Robert Scheidt destaca importância da Semana de Vela de Ilhabela

O medalhista olímpico estará no evento, que acontece na cidade do litoral norte paulista de 22 a 29 de julho

Por: Redação -
11/07/2023
Robert Scheidt. Foto: Fred Hoffmann / Reprodução

Maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios (duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze), o velejador Robert Scheidt estará na histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI). Mais de 120 barcos são aguardados no evento, que acontece de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

O velejador paulista participa do evento desde a década de 1980, quando ainda corria na Semana de Monotipos na classe Optimist.

 

Scheidt já disputou várias vezes a SIVI, onde ele fez sua estreia velejando no oceano, em 1982. O atleta venceu o torneio em duas oportunidades: em 2011 e em 2022.

Marco Mendéz/ Sail Station/ Divulgação

No ano passado, o atleta foi convidado para ser a figura principal no Caballo Loco, barco de Mauro Dottori, campeão da classe C30.

É o evento mais importante de vela oceânica da América Latina, sem dúvida nenhuma. É tradicional e muito importante, pois junta toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial – Robert Scheidt

A SIVI é disputada em condições diversas e os percursos são montados dentro do Canal de São Sebastião, em alto-mar e provas de longa distância, como a Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil, que abre o calendário da edição 2023, no dia 23 de julho.


Para Robert Scheidt, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela é fundamental para a formação de velejadores no país pois “oferece a oportunidade dos jovens entrarem nesse mundo dos barcos grandes”, comenta.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.

Saco da Capela. Foto: Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks terá papo sobre a história dos jets com Renan Macedo

    Fundador da Usina do Jet ainda falará sobre o avanço das corridas e expedições a bordo da embarcação; palestra acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Danimar leva scooter aquática e modelos off road ao Rio Boat Show 2024

    Concessionária oficial de marcas como Segway, empresa também apresentará UTV e quadriciclo ao público do evento náutico

    André Homem de Mello recorda histórica volta ao mundo a vela no NÁUTICA Talks

    Primeiro brasileiro a alcançar o feito em solitário e sem escalas integra agenda recheada do Rio Boat Show 2024

    Fernando Moraes conduz mergulho pelas ilhas brasileiras no NÁUTICA Talks

    Biólogo marinho trará à tona detalhes sobre biodiversidade e história de locais emblemáticos durante o Rio Boat Show 2024

    Prós e contras do envelopamento náutico serão discutidos com Pedro Dias no NÁUTICA Talks

    Especialista em adesivagem náutica, "Pedrinho" vai conduzir bate-papo na série de palestras do Rio Boat Show 2024