Semana de Vela de Ilhabela
Maior evento de vela oceânica na América Latina, a Semana de Vela de Ilhabela chegou à sua 41ª edição, mês passado, com novo nome. Agora chama-se Ilhabela Sailing Week. A grafia em inglês se justifica. Há tempos a competição está entre as principais do circuito mundial. Faz parte do calendário internacional de ventos da Federação Internacional de Vela (Isaf), e a presença de velejadores estrangeiros só faz referendar esse fator. Ainda que, este ano, por causa da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, poucos foram os visitantes de fora do país que deram uma esticada ao litoral norte paulista, entre os dias 19 e 26 do mês passado, para participar das disputas. Mesmo assim, o espanhol foi o segundo idioma falado na Semana de Vela, dada a adesão de argentinos, uruguaios e chilenos, misturados a paulistas, cariocas, gaúchos, catarinenses e velejadores de outros estados que marcaram presença por lá. Cerca de mil tripulantes, embarcados em 130 veleiros, formaram as raias de sete classes (ORC, IRC, RGS, S40, Star, HPE 25 e C30, além de uma nova modalidade, a disputa por equipes), que deram um colorido diferente às águas da região.
Se você não foi ao maior evento de vela oceânica da América Latina, em Ilhabela, mês passado, perdeu uma competição incrível. A boa notícia é que ano que vem (de 4 a 11 de julho) tem mais. E na reportagem da edição de agosto de NÁUTICA, que acaba de chegar às bancas de todo o Brasil e ainda traz um convite GRÁTIS para o São Paulo Boat Show 2014 você confere 20 motivos para estar lá.
Texto: Tarcísio Alves / Foto: Marcos Méndez/SailStation/Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu