Save the Maiden

Por: Redação -
21/06/2014

O ano era 1989 e a inglesa Tracy Edwards começa a marcar seu nome para sempre na história da vela de oceano. Foi ela que comandou a primeira equipe formada apenas por mulheres em uma volta ao mundo. A regata era a Whitbread Round the World Race, atual Volvo Ocean Race, e as meninas partiram a bordo do veleiro Maiden, de 58 pés, para um projeto inédito e custeado pela própria velejadora que, na época, teve de hipotecar sua casa para prosseguir com o sonho de dar a volto ao mundo em um veleiro tripulado apenas por mulheres.

“Quando formei a tripulação do Maiden tive que hipotecar a minha casa para comprar o barco. Depois da regata a única opção que restou foi vender o barco, foi uma fase muito triste. Vendi o veleiro para uma pessoa que cuidou bem dele, mas após isso o Maiden foi vendido novamente e hoje está abandonado”, contra Edwards.

A velejadora acompanhou o destino do veleiro por muitos anos, mas perdeu o rastro do Maiden até receber um e-mail informando que o barco está em uma ilha do oceano Índico em péssimo estado de conservação. A marinha local apreendeu o barco após o último proprietário desaparecer e ofereceu devolver o barco à Tracy assim que soube da importância histórica da embarcação.

Hoje, Tracy está em um projeto para arrecadar dinheiro para a restauração do veleiro. A reforma irá custar 50 mil libras esterlinas, cerca de 85 mil dólares, e Edwards já recebeu o apoio de importante personalidades como Simon Le Bon, vocalista da banda pop Duran Duran, e Sir Richard Branson.

A ideia é terminar a reforma até maio de 2015, quando Tracy Edwards pretende reunir a tripulação original da volta ao mundo e repetir a etapa final Whitbread Round the World Race 1989-90 velejando até Southampton, na Inglaterra. Após a viagem, o veleiro deve ficar exposto em museus náuticos da Inglaterra e também servirá de veleiro de treinamento para jovens velejadores.

Além de comandar o Maiden entre 1989 e 1990, Tracy foi a primeira mulher a participar de uma volta ao mundo. Ela foi cozinheira do veleiro Drum, de Simon Le Bom, que disputou a edição de 1985-86. Em 1990 Tracy, hoje com 50 anos, foi eleita velejadora do ano, mas nunca mais voltou a velejar profissionalmente.

Se o grupo conseguir o dinheiro necessário, o Maiden deve ser transportado até a Cidade do Cabo, onde será restaurado, e voltará velejando para a Inglaterra.

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mercado náutico em alta: São Paulo Boat Show 2026 teve mais de 800 embarcações vendidas

    Confira os números da 29ª edição do maior salão náutico da América Latina e saiba o que os principais estaleiros do país acharam do evento

    Novo catamarã de luxo de Lionel Messi poderá ser alugado; conheça o modelo

    Sunreef 88 Ultima vai integrar frota de charter de alto padrão nas Ilhas Baleares, no Caribe e em Bahamas

    Marinha promove segunda edição da Aramuss com foco em sistemas marítimos não tripulados

    Evento será realizado em Salvador e reunirá demonstrações operacionais, debates estratégicos, universidades e empresas de tecnologia

    Confirmada no Salvador Boat Show, Ventura terá barcos de 25 a 37 pés e veículos off-road

    Condições facilitadas de pagamento serão destaque da marca no evento

    Rumo à "segunda casa": Ross Mariner confirma presença no Salvador Boat Show 2026

    Em sua segunda participação no evento, Ross promete apresentar seu lançamento em Salvador ao lado de barcos de entrada já consolidados