Hong Kong: como era o restaurante flutuante que afundou no mar da China

Por: Redação -
22/06/2022

O restaurante flutuante Jumbo, famoso ponto turístico de Hong Kong, afundou no mar da China Meridional no último domingo (19). O estabelecimento, que imitava um palácio imperial chinês, enfrentou condições adversas ao passar pelas Ilhas Xisha. Segundo comunicado da Aberdeen Restaurant Enterprises, não houve nenhum ferido.

 

O Jumbo estava fechado desde 2020, em decorrência das medidas restritivas ocasionadas pela pandemia de Covid-19. Sua controladora não conseguiu encontrar um novo proprietário e, sem fundos para manter o restaurante, optou por encerrar suas operações.

 

Os habitantes de Hong Kong puderam despedir-se do restaurante na terça-feira (14), quando foi rebocado do Porto de Aberdeen, seu lar por 46 anos.

 

O estabelecimento já recebeu diversos clientes célebres, como a rainha Elizabeth II do Reino Unido, o ator Tom Cruise e o ex-presidente americano Jimmy Carter. Também apareceu em diversos filmes, incluindo um do Jackie Chan e outro da franquia Godzilla.

Como era o restaurante?

O Jumbo era uma estrutura flutuante gigantesca com diversas opções de culinária, a começar pelo Dragon Court, um restaurante requintado localizado no primeiro andar. Seu design interior consistia em um misto de elementos da dinastia Ming e visuais da China contemporânea.

O local ainda contava com uma escola de culinária e três jardins, incluindo um que costumava sediar casamentos e coquetéis. Também possuía um restaurante fast food e uma área voltada à exibição de peças de bronze.

 

No topo, o Roof Deck oferecia um banquete ao ar livre com vista para a metrópole cantonesa. Por último, o Sampan Dining proporcionava aos clientes uma experiência única: um jantar de frutos do mar a bordo de uma sampana, tradicional embarcação chinesa de pequeno porte cujo centro possui uma cobertura de bambu que funciona como abrigo.

 

Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Após passagem de submarino nuclear dos EUA, Marinha faz monitoramento radiológico no RJ

    Atividade aconteceu na área da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí; amostras estão sendo analisadas para verificar possível vazamento radioativo

    Teste FS 355: um novo padrão de design, luxo e conforto do estaleiro catarinense

    Com visual moderno, cabine sofisticada e acabamento superior, a lancha dá o seu maior espetáculo navegando

    Ingressos do Salvador Boat Show já estão disponíveis. Garanta o seu!

    Primeira edição do salão náutico acontecerá de 6 a 10 de novembro, na Bahia Marina, com mais de 30 barcos em exposição

    “Navio fantasma” desaparecido há 80 anos é encontrado na Califórnia; conheça sua curiosa história

    Embarcação carrega currículo de peso, tendo atuado na 2ª Guerra Mundial ao lado da Marinha dos EUA e da Frota Asiática

    Teste Schaefer V44: uma lancha pronta para conquistar o mundo

    Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva