Campeão olímpico divide tempo no Brasil entre treinos e torcida pelo filho


Robert Scheidt inicia o ano Olímpico, em suas próprias palavras, “energizado” e “muito motivado” para disputar a sétima olimpíada da vitoriosa carreira, em Tóquio, no mês de julho. Com a família no Brasil desde o Natal, ele treinou seis dias em Ilhabela (SP) e segue para Porto Alegre (RS) nesta sexta-feira (3) com dois objetivos. O primeiro é manter o ritmo de preparação na Classe Laser. O segundo é acompanhar o desempenho do filho, Erik, no 48º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, no Veleiros do Sul.
“Minha motivação está muito alta. Tive seis dias de treinos muito bons em Ilhabela, com vento e calor. E Ilhabela é um lugar que traz ótimas energias. Foi na ilha que sempre me preparei para todas as Olimpíadas anteriores e voltar a velejar em Ponta das Canas é especial”, afirma o bicampeão olímpico. No Rio Grande do Sul, o velejador espera que o clima continue quente e o vento a seu favor.
“A raia em Porto Alegre normalmente tem bons ventos e tempo quente nessa época do ano. Vai ser bom tanto para a preparação física como técnica, especialmente para acostumar o corpo a velejar no calor, pois é o que devo encontrar na Austrália, em fevereiro, e no Japão, em julho”, explica, se referindo ao Campeonato Mundial de Laser e aos Jogos Olímpicos, respectivamente. Scheidt não irá para a água sozinho. Treinará ao lado de jovens atletas locais. “Vou dividir a raia com atletas muito bons e em ascensão e isso será ótimo, além do fator horas no barco, que é fundamental”, garante.
Contudo, o jovem velejador que merecerá toda a atenção do maior medalhista olímpico da história do Brasil, com cinco pódios, é Erik Scheidt. Com dez anos de idade, o filho mais velho de Robert e que mora com o pai, a mãe e o irmão caçula na Itália, disputa seu segundo Campeonato Brasileiro. Ano passado, em Ilhabela, ele conquistou o título nacional entre os estreantes. Agora, sobe de categoria e encara um novo desafio, enfrentando os garotos mais velhos e experientes na categoria veteranos.


LEIA TAMBÉM
São esperados 240 velejadores de nove estados para o 48º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist. Na categoria de veteranos, a programação começou neste sábado (4), com as confirmações de inscrições e verificação de equipamentos. As medições serão abertas a todos no primeiro dia. Mas ao longo do domingo (5) e segunda (6), o local tem agendamento dividido por estados. As disputas no Veleiros do Sul começam na terça-feira (7) e seguem até o dia 14. Estão programadas 12 regatas, com três por dia, podendo ter mais uma extra.
Robert Scheidt analisou a temporada em que garantiu vaga para disputar a sétima Olimpíada, recorde entre os atletas brasileiros. “2019 marcou meu retorno à classe Laser após quase três anos ausente, desde os Jogos do Rio/2016. Foi um período de readaptação para as novas técnicas, nova geração e nova mastreação, já que agora mastro e vela são diferentes. Cumpri o objetivo principal que foi fazer o índice para Tóquio, mas é o momento de buscar evolução nesse início de 2020. Vou trabalhar para voltar a velejar entre os tops, melhorando meu nível, ao mesmo tempo que administro a carga de trabalho. Preciso ajustar o volume de treino para evitar lesões que me farão perder tempo na água até os Jogos e aprender a superar as dificuldades em competir com mais idade contra atletas que são, em média, 20 anos mais jovens”, completa.
Scheidt fez história ao garantir índice para os Jogos de Tóquio/2020 com o 12° lugar no Campeonato Mundial da Classe Laser, em Sakaiminato, no Japão, dia 9 de julho de 2019. Contudo, ainda precisa esperar a convocação final para a delegação brasileira. De acordo com o critério da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ele só perde a vaga se outro atleta do Brasil subir ao pódio no Mundial da Laser em 2020, que será entre 9 e 16 de fevereiro, em Sandringham, na Austrália.
Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
NÁUTICA acompanha os destaques do segundo dia do evento direto do São Paulo Expo
Iate de 25 metros traduz proposta do estaleiro de criar projetos sob medida para o uso brasileiro; marca também apresenta a 640 HDF e anuncia Casa Intermarine
Marca italiana escolheu o salão para adiantar detalhes do Azimut Grande 30M, iate em fabricação em Itajaí (SC) com previsão de lançamento em 2028
O São Paulo Boat Show 2026 teve início nesta quinta-feira (24) e já apresentou novidades ao público. Um dos destaques do primeiro dia foi o lançamento da lancha Focker 288 GTS, novo barco da Fibrafort e segundo modelo da linha Explorer da fabricante.
Motorização
A Focker 288 GTS pode receber diferentes configurações de motorização. Nas versões centro-rabeta, as opções vão de 300 hp a 350 hp. Já com motores de popa, o modelo pode ser equipado com um motor de 300 hp ou 350 hp, ou dois motores de 200 hp. Em desempenho, a embarcação registra velocidade de cruzeiro de 29 mph, com consumo médio de 55 litros por hora, e pode atingir velocidade máxima de 37 mph.Principais características da Focker 288 GTS
Segundo Danilo Fontana, diretor de operações da Fibrafort, três características se destacam no novo modelo: a robustez dos estofamentos, a plataforma de popa, apontada pela fabricante como a maior da categoria, e a estrutura do T-top, que contribui para o espaço e o pé-direito a bordo. O executivo também destacou o espaço gourmet, desenvolvido para ampliar as possibilidades de convivência. “É um item muito solicitado pelos nossos clientes, para que essa área não seja apenas um espaço gourmet, mas também tenha um banco onde as pessoas possam conviver”, explicou. [caption id="attachment_209858" align="alignnone" width="920"]

Linha Explorer da Fibrafort
A Focker 288 GTS é o segundo modelo da linha Explorer da Fibrafort, que também conta com a Focker 355 GTS. Apesar de pertencerem à mesma família, as embarcações apresentam propostas diferentes.A 288 é para um convívio mais de exploração, de day use, com pequenos trajetos e mais esportes náuticos, como mergulho. Já a 355 é para uma exploração em uma ilha com amigos e familiares, um churrasco a bordo ou uma outra gastronomia, com uma pegada também para o pernoite - explicou FontanaDe acordo com o diretor, enquanto a 288 GTS aposta em uma proposta mais esportiva e voltada ao uso durante o dia, a 355 GTS oferece cabine maior e banheiro individual, características que ampliam as possibilidades de permanência a bordo e permitem, por exemplo, passar um fim de semana na embarcação.
São Paulo Boat Show 2026
O maior salão náutico da América Latina leva seus visitantes para uma verdadeira imersão no universo das águas. Mais de 170 embarcações, passando por botes, lanchas e jets, tomam conta do pavilhão do São Paulo Expo e podem ser vistas de perto. [caption id="attachment_207151" align="alignnone" width="920"]

Anote aí!
SÃO PAULO BOAT SHOW 2026 Quando: de 24 a 29 de setembro de 2026 Onde: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP) Horário: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último dia, encerramento às 21h Mais informações: no site do evento Ingressos: site oficial de vendasNovidade torna-se a maior embarcação da história do estaleiro pernambucano, que apresentou a lancha em coquetel especial; evento segue até dia 29




