Como saber se o rotor da bomba d’água do motor está funcionando bem? Náutica responde!

A falha do rotor pode levar o motor a superaquecer rapidamente e ter danos graves

Por: Redação -
30/12/2025
Foto: Astrakanimages / Envato

Também conhecido como impeller, o rotor da bomba d’água é uma das peças mais importantes do sistema de arrefecimento de um motor de popa, centro-rabeta ou de centro. Tanto é que, se ele falhar, o motor pode superaquecer rapidamente e ter danos graves. Sendo assim, é de suma importância saber como verificar se essa peça está funcionando bem.

Antes de mais nada, é preciso conseguir identificar o rotor e entender como ele funciona. Trata-se de uma peça circular de borracha, com várias pás. Ela fica instalada dentro da bomba d’água do motor — geralmente ao pé do equipamento (no caso dos motores de popa).

Foto: Divulgação

O rotor é responsável por puxar a água do mar e empurrá-la para dentro do sistema de refrigeração. Ou seja, é ele o encarregado de fazer a água circular pelo motor para manter a temperatura ideal e evitar superaquecimento.

 

Logo, se o rotor falhar, o motor pode superaquecer rapidamente, causando danos graves a embarcação, como empenamento de cabeçote, travamento do motor e quebra de peças internas.

Como saber se o rotor da bomba d’água do motor está funcionando direito?

Dá para notar isso por meio do relógio que indica a pressão da água de refrigeração do motor. Se a pressão cair sem que haja redução no giro do motor, provavelmente o rotor está trabalhando “a seco”, ou seja, sem a necessária refrigeração e, por isso, fatalmente irá superaquecer.

 

Já nos motores de popa, há um esguicho de água na parte traseira que indica se o rotor está funcionando bem — mas o melhor, mesmo, é verificar periodicamente a temperatura da superfície do cabeçote.


Faça o seguinte: molhe a ponta do dedo e encoste-a nela; se mesmo depois de horas de funcionamento do motor você conseguir ficar cerca de dois segundos em contato com a superfície acima do cabeçote, isso significa que a temperatura está correta e o rotor, nos trinques.

 

O rotor deve ser revisado e trocado periodicamente, geralmente uma vez por ano ou antes, se o barco é usado em água salgada ou fica muito tempo parado.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vem aí! Ross Mariner revela detalhes da nova SLR340 Legend à NÁUTICA

    Modelo de 34 pés estreia nova categoria no portfólio do estaleiro e aposta em sofisticação com DNA esportivo

    Donzela-real: peixe invasor chega ao litoral paulista e ameaça espécies nativas

    Espécie costuma formar grandes cardumes e tem como característica sua agressividade territorial

    Seguro DPEM, documentos digitais e mais: veja as principais mudanças das normas 211 e 212

    Atualizações foram divulgadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil (MB) ao final de janeiro

    SailGP 2026: time brasileiro disputa segunda etapa neste final de semana

    Competição ocorrerá nas águas de Auckland, na Nova Zelândia, nos dias 13 e 14 de fevereiro; brasileira Marina Arndt se juntará ao time

    Conheça destinos náuticos para aproveitar o Carnaval no Brasil

    Feriado famoso por festas e euforia também pode ser aproveitado na calmaria das águas — confira dicas!