porto, provavelmente deve ter visto esses belíssimos barcos de vela quadrada e remo longo na popa, chamados rabelos, que colorem o Rio Douro. Se não viu, experimente ir para lá no dia 24 de junho. É quando acontece a Regata dos Barcos Rabelos da Confraria do Vinho do Porto, competição que neste ano reuniu 14 embarcações emblemáticas, medindo entre 19 e 23 metros, cuja história remete à criação daquele que é o símbolo etílico de Portugal.

Muito antes de haver estradas e até ligações ferroviárias, as Quintas produtoras do precioso Vinho do Porto estavam apenas acessíveis através do Rio Douro, no qual corriam os barcos de fundo chato e sem quilha — perfeitos para vencer o pedregoso e incerto leito do rio. Para não sofrer danos durante o transporte até a Vila Nova de Gaia, onde era armazenado, o vinho comum recebia a adição de um destilado de uva de altíssima graduação alcoólica, o brandy. Chegando ao destino, o vinho, que já era bom, apresentou-se melhor ainda. É por isso que se diz que o Vinho do Porto nasceu dentro dos rabelos.

Com a chegada de novos meios de transporte, os rabelos foram ficando de lado, até quase desaparecerem. No fim da década de 1970, só havia quatro exemplares. Foi quando a associação que reúne os produtores do vinho do Porto decidiu patrocinar essa regata, de apenas 3 500 metros. A primeira edição ocorreu há 32 anos, reavivado a história mais genuína do Douro. Desde então, entrou para o calendário da cidade do Porto. Não existiria Vinho do Porto sem os barcos rabelos.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    A história do lendário naufrágio Endurance acaba de virar documentário

    Navio do explorador Ernest Shackleton afundou em 1915, forçando fuga surpreendente da tripulação de 28 homens

    Boat Show de Foz terá expedição de jet por paisagens deslumbrantes do rio Paraná e Lago de Itaipu

    Serão mais de 800 km de trajeto total, passando por cidades como Rosana, Guaíra e Foz do Iguaçu, no Lago de Itaipu

    Em Salvador, Mineirinho Carretas anunciou futuro modelo em alumínio

    Marca comandada por Paulo Fernando esteve presente no Salvador Boat Show com suas carretas e revelou novidade em primeira-mão

    Schaefer 770: conheça o barco de luxo em que Virginia passeou com a família

    Influenciadora navegou por Angra dos Reis (RJ) a bordo de uma lancha do estaleiro catarinense Schaefer Yachts; conheça a embarcação

    Em meio a disputa por herança, megaiate 'Pérola Negra' está disponível para aluguel

    Após falecimento do proprietário, embarcação de 350 pés virou palco de briga judicial e entrou no mercado de charters