Semana de Vela de Ilhabela faz história ao aproximar público do esporte náutico

Por: Redação -
27/07/2018
Foto: Marco Yamin

O visual do canal de São Sebastião é bonito por natureza. Quando 120 veleiros deslizam pelo mar em frente ao Centro Histórico, o cenário ganha contornos e cores especiais. É o que aconteceu durante os cinco dias da Semana de Vela de Ilhabela e Ilhabela Cup, quando todas as regatas ocorreram diante de moradores e turistas no Race Village e Píer da Vila. Um espetáculo histórico em termos de constância meteorológica – com ventos favoráveis – e também informação esportiva em tempo real.

“Estamos vivendo uma situação que sempre esperamos que acontecesse, ou seja, ter visibilidade do esporte, aproximar a vela do público com a possibilidade de as pessoas assistirem as regatas. Participo da Semana de Vela de Ilhabela há 35 anos e é a primeira vez que conseguimos montar as raias no Canal de São Sebastião todos os dias. Até agora fechamos com chave de ouro”, informa Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas do maior evento náutico da América Latina, que termina neste sábado (28). “Estamos muitos felizes, pois tivemos qualidade técnica, competição equilibrada, trouxemos o velejador próximo da cidade, com os moradores e turistas assistindo a movimentação na água do Race Village”, completa.

Pela primeira vez em 45 anos de história, a Semana de Vela de Ilhabela teve transmissão ao vivo das regatas, com imagens e locução exibidas em dois telões instalados no Race Village, além da possibilidade de acessar pelo Facebook da Secretaria de Esportes da cidade. “Somos em 12 pessoas. A equipe é composta de câmeras, drones, produção, técnicos de elétrica e engenharia, além de locutor e editor. A evolução tecnológica permite mostrar em tempo real tudo o que acontece de dentro do barco”, explica Carla Lima, diretora da Lima Filmes, empresa responsável pela transmissão.

A integração entre terra e mar coloca Ilhabela entre as cidades com o melhor nível de organização de regatas internacionais. “As grandes competições ao redor do mundo contam com transmissão ao vivo. Agora, a tradicional Semana de Vela também ocupa esse patamar”, garante Ricardo “Kadu” Baggio, um dos locutores oficias e com vasta experiência no universo náutico, tendo atuado na Confederação Brasileira de Vela e Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Além dos vídeos, é possível acompanhar a evolução dos barcos em tempo real por meio de mapas. O monitoramento via satélite pode se acessado no link.

Quando o assunto é ineditismo, a Semana de Vela também trouxe resultados importantes para o turismo de Ilhabela. Apenas no primeiro final de semana da mais tradicional competição náutica do Brasil, o Race Village recebeu mais de 15 mil pessoas. Segundo dados da associação comercial, a ocupação da rede hoteleira bateu na casa dos 95%. “Nesse mesmo período no ano passado, a ocupação dos quartos de hotel girava em torno de 70%. Agora, além dos 95% totais, especificamente nas classes A e B atingimos 100% da capacidade da rede hoteleira nos primeiros dois dias da Semana de Vela de Ilhabela”, revelou o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini.

Diogo Nogueira no Race Village – Diogo Nogueira faz show no Race Village nesta sexta-feira (27), a partir das 20h. O cantor será a principal atração do espaço instalado no Centro Histórico da cidade na reta final da 45ª Semana de Vela, que termina no sábado (28), com as últimas regatas da maior competição náutica da América Latina. Todas as atividades culturais, incluindo a apresentação do sambista, são grátis.

Nesta sexta-feira (27), antes da apresentação de Diogo Nogueira, o Centro Histórico recebe a palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade, a partir das 18h30. Uma hora depois, às 19h30, começa a premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe.

No sábado (28), a programação começa às 17h, com a palestra “Antártica – entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch. Na sequência, às 18h30, quem fala são os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani. Eles abordarão o tema “Desafios Extremos”, tratando de suas aventuras pelo mundo em destinos radicais. As duas atividades integram a agenda da Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela. Para encerrar a noite, será realizada a premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela, a partir das 20h.

As regatas terminam no sábado, mas as atividades culturais se estendem até domingo (29) no Race Village, com dois shows. A partir das 18h, se apresenta Cesar Medina Music. Às 20h é a vez da Banda Brisa. Além disso, a exposição “A Beleza na escultura de Michelangelo” continua até outubro. Instalada no Centro Cultural da Vila, reúne obras como estátuas, bustos e relevos em gesso, produzidos a partir dos originais do artista italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte ocidental. A entrada é grátis e está aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 9h às 18h, e de sexta a domingo, entre 9h e 22h.

Outras atrações no Race Village – Além das atividades noturnas, o espaço instalado no Centro Histórico tem atrações grátis ao longo do dia, como o estande da Marinha do Brasil. No espaço é possível conferir histórias de grandes naufrágios no Brasil, vídeos curtos a respeito do serviço naval, quadro expondo os mais famosos nós de marinheiro, itens relacionados a mergulho e navegação, além de uma maquete de aproximadamente 1,5m de comprimento representando o submarino nuclear da Marinha do Brasil, projeto que, se aprovado, deve ficar pronto em 2028.

O Race Village ainda reúne estandes de Moda Sustentável, onde é possível conhecer e comprar produtos confeccionados a partir de roupas jeans e retalhos feitos por um projeto nascido em 2017, na ilha, e posteriormente unido à ONG Florescer, de São Paulo. No espaço do ‘Meu Copo Eco’ são oferecidos copos para compra ou ‘aluguel’ (pagando um caução se recebe o dinheiro de volta na devolução). No estande do Turismo – Circuito Litoral Norte é feita a inscrição para a embarcação que zarpa diariamente do Píer da Vila, às 11h, para acompanhar as regatas), e sala de cinema com sessões nos seguintes horários: 10h, 12h, 14h20, 16h30, 18h50, 21h10 e 23h20. Para as crianças, a Flai (Feira Literária de Aventura de Ilhabela), oferece livros variados, muito desenho para colorir e uma oficina de slackline com vista privilegiada para o mar.

Turismo – Ilha marítima localizada no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Ilhabela é um paraíso para o turismo. Reúne belezas naturais como as 40 praias, distribuídas em 130 quilômetros de costa, e montanhas cobertas por vegetação nativa, uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Em sua natureza exuberante se espalham várias cachoeiras. Conta com aconchegantes pousadas e hotéis e mantém um agitado calendário esportivo, cultural e gastronômico o ano inteiro.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

RACE VILLAGE
De 6 A 29 de julho – Praça das Bandeiras

Dia 27 – sexta-feira
18h – Boletim Meteorológico, com João Hackerott
18h30 – Palestra “A Travessia Azul: De Ubatuba à Cape Town a bordo de um pequeno veleiro”, com o velejador Juca Andrade
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe
20h – Show do Diogo Nogueira

Dia 28 – sábado
17h – Palestra “Antártica – entre o fim e o começo”, com o navegador Charlie Flesch na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
18h30 – Palestra “Desafios Extremos”, com os jornalistas Carol Barcellos e Clayton Conservani, na Flai – Feira Literária de Aventura de Ilhabela
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

Dia 29 – Domingo
18h – Show do Cesar Medina Music
20h – Show da Banda Brisa

PROGRAMAÇÃO NÁUTICA

Dias 21 a 28
45ª Semana de Vela Ilhabela

Dias 23 a 27 – Regatas com largadas sempre às 12 horas

Dia 28 – Regata com largada às 12h30

Dias 23 a 27
Campeonato Brasileiro da Classe C30

Hospitality Boat (escuna que leva o público para acompanhar as regatas)
Dias 22, 23, 24, 25, 26, 27 e 28 – Saída do Píer da Vila, às 11h

CERIMÔNIAS NO RACE VILLAGE

Dia 27
19h30 – Premiação do Campeonato Brasileiro de C30, Sul-Americano e Regata de Equipe

Dia 28
20h – Premiação da 45ª Semana de Vela de Ilhabela

PROGRAMAÇÃO DO CINEMA

Dia 27 – sexta-feira
10h – Homem das cavernas
12h – Nada a perder
14h20 – Dona Flor e seus dois maridos
16h30 – Duas de Mim
18h50 – Teu mundo não cabe nos meus olhos
21h10 – Eu só posso imaginar
23h20 – Alguém como eu

Dia 28 – sábado-feira
10h – Extraordinário
12h – Um perfil para dois
14h20 – Alguém como eu
16h30 – O que te faz mais forte
18h50 – Os Parças
21h10 – Por trás dos seus olhos
23h20 – Fala sério, Mãe!

Dia 29 – domingo
10h – My little pony: O filme
12h – Uma família feliz
14h20 – Os Parças
16h30 – Mulheres Alteradas
18h50 – O castelo de vidro
21h10 – Polícia Federal – A lei é para todos
23h20 – Fala sério, Mãe!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Capital do agronegócio do Brasil busca novos rumos com o Fórum de Turismo

    Especialista Bianca Colepicolo explica como Sorriso (MT) pode diversificar suas atividades além do agro

    JRG Corp: conheça a empresa que fez bombar o Propspeed no Brasil

    Com operações em mais de 13 países, marca traz soluções em produtos internacionais ao país, além de alavancar marcas nacionais no exterior

    PlanHidro SP: como a maior metrópole do país pretende implementar o transporte aquático

    Ao longo de 30 anos, projeto de R$ 8,5 bilhões deve abranger 180 km de hidrovias urbanas, incluindo rios como o Pinheiros e Tietê

    Novo estaleiro boutique brasileiro, Tirreno anuncia lançamento de barco inflável de 38 pés

    Fundada por Julico Simões, empresa aposta em trazer conceito europeu para mercado nacional de embarcações

    Por que o turismo é importante para o setor náutico?

    Bianca Colepicolo aponta benefícios de incentivar atividades turísticas e analisa o crescimento da área