Salvador cria Secretaria Especial do Mar para fortalecer e impulsionar economia náutica
Anúncio foi feito na última segunda-feira (10), pelo prefeito Bruno Reis. Pasta será comandada por Andrea Mendonça


Abrigando a segunda maior baía do mundo — a Baía de Todos-os-Santos — Salvador acaba de ganhar a Secretaria Especial do Mar, com o objetivo de impulsionar a economia náutica na região. Vale destacar que a cidade que recebe o Salvador Boat Show ainda detém a orla mais extensa entre as capitais do Brasil, com 64 km.
Edição 393 da Revista NÁUTICA já está disponível nas bancas e no app
Pilotar jet em 1 dia? Como funciona o Motonauta Especial
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O anúncio foi feito por Bruno Reis, prefeito da capital baiana, na última segunda-feira (10). Andrea Mendonça, que já foi secretária de Cultura e Turismo do estado, estará à frente da pasta.
“Uma das primeiras medidas que ela sugeriu que nós implantássemos [ainda à frente da Secult] foi o Comitê Náutico, que aprovou uma série de ações de infraestrutura turística”, ressaltou o prefeito.


O mar não é apenas um símbolo da cultura e do turismo soteropolitanos. Ele é, acima de tudo, uma fonte inesgotável de oportunidades, gerador de empregos e de receitas– destacou Andrea Mendonça
A pasta abre espaço para que a capital baiana planeje e execute ações de desenvolvimento no setor. Para isso, Andrea Mendonça afirmou que uma de suas iniciativas será ampliar o número de eventos internacionais náuticos na cidade.
Em 2024, a capital recebeu a 1ª edição do Salvador Boat Show. O evento, que durou 5 dias na Bahia Marina, sobre as águas da Baía de Todos-os-Santos, se consolidou como o maior do Nordeste, vendeu mais de 20 embarcações, atraiu público qualificado e gerou negócios significativos para o setor.


Já em 2023, Salvador inaugurou o Serviço de Atendimento ao Capitão, conhecido como SAC Náutico. Trata-se de um serviço pensado para centralizar e agilizar processos burocráticos que envolvem embarcações e atividades náuticas na região. A iniciativa foi uma das destacadas por Bruno Reis durante a cerimônia.


Para ele, o serviço “facilitou a vida de todos que trabalham nesse segmento, em especial das diversas embarcações que chegam a Salvador”
Nós entendemos que podemos mais, podemos ir além. Na nossa cidade, o setor de serviços é o principal empregador e, dentro do setor de serviços, é o turismo– explicou o prefeito
A titular da Secretaria Especial do Mar ainda prometeu uma atuação transversal, com grande interlocução tanto com outras pastas quanto com outros municípios da Baía de Todos os Santos, como a prefeitura de Vera Cruz, com a qual o diálogo já foi iniciado.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade
Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial
Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio