Saiba como foi o fim de semana de competição da Copa Mitsubishi de Vela

O campeonato chegou a sua 3ª etapa neste fim de semana em Ilhabela

Por: Redação -
10/10/2022

Duas regatas no extremo norte do Canal de São Sebastião marcaram a abertura da 3ª etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela neste sábado, 8 de outubro, em Ilhabela.

 

A competição tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio da Mitsubishi Motors.

Ventos constantes e intensos, na casa dos 15 a 17 nós, propiciaram duas regatas barla-sota bastante disputadas para todas as classes participantes.

Na ORC, a primeira regata do dia foi vencida pelo Autostar BMW King, de Fabio Cotrim, seguido do Xamã Matrix, de Sérgio Klepacz, e com o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, em terceiro.

Já na segunda, o Rudá Blue Seal, de Mário Martinez, foi o vencedor, seguido do 4Z Phytoervas e com o King em terceiro.

Na RGS, o dia foi do Kameha Meha, de Gabriel Borgstrom, que venceu as duas regatas. Na segunda e terceira colocações, alternância entre o Zeus, de Paulo F. M. Moura, e o Sossegado, de Marco Hidalgo. Cada um fez um segundo e um terceiro lugares.

 

Na HPE25, apenas duas equipes disputaram as regatas, pois muitas embarcações já estão a caminho do Campeonato Brasileiro da Classe, na Bahia.

O Zoom, que tem a bordo os tradicionais tripulantes do Ginga, comandados por Breno Chvaicer, venceu as duas regatas, seguido do Conquest EMS, de Daniel Hilsdorf. Finalmente na C30, a mesma colocação nas duas regatas.

 

Caballo Loco, de Mauro Dottori, foi o primeiro, seguido do Kairós, da Alessandro Penido, e com o Caiçara, de Marco Cesar, em terceiro.

Assim como na tarde de sábado, o vento leste que soprou na região de Ilhabela permitiu duas regatas no extremo norte do Canal de São Sebastião, dando continuidade à Copa Mitsubishi na tarde de domingo (9).

 

Foram as duas últimas regatas válidas para o Campeonato Paulista de Vela de Oceano, que teve etapas em Ubatuba, Santos e Ilhabela.

O Autostar BMW King, de Fabio Cotrim, foi o vencedor do Campeonato Paulista na classe ORC Gold, seguido do Phoenix, de Eduardo Souza Ramos e do Inaê Amstel Ultra, de Bayard Umbuzeiro.

 

Na ORC Silver, o vencedor foi o Asbar IV, de Jonas de Barros Penteado, com o Bruschetta, de Evandro Csordas, em segundo e o Bravo, de Jorge Berdasco, na terceira colocação.

No paulista de RGS, divisão A, o Sossegado, de Marco Hidalgo, foi o campeão, seguido do Bijupirá/Capemisa, de Caio Dias, e com o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, em terceiro.

 

Na divisão B da RGS, Fantasma, de Marcelo Polôno, Iguinho de Mamãe, de Raimundo Ceará, e Super Bakanna, de Alexandre Dangas, foram os três primeiros.

 

Finalmente, na divisão C, Cooperação, de Thiago Santana, Aloha, de Renato Nonno, e Candão, de Francisco Martinez, terminaram o campeonato nas três primeiras colocações.

 

Pontuação

A 3ª etapa da Copa Mitsubishi fechou o primeiro final de semana com o Zoom, de Breno Chvaicer, registrando 5 pontos acumulados na classe HPE — 2 pontos a frente do segundo colocado, o Conquest EMS, de Daniel Hilsdorf.

 

O Caballo Loco, de Mauro Dottori, lidera a etapa, com 5 pontos acumulados. Em segundo, com 9 pontos, o Kairós, de Alessandro Penido e com 10, o Caiçara, de Marco Cesar, na terceira colocação.

Na ORC, o Rudá Blue Seal, de Mario Mertinez, encerra o primeiro final de semana na liderança, com 13 pontos em quatro regatas — mesma pontuação do King e do 4z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, segundo e terceiro colocados.

 

Na classe RGS A, quem assumiu a liderança foi o Zeus, de Paulo F Moura, que venceu as duas regatas de domingo e acumula 7 pontos no total. Em segundo, o Sossegado, de Marco Hidalgo, com 10. Com 14 pontos acumulados, o Kameha Meha vem em terceiro.

Fotos: Aline Bassi

 

O Brazuka, de Rubens Bueno, é o primeiro da RGS C, com 25 pontos. Com 31, o Sextante, de Thomas Shaw, vem em segundo, com o Cooperação, de Thiago Santana, em terceiro, somando 34 pontos.

 

A 3ª etapa da Copa Mitsubishi termina no próximo final de semana, dias 15 e 16 de outubro, com a continuidade das regatas para todas as classes e também as regatas especiais das classes Bico de Proa e Duplas, com a premiação geral da etapa no domingo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine