Inconformados com restrições à atividade, pescadores fecham o Saco da Ribeira, no litoral paulista

29/07/2019

Sinônimo de atividade náutica em Ubatuba — porto natural de águas calmas, com marinas, garagens náuticas, clubes, além da maior concentração de embarcações de lazer na região — o Saco da Ribeira, em Sao Paulo, é um daqueles lugares que fluem sem parar, num entra e sai permanente.

É ponto de partida de lanchas, escunas, veleiros para pescarias e passeios pelas ilhas Anchieta, das Couves, do Prumirim e do Mar Virado, entre outras atrações. Vai daí que não pode parar. Mas, neste sábado (27), pescadores decidiram fechar não apenas o Saco da Ribeira como a BR 101 (Rio-Santos), que dá acesso até ele.

Por algumas horas, ninguém entrava ou saia. Tudo porque, a partir de uma negociação com a ong APA, de defesa do meio ambiente, os órgãos públicos (Prefeituras e Estado) decidiram proibir a pesca entre Ilhabela e Joatinga. O problema é que os pescadores (semi-artesanais) da região não têm tecnologia nem ferramentas para pescar em águas profundas, onde atuam os grandes pesqueiros. Suas atividades (pesca de camarão, lula, peixes e ostras) se limitam a uma área grande próxima à costa.

“Já era uma área parcialmente preservada. Eles ampliaram o perímetro inteiro. Agora, não temos alternativa”, afirmam os pescadores, que, em resumo, travam uma briga complicada com os ambientalistas.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”

    Mergulhadora fez raro registro do acasalamento de cavalos-marinhos-barrigudos, quando a fêmea transfere seus óvulos para o macho. Assista!

    200 mil barris radioativos afundados no oceano ao longo de 40 anos serão analisados

    Missão NODSSUM será a 1ª investigação científica em larga escala a estudar os efeitos dos dejetos lançados ao mar

    Brasil prevê alta na exportação de barcos em 2025, com EUA como principal destino

    Dados da Receita Federal e do ComexStat ainda apontam crescimento nas exportações para países como Austrália e França

    Conheça a história do Rio Finke, considerado o mais antigo do mundo

    Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos

    Kate Middleton se desculpa após vencer Princípe William em regata e vídeo viraliza; veja

    Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois