Saiba como foi o fim de semana de competição da Copa Mitsubishi de Vela

O campeonato chegou a sua 3ª etapa neste fim de semana em Ilhabela

Por: Redação -
10/10/2022

Duas regatas no extremo norte do Canal de São Sebastião marcaram a abertura da 3ª etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela neste sábado, 8 de outubro, em Ilhabela.

 

A competição tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio da Mitsubishi Motors.

Ventos constantes e intensos, na casa dos 15 a 17 nós, propiciaram duas regatas barla-sota bastante disputadas para todas as classes participantes.

Na ORC, a primeira regata do dia foi vencida pelo Autostar BMW King, de Fabio Cotrim, seguido do Xamã Matrix, de Sérgio Klepacz, e com o 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, em terceiro.

Já na segunda, o Rudá Blue Seal, de Mário Martinez, foi o vencedor, seguido do 4Z Phytoervas e com o King em terceiro.

Na RGS, o dia foi do Kameha Meha, de Gabriel Borgstrom, que venceu as duas regatas. Na segunda e terceira colocações, alternância entre o Zeus, de Paulo F. M. Moura, e o Sossegado, de Marco Hidalgo. Cada um fez um segundo e um terceiro lugares.

 

Na HPE25, apenas duas equipes disputaram as regatas, pois muitas embarcações já estão a caminho do Campeonato Brasileiro da Classe, na Bahia.

O Zoom, que tem a bordo os tradicionais tripulantes do Ginga, comandados por Breno Chvaicer, venceu as duas regatas, seguido do Conquest EMS, de Daniel Hilsdorf. Finalmente na C30, a mesma colocação nas duas regatas.

 

Caballo Loco, de Mauro Dottori, foi o primeiro, seguido do Kairós, da Alessandro Penido, e com o Caiçara, de Marco Cesar, em terceiro.

Assim como na tarde de sábado, o vento leste que soprou na região de Ilhabela permitiu duas regatas no extremo norte do Canal de São Sebastião, dando continuidade à Copa Mitsubishi na tarde de domingo (9).

 

Foram as duas últimas regatas válidas para o Campeonato Paulista de Vela de Oceano, que teve etapas em Ubatuba, Santos e Ilhabela.

O Autostar BMW King, de Fabio Cotrim, foi o vencedor do Campeonato Paulista na classe ORC Gold, seguido do Phoenix, de Eduardo Souza Ramos e do Inaê Amstel Ultra, de Bayard Umbuzeiro.

 

Na ORC Silver, o vencedor foi o Asbar IV, de Jonas de Barros Penteado, com o Bruschetta, de Evandro Csordas, em segundo e o Bravo, de Jorge Berdasco, na terceira colocação.

No paulista de RGS, divisão A, o Sossegado, de Marco Hidalgo, foi o campeão, seguido do Bijupirá/Capemisa, de Caio Dias, e com o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, em terceiro.

 

Na divisão B da RGS, Fantasma, de Marcelo Polôno, Iguinho de Mamãe, de Raimundo Ceará, e Super Bakanna, de Alexandre Dangas, foram os três primeiros.

 

Finalmente, na divisão C, Cooperação, de Thiago Santana, Aloha, de Renato Nonno, e Candão, de Francisco Martinez, terminaram o campeonato nas três primeiras colocações.

 

Pontuação

A 3ª etapa da Copa Mitsubishi fechou o primeiro final de semana com o Zoom, de Breno Chvaicer, registrando 5 pontos acumulados na classe HPE — 2 pontos a frente do segundo colocado, o Conquest EMS, de Daniel Hilsdorf.

 

O Caballo Loco, de Mauro Dottori, lidera a etapa, com 5 pontos acumulados. Em segundo, com 9 pontos, o Kairós, de Alessandro Penido e com 10, o Caiçara, de Marco Cesar, na terceira colocação.

Na ORC, o Rudá Blue Seal, de Mario Mertinez, encerra o primeiro final de semana na liderança, com 13 pontos em quatro regatas — mesma pontuação do King e do 4z Phytoervas, de Marcelo Bellotti, segundo e terceiro colocados.

 

Na classe RGS A, quem assumiu a liderança foi o Zeus, de Paulo F Moura, que venceu as duas regatas de domingo e acumula 7 pontos no total. Em segundo, o Sossegado, de Marco Hidalgo, com 10. Com 14 pontos acumulados, o Kameha Meha vem em terceiro.

Fotos: Aline Bassi

 

O Brazuka, de Rubens Bueno, é o primeiro da RGS C, com 25 pontos. Com 31, o Sextante, de Thomas Shaw, vem em segundo, com o Cooperação, de Thiago Santana, em terceiro, somando 34 pontos.

 

A 3ª etapa da Copa Mitsubishi termina no próximo final de semana, dias 15 e 16 de outubro, com a continuidade das regatas para todas as classes e também as regatas especiais das classes Bico de Proa e Duplas, com a premiação geral da etapa no domingo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024