Rumo a Portugal

Por: Redação -
18/05/2015

A sétima etapa da Volvo Ocean Race marca a volta da flotilha à Europa e a regata está cada vez mais próxima de sua conclusão. As equipes já velejaram cerca de 90% das milhas totais da Volta ao Mundo, mas ainda há 1/3 dos pontos em disputa. Por isso, as tripulações não podem errar na reta final. Uma quebra ou um erro de estratégia – por menor que elas sejam – pode custar pontos decisivos. “Obviamente vamos ficar perto do Dongfeng Race Team”, disse Ian Walker, comandante do Abu Dhabi Ocean Racing, líder do evento. O barco árabe tem seis pontos de vantagem para o veleiro chinês na classificação geral.

O Dongfeng corre atrás do prejuízo! Depois de ter o mastro quebrado na quinta etapa, a equipe já se recuperou vencendo a perna anterior e quer tirar mais pontos. “A gente sabe que será bem difícil pegar o Abu Dhabi, mas não podemos esquecer dos que estão logo atrás no pódio. A pressão será maior, é claro, pois se a gente ganhar e eles (Abu Dhabi) chegarem em último fica tudo igual. Vamos ver o que vai ocorrer”, contou Charles Caudrelier, comandante do Dongfeng. “As primeiras 24 horas serão lentas e complicadas, a tripulação vai estar ocupada e concentrada”.

Em terceiro na tabela está o Team Brunel, seguido por Team Alvimedica e Mapfre, que estão empatados. Para o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, é hora de acelerar com o Mapfre. “Nosso objetivo é terminar no pódio e para isso é preciso fazer uma boa regata do começo ao fim”.

A largada deste domingo (17) teve vento médio e quase ninguém se desgarrou. Mais emoção está por vir. “Pouco vento nos espera nas primeiras 24 horas da sétima etapa. Precisamos ter atenção com saída do porto de Newport por causa do número de navios nessa região. O primeiro dia será lento até entrar no vento”, resumiu André ‘Bochecha’ Fonseca, do Mapfre.

A etapa transatlântica deve durar de seis a 10 dias. Os barcos precisam lidar bem com as correntes do golfo, os icebergs e evitar acidentes fatais, como o ocorrido em 2005-06 com o holandês Hans Horrevoets.

Foto: Ainhoa Sanchez / Volvo Ocean Race

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do maior salão náutico da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias

    Filmagem de primeiras ondas de tsunami na Tailândia viraliza 20 anos após desastre

    De férias no local, homem filmou, sem saber, o início do fenômeno de 2004; assista ao vídeo

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show do ano 2000

    Terceira edição do evento teve de lancha sendo construída ao vivo a tanque de mergulho de 5 m de profundidade

    Com propulsão eólica, Airbus terá frotas marítimas contra emissões de dióxido de carbono

    Gigante da indústria aeroespacial terá velas rotativas e motores biocombustíveis; entenda