Salvador cria Secretaria Especial do Mar para fortalecer e impulsionar economia náutica

Anúncio foi feito na última segunda-feira (10), pelo prefeito Bruno Reis. Pasta será comandada por Andrea Mendonça

13/03/2025
Foto: Valter Pontes/ Secom PMS / Divulgação

Abrigando a segunda maior baía do mundo — a Baía de Todos-os-Santos — Salvador acaba de ganhar a Secretaria Especial do Mar, com o objetivo de impulsionar a economia náutica na região. Vale destacar que a cidade que recebe o Salvador Boat Show ainda detém a orla mais extensa entre as capitais do Brasil, com 64 km.

O anúncio foi feito por Bruno Reis, prefeito da capital baiana, na última segunda-feira (10). Andrea Mendonça, que já foi secretária de Cultura e Turismo do estado, estará à frente da pasta.

 

“Uma das primeiras medidas que ela sugeriu que nós implantássemos [ainda à frente da Secult] foi o Comitê Náutico, que aprovou uma série de ações de infraestrutura turística”, ressaltou o prefeito.

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS / Divulgação

O mar não é apenas um símbolo da cultura e do turismo soteropolitanos. Ele é, acima de tudo, uma fonte inesgotável de oportunidades, gerador de empregos e de  receitas– destacou Andrea Mendonça

A pasta abre espaço para que a capital baiana planeje e execute ações de desenvolvimento no setor. Para isso, Andrea Mendonça afirmou que uma de suas iniciativas será ampliar o número de eventos internacionais náuticos na cidade.


Em 2024, a capital recebeu a 1ª edição do Salvador Boat Show. O evento, que durou 5 dias na Bahia Marina, sobre as águas da Baía de Todos-os-Santos, se consolidou como o maior do Nordeste, vendeu mais de 20 embarcações, atraiu público qualificado e gerou negócios significativos para o setor.

1º Salvador Boat Show. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Já em 2023, Salvador inaugurou o Serviço de Atendimento ao Capitão, conhecido como SAC Náutico. Trata-se de um serviço pensado para centralizar e agilizar processos burocráticos que envolvem embarcações e atividades náuticas na região. A iniciativa foi uma das destacadas por Bruno Reis durante a cerimônia.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Divulgação

Para ele, o serviço “facilitou a vida de todos que trabalham nesse segmento, em especial das diversas embarcações que chegam a Salvador”

Nós entendemos que podemos mais, podemos ir além. Na nossa cidade, o setor de serviços é o principal empregador e, dentro do setor de serviços, é o turismo– explicou o prefeito

A titular da Secretaria Especial do Mar ainda prometeu uma atuação transversal, com grande interlocução tanto com outras pastas quanto com outros municípios da Baía de Todos os Santos, como a prefeitura de Vera Cruz, com a qual o diálogo já foi iniciado.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Eventos náuticos impulsionam o turismo e atraem investimentos

    Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos

    A bordo de seu novo barco, uma Schaefer V44, Gisele Bündchen e Joaquim Valente curtem Miami

    1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025

    Empresa cria boia capaz de transformar as ondas do mar em energia

    Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade

    Ferry-boat será afundado na Baía de Todos-os-Santos para virar atração turística

    Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial

    Arca de Noé no Monte Ararat: novas evidências reforçam teoria

    Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio