Ataques de orcas a barcos causam restrições à navegação no noroeste da Espanha


Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica
Área do extremo noroeste da Espanha está com restrições de navegação por causa de uma série de ataques a barcos por Orcas, causando danos aos barcos e gerando temor em torno dos acontecimentos. Como resultado, as autoridades marítimas espanholas proibiram que os barcos de pequeno porte que naveguem em um trecho de quase 60 milhas da costa atlântica do país entre Ferrol e o Cabo Estaca de Bares, na Galiza. Uma série de teorias foram apresentadas para os ataques, mas nenhuma que realmente explique as razões pelas quais os Orcas começaram a atacar os barcos.
Benito Nunez, diretor da Marinha Mercante da área, disse à mídia local: “Nunca esperei ter que proibir a navegação em uma área devido a ataques de Orcas. Também estamos preocupados com a vida marinha; Orcas são espécies protegidas vulneráveis, então faz sentido evitar que tenham contato com humanos”.
Leia Mais
>> Pescadores são cercados por 20 orcas na Praia de Itacimirim, no litoral da Bahia
>> Espanha flexibiliza regulamento sobre atividades náuticas
>> Registro de barcos na Espanha cresce 10%
Até o momento, cerca de 30 ataques foram registrados, principalmente em embarcações de fibra de vidro, e todos na mesma área perto da ponta noroeste da Espanha. Em vários dos incidentes, os lemes foram danificados e isso resultou em uma série de operações de resgate para colocar a tripulação em terra com segurança.
Além dos ataques na ponta noroeste da Espanha, também ocorreram vários ataques na costa sul da Espanha. Em um desses casos, um veleiro de 46 pés tripulado por um neozelandês sofreu um ataque por um grupo de nove orcas no que parecia ser um ataque coordenado. Os Orcas começaram sendo amigáveis, mas depois se tornaram mais agressivas indo para o leme e a quilha. Os danos fazem com que o barco fique fora de controle.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade
Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes
Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial
Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana
Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho