No Salvador Boat Show, Marinha do Brasil falou sobre sua atuação na Bahia
Visitantes puderam conferir maquetes de embarcações atuantes na patrulha naval; veja fotos
A Marinha do Brasil marcou presença no 1º Salvador Boat Show, que terminou neste domingo (10), na Bahia Marina. O primeiro-sargento Ítalo foi um dos oficiais presentes no estande da entidade. Por lá, ele falou sobre a atuação da Marinha na Bahia, assim como tirou dúvidas da comunidade náutica — com direito a maquetes de embarcações utilizadas na patrulha naval.
Pessoas com baixa visão velejaram na Baía de Todos-os-Santos
Salvador Boat Show: Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA nos últimos dias de evento
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
De acordo com o primeiro-sargento, a Marinha tem a função de preservar a vida das pessoas e atuar no combate à poluição. “Nossa finalidade seria a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica”, explicou.
Além disso, com as lanchas de patrulha, a entidade também faz a fiscalização de embarcações. “A gente se aproxima, faz abordagem, se apresenta e cobra a documentação do barco e habilitação”, disse.
Feito isso, eles conferem os dados dos tripulantes e o material de segurança e salvatagem (conjunto de medidas tomadas para resgatar ou manter a vida das pessoas em situação de emergência). “Se estiver tudo certo com a embarcação, ela é liberada. Caso contrário, ela é notificada para prestar esclarecimentos, podendo até ser autuada posteriormente para manter a segurança no mar”, falou.
Tudo isso é feito a bordo de embarcações como a Corveta Caboclo, um tipo de navio de guerra de escolta. A embarcação fica sediada na Base Naval de Aratu, na península do Paripe, em Salvador. Mas, uma maquete do navio estava disponível no estande para os visitantes conferirem.
A Corveta Caboclo faz patrulha naval e reboque– disse Ítalo
Outra maquete disponível no estande da Marinha do Brasil no Salvador Boat Show, o primeiro 100% sobre as águas, foi a de um modelo de lancha também usado na fiscalização marítima. Segundo o primeiro-sargento, a embarcação é usada para o serviço de polícia administrativa.
1º Salvador Boat Show
O Salvador Boat Show chegou em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estiveram na capital baiana.
Visitantes tiveram a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresentou experiências exclusivas e um mar de oportunidades.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades