Hong Kong: como era o restaurante flutuante que afundou no mar da China

Por: Redação -
22/06/2022

O restaurante flutuante Jumbo, famoso ponto turístico de Hong Kong, afundou no mar da China Meridional no último domingo (19). O estabelecimento, que imitava um palácio imperial chinês, enfrentou condições adversas ao passar pelas Ilhas Xisha. Segundo comunicado da Aberdeen Restaurant Enterprises, não houve nenhum ferido.

 

O Jumbo estava fechado desde 2020, em decorrência das medidas restritivas ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Sua controladora não conseguiu encontrar um novo proprietário e, sem fundos para manter o restaurante, optou por encerrar suas operações.

 

Os habitantes de Hong Kong puderam despedir-se do restaurante na terça-feira (14), quando foi rebocado do Porto de Aberdeen, seu lar por 46 anos.

 

O estabelecimento já recebeu diversos clientes célebres, como a rainha Elizabeth II do Reino Unido, o ator Tom Cruise e o ex-presidente americano Jimmy Carter. Também apareceu em diversos filmes, incluindo um do Jackie Chan e outro da franquia Godzilla.

Como era o restaurante?

O Jumbo era uma estrutura flutuante gigantesca com diversas opções de culinária, a começar pelo Dragon Court, um restaurante requintado localizado no primeiro andar. Seu design interior consistia em um misto de elementos da dinastia Ming e visuais da China contemporânea.

O local ainda contava com uma escola de culinária e três jardins, incluindo um que costumava sediar casamentos e coquetéis. Também possuía um restaurante fast food e uma área voltada à exibição de peças de bronze.

 

No topo, o Roof Deck oferecia um banquete ao ar livre com vista para a metrópole cantonesa. Por último, o Sampan Dining proporcionava aos clientes uma experiência única: um jantar de frutos do mar a bordo de uma sampana, tradicional embarcação chinesa de pequeno porte cujo centro possui uma cobertura de bambu que funciona como abrigo.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti