Veleiro carioca assume a liderança em regata entre a Cidade do Cabo e o Rio de Janeiro 

Por: Redação -
16/01/2020

Os barcos brasileiros da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano) vão bem nos primeiros dias de disputa da famosa regata Cape to Rio – Cidade do Cabo – Rio de Janeiro, que teve largada no último sábado, dia 11, no Royal Cape Yacht Club, na cidade sul-africana.

Representando o Rio de Janeiro e o Iate Clube do Rio de Janeiro, que também será o palco da chegada, o Saravah, comandado por Pierre Joullie, assumiu nesta quarta-feira a liderança na última parcial extraída às 12h no horário local.

O veleiro navegou mais de 930 milhas náuticas e tem uma previsão de chegada por enquanto no dia 27 deste mês. O Saravah ultrapassou o líder até a tarde de terça-feira, o Mussulo – Angola Cables, barco do Yacht Club de Ilhabela, de Ilhabela (SP), comandado por José Guilherme Mendes. O Mussulo caiu para a quarta posição na última parcial atrás do Haspa Hamburg, da Alemanha, e do Ballyhoo Too, da África do Sul, e tem previsão de chegada no dia 29 de janeiro. O Mussulo liderava a disputa nos dois dias anteriores.

Ao todo são 17 barcos somente na categoria monocasco onde disputam os brasileiros e 22 no total Além de Brasil, África do Sul e Alemanha, o evento conta com barcos da Argentina, Itália, Austrália e Angola.

LEIA TAMBÉM

A Cape Town to Rio começou em 1971 e é disputada em média a cada três anos. A distância média é de 3.600 milhas náuticas com largada do Royal Cape Yacht Club com chegada no Iate Clube do Rio de Janeiro que completa seu centenário em 2020. A regata é a mais longa no hemisfério sul do mundo e após a saída da Cidade do Cabo os barcos seguem para noroeste rumo à ilha de Trindade à sudoeste da América do Sul e seguindo com direção ao Rio.

O Brasil já venceu por tempo com o barco Adrenalina Pura em 2006 quando a regata terminou em Salvador. Em 2011, o barco vencedor foi o sul-africano Prodigy que tinha parte da tripulação brasileira fruto do projeto Grael de Niterói (RJ), entre eles Samuel Gonçalves.

O prazo final da chegada dos barcos é no dia 2 de fevereiro quando será realizado a premiação em cerimônia no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio

    Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade

    Teste Triton 410 HT: cabinada versátil na motorização traz tendências que agradam

    Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes

    Vinagre nas praias da Austrália? Entenda o motivo por trás da estratégia

    Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial

    Como surgiram as montanhas escondidas sob o gelo da Antártica?

    Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana

    Volvo Penta é presença confirmada no Marina Itajaí Boat Show 2025

    Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho