Segredos do Azzam: o maior (e mais misterioso) iate privado do mundo
Com 180,6 metros, ou 593 pés de comprimento, o Azzam (palavra que significa “determinação” em árabe) ocupa o topo do ranking dos 10 maiores iates privado do mundo, à frente do Eclipse, de 162,5 metros, pertencente ao empresário russo Roman Abramovich (a lista não inclui o REV Ocean, de 600 pés, que tem a missão nobre de proteger os oceanos, como barco de pesquisa e expedição).
Mas, apesar de todo o seu monumental tamanho, o megaiate — encomendado em 2009 e entregue pelo estaleiro alemão Lürssen Yachts quatro anos depois, a um custo estimado de 605 milhões de dólares — é pouco visto pelos mares europeus. Além disso, possui menos espaço exterior do que se poderia imaginar.
A maior parte de seus cinco conveses é fechada por janelas de vidro, de forma a dar mais privacidade à família real e seus convidados. No exterior tem apenas pequenos espaços de descanso na popa e um heliporto na proa.
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Embora pouco se saiba sobre o interior do Azzam, imagina-se que seja de puro luxo, uma vez que o proprietário é ninguém menos que o xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos, cuja fortuna é avaliada em US$ 25 bilhões, boa parte vinda da exploração de petróleo — só assim para navegar sem preocupação com o consumo de diesel. Segundo o jornal britânico Daily Mail, o tanque de combustível teria capacidade para 1 milhão de litros. Um milhão!
Dizem que, ao fazer a encomenda do barco, o xeque emiradense teria pedido um superiate com espaço suficiente para a realização de megafestas, sem compromissos de desempenho. Teria de oferecer uma combinação de elegância e fluidez, para que seus hóspedes pudessem viajar com o máximo conforto.
O projeto inicial previa 145 metros (476 pés) de comprimento — ou seja, o objetivo nunca foi a construção do iate privado mais longo do mundo. Porém, ao ganhar forma, com casco de aço e superestrutura de alumínio, o Azzam acabou ganhando 35 metros extras, com um volume interno de 13.136 GT (arqueação bruta.
Em pernoite, esse megaiate pode acomodar até 36 hóspedes em 18 suítes, respirando tradição e a sofisticação. A sala de jantar (especula-se, decorada em estilo imperial), sozinha, ocupa uma área de 522m², sem um único pilar de apoio à vista. Para isso, o arquiteto providenciou a colocação de vigas de 1 metro de largura no teto, e de vidros italianos com 7 cm de espessura (2,7 polegadas) nas janelas, que vão do chão ao teto.
Dizem-se que a suíte do proprietário é à prova de balas, porque a segurança também era de suma importância. Acredita-se também que a nave tenha até um sistema antimísseis. Para empurrar tudo isso, dois motores de turbina a gás e dois motores diesel MTU, num total de 97 mil hp, potência suficiente para o megaiate alcançar de 31 nós de velocidade máxima. Nada mau para um gigante de 14 mil toneladas.
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