Rio Sena está poluído de novo? Entenda o que adiou o triatlo nas Olimpíadas

Responsáveis pelos Jogos Paris 2024 emitiram um novo comunicado que posterga a competição masculina devido à baixa qualidade das águas

30/07/2024
Foto: Leandro Neumann Ciuffo/ Wikimedia Commons/ Reprodução

Os atletas do triatlo masculino que esperavam competir nesta terça-feira (30) amanheceram com más notícias: a disputa foi adiada para amanhã (31), devido às más condições do Rio Sena, que hospeda a parte aquática do esporte.

Em comunicado, a World Triathlon e os organizadores dos Jogos Paris 2024 informaram que a qualidade da água está abaixo dos limites aceitáveis, em decorrência das fortes chuvas que caíram sobre a cidade na sexta-feira (26) — durante a abertura oficial das Olimpíadas — e no sábado (27).

No domingo (28) e na segunda-feira (29), os treinos no Rio Sena já haviam sido adiados, o que os impediu os triatletas de se familiarizarem com o local da prova.

 

“Paris 2024 e World Triathlon reiteram que a sua prioridade é a saúde dos atletas. Os testes realizados hoje no Sena revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, diz um trecho do comunicado oficial.


A prova masculina foi remarcada para 31 de julho, às 5h45, no horário de Brasília. A disputa feminina segue conforme o calendário anterior, também em 31 de julho, só que às 3h.

Rio Sena está novamente poluído?

No começo do mês, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, cumpriu a promessa de nadar no recém despoluído Rio Sena, contrariando as previsões menos otimistas sobre a qualidade das águas. No entanto, os temporais dos últimos dias foram cruciais para afetar o curso positivo dos acontecimentos.

Foto: Rodrigo Pereira da Silva/ Wikimedia Commons/ Reprodução

Conforme informado pelo site oficial de Paris, que publica as atualizações sobre as medições realizadas, as chuvas fortes fazem com que parte da água não tratada — proveniente do esgoto da cidade — escoe para o rio, levando consigo bactérias capazes de prejudicar a saúde.

 

Os últimos relatórios da Eau de Paris, empresa pública responsável pelo monitoramento da água, mostram níveis perigosos de Escherichia coli (E. coli), bactéria encontrada no intestino de humanos e animais. Algumas cepas podem provocar cólicas abdominais severas, diarreia, sangue nas fezes e vômitos, segundo o Ministério da Saúde brasileiro.

 

Informações oficiais também apontam que “obras de saneamento permitirão limitar a poluição, mas não a eliminar completamente em caso de tempestade intensa”. Outros fatores como temperatura da água, sol e fluxo do rio influenciam na qualidade do Sena.

Estima-se que leva entre 48h e 72h para que a qualidade da água retorne a níveis seguros para banho após despejos resultantes de um episódio de chuva– site oficial da cidade de Paris

A agência francesa de notícias AFP comunicou que os responsáveis pelos Jogos preveem um “plano B”, caso do rio não se recuperar a tempo. Isso envolve adiar as competições de triatlo por alguns dias ou transferi-las para Vaires-sur-Marne, no Rio Marne, a leste de Paris.

 

O triatlo é o primeiro esporte olímpico a ser agendado no Rio Sena. Na próxima semana, estão previstas as provas da maratona aquática nos dias 8 de agosto (feminino) e 9 de agosto (masculino).

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco movido a hidrogênio promete operar por 1 hora com apenas 500 ml de água

    Novidade da sul-coreana K Watercraft foi apresentada na CES 2025, uma das maiores feiras de inovação do mundo

    Ameaçadas pela caça ilegal, tartarugas-de-pente ganham suporte de banco de dados genético

    Ferramenta da WWF ajuda a rastrear produtos de luxo feitos a partir da carapaça do animal até seu ponto de origem, auxiliando ações de proteção à espécie

    Naufrágio de 1941 é encontrado por mergulhadores em Salvador

    Embarcação Belmonte está a 40 metros de profundidade em frente à ilha de Itaparica, na saída da Baía de Todos os Santos

    Sob os comandos de Martine Grael, time brasileiro se prepara para 2ª etapa da SailGP

    Principal competição de barco a vela do mundo acontece nos dias 18 e 19 de janeiro, em Auckland, na Nova Zelândia

    Turistas são multados por invadir área protegida em Noronha para fazer fotos

    Valor das multas pode chegar a R$ 10 mil e foi aplicada pelo ICMBio após denúncia de guia local, que gravou o momento