Semana de Vela de Ilhabela trará novidade para barcos modelo Soto 40

Por: Redação -
12/07/2022
Foto: Divulgação

A 49ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá uma premiação especial para os barcos modelo Soto 40, que estarão na raia do Canal de São Sebastião competindo na classe ORC. A competição, uma das mais importantes da América do Sul, começa no dia 23 e vai até o dia 30 de julho, com sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela, e patrocínio da Mitsubishi Motors.

Pelo menos cinco veleiros de 40 pés vão disputar a premiação especial denominada Super 40. Até o momento na disputa estarão os barcos Phytoervas 4Z, King, Inaê Amstel Ultra, Argos e o Vesper.

Veleiros já inscritos na Super 40

“A velejada dos Soto 40 é muito legal. Os barcos, apesar de terem pequenas diferenças entre eles, andam muito parecidos e a regata tem bastante troca de posição. Daí surgiu a ideia de lançarmos a Super 40, ou seja, além de corrermos com os outros barcos, temos uma disputa justa entre nós. Podemos chegar até aos seis barcos na SIVI. Correr esses regatões da SIVI, trocando posição com barcos de 40 pés, é emocionante”, destaca Marcelo Belotti, comandante do Phytoervas 4Z. “O soto 40 é um barco bastante arisco, bem difícil de velejar, é muito importante ter uma tripulação coordenada para que o erro não coloque fim a disputa, então é atenção do começo ao fim, não se pode baixar a guarda”, completa.

Belotti destaca o potencial do barco para brigar pela premiação especial e também na classe ORC: “O Phytoervas 4Z está super legal, fizemos diversas melhorias no barco, entre elas, uma atualização na quilha que deixa nosso barco mais parecido com os que já tinham atualizado. Animado pra saber como ficou. A tripulação será basicamente a mesma do ano passado. Estamos super acostumados com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela e as regatas em Ilhabela. Tempo de velejar e curtir com os amigos”.

Foto: Paulinho Magalhães

Bayard Umbuzeiro Neto, comandante do Inae Amstel Ultra, destacou que as conversas para a Super 40 foram iniciadas em Ubatuba e o grupo dos veleiros Soto 40 foi criado. Ele comemorou a adesão por parte da organização da SIVI: “Fico muito feliz que a Semana Internacional de Vela de Ilhabela tenha abraçado essa ideia, através do Belotti como interlocutor, para termos uma pretensão especial para os barcos Soto 40, pois entendo que durante o evento poderemos proporcionar um espetáculo totalmente à parte. Estamos na faixa intermediária entre os mais novos, os TP-52, Botim 44 e os demais barcos deslocantes. Vejo com muito bons olhos que a SIVI tenha abraçado essa ideia”.

O Inae Amstel Ultra, modelo Soto 40, foi adquirido na virada do ano e a tripulação vem se adaptando ao modelo. “Tem sido difícil, mas percebemos a evolução. Recentemente tivemos Campeonato Paulista com regatas em condições diferentes e com bons resultados. A equipe mostrou bastante entrosamento. Esperamos fazer mais um treino antes da SIVI com a equipe completa e tenho certeza que com os velejadores mais acostumados com as funções que iremos exercer na competição, vamos fazer um resultado melhor. Espero uma competição bem justa e acirrada entre os barcos da Super 40 e também com diversão e se der para beliscar um resultado. Vamos lutar e ao mesmo tempo velejar com diversão e prazer”, prosseguiu Neto.

“É uma premiação especial . A competição dos Super 40 terminará na sexta-feira (dia 29). A Super 40 já existe, estamos relançando ela e promete uma boa disputa na raia”, destacou Cuca Sodré, diretor técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Como participar da competição

As inscrições seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco, e podem ser realizadas no site. O segundo lote com desconto vai até esta terça-feira, dia 12 de julho. Já são 104 barcos inscritos de dois países (Brasil e Argentina), com 43 clubes envolvidos de sete estados (SP, RJ, ES, SC, RS, PE e BA), 15 cidades e velejadores de todo o país. A programação da competição também consta no site do evento.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Paraty, no Rio de Janeiro, foi cenário para celebrar os 40 anos da Lagoon

    Lagoon World Escapade foi realizado simultaneamente em vários destinos. Brasil teve rally, competição de canoagem e música ao vivo

    Saiba como seu barco pode ajudar moradores do Rio Grande do Sul

    Grupo Náutica uniu forças com a CUFA para apoiar o estado atingido por enchentes; instituição busca pequenos barcos para o transporte de doações

    Sem deixar feridos, incêndio na Croácia atinge mais de 20 barcos

    Incidente ocorreu em marina na cidade de Medulin, no noroeste do país, no último dia 15

    Nova lancha da Azimut promete reduzir em até 40% as emissões de CO₂

    Batizada de Seadeck 6, embarcação foi apresentada em piscina no maior evento de design do mundo, na Itália

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países