Marinha do Brasil realiza exposição no maior aquário de água doce do mundo
No Bioparque Pantanal, em Mato Grosso do Sul, apresentação conta com peças históricas e itens utilizados em missões


A Marinha do Brasil está em exposição no Bioparque Pantanal — o maior circuito de aquários de água doce do mundo — , na capital do Mato Grosso do Sul. Com peças históricas à mostra, a apresentação conta com itens utilizados nas atividades marinheiras e informações sobre como ingressar na Força.
Passeio guiado de jet: conheça o novo modal de negócios e turismo aprovado pela Marinha
Marinha lança primeira navio de guerra do Programa Fragatas Classe Tamandaré, em Itajaí
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Fruto de uma parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, o evento tem como objetivo realizar um intercâmbio técnico-científico, educacional e cultural, além de conscientizar sobre a importância das águas interiores e da Amazônia Azul para o Brasil.


Com uma área de 21 mil metros quadrados, o Bioparque Pantanal recebe mais de 1.600 visitantes diariamente, promovendo a inclusão e acessibilidade. Além disso, a exposição conta com interação do público, que pode tocar e tirar fotos com os itens históricos.
Nossos visitantes ficam felizes ao usar acessórios de marinheiros, pegar no timão, no telégrafo, e se sentirem como Comandantes de navios. Tudo isso contribui para o nosso trabalho de acessibilidade– Beatriz Lunardi, Coordenadora de Acessibilidade do Bioparque


Segundo o Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes, a apresentação visa sensibilizar os visitantes sobre as “riquezas ligadas à ciência, economia e meio ambiente, além de reforçar a importância da preservação dos patrimônios do Brasil”.


Além de destacar as águas interiores e da Amazônia Azul, a exposição, que estreou em julho de 2023, é coordenada pelo 6º Distrito Naval e pretende destacar a atuação da Marinha do Brasil para o progresso do país.


O complexo de aquários do Bioparque Pantanal, inaugurado em março de 2022, já teve visitas de todos os estados brasileiros, além de receber turistas de 129 países. No total, o local já recebeu cerca de 920 mil visitantes — considerando os dados até a primeira quinzena de setembro.
O espaço é dedicado à promoção da educação ambiental, pesquisa, conservação, inovação, inclusão, lazer e cultura. Segundo o Bioparque, o local abriga 5 milhões de litros de água e 407 espécies de animais, além de 239 tanques.
Parceria em duas frentes
Além da exposição, o Bioparque Pantanal e a Marinha do Brasil firmaram uma parceria que facilita expedições de pesquisa científica no Pantanal, com apoio logístico da MB para a coleta de dados e conservação da biodiversidade local. A colaboração tem como objetivo viabilizar ações e projetos técnicos, científicos, tecnológicos, educacionais e sociais na região.


“Partilhamos do lema ‘Conhecer para conservar’, onde buscamos, por meio de trabalho em campo, coletar o maior número de informações para subsidiar os trabalhos de pesquisa, conservação e bem-estar animal realizados no Bioparque”, explicou Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois nomes abrem o ciclo de bate-papos na 26ª edição do salão náutico carioca
Modelos de até 30 pés são ideais para quem busca contar as primeiras milhas no mar. Conheça os barcos
Já em sua 26ª edição, salão náutico começa neste sábado (26) e segue até 4 de maio, na Marina da Glória
Salão náutico reúne atrações como passeios a vela, mergulho e palestras, além de serviços da Marinha; veja lista
Salão náutico movimenta as águas da Marina da Glória até dia 4 de maio. Acompanhe a NÁUTICA e fique por dentro de tudo