49ª Semana de Vela de Ilhabela reunirá crianças e adolescentes de 11 escolas de vela em regata
A 49ª edição Semana Internacional de Vela de Ilhabela renova o espírito social e de incentivo na formação de jovens talentos para o mundo da vela com a Regata do Amanhã, que acontecerá no dia 25 de julho. A competição, uma das mais importantes da América do Sul, começa no dia 23 e vai até o dia 30 de julho, com sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.
A terceira edição da Regata Vela do Amanhã já tem confirmadas 11 escolas de oito cidades do litoral do Rio de Janeiro (Angra dos Reis e Paraty) e de São Paulo (Ilhabela, Praia Grande, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba). As crianças e adolescentes serão recebidas pela manhã com lanches, haverá uma integração entre todas as escolas de vela, uma palestra da comissão de regata e as mesmas serão distribuídas nos barcos juntas de velejadores olímpicos, campeões mundiais e os veleiros mais rápidos e tradicionais de Vela de Oceano, no começo da tarde. Ao fim do dia, os primeiros colocados serão premiados em cerimônia no Yacht Club de Ilhabela.
“O projeto foi formado com intuito de aproximar o velejador da Escola de Vela da classe Oceano. O menino está na Optmist, Dingue, Laser, mas a distância entre uma escola de vela para um barco de Oceano não é pelo tamanho, são mundos diferentes. A escola pega o menino da comunidade da cidade e ensina ele a velejar ao formato de barco monotipo. A Regata Vela do Amanhã é para apresentar o barco de Oceano, além de fazer um trabalho de integrar as escolas. A Escola de Paraty vai conhecer a Escola de Praia Grande, a garotada da BL3 em Ilhabela vai conhecer a de Angra dos Reis, então são dois trabalhos, o de unificação das escolas, trazer a criança dos projetos para conhecer a Vela de Oceano”, conta Cuca Sodré, diretor técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, reforça os objetivos do evento e destaca a revelação de novos talentos: “A Vela do Amanhã é uma ação mais do que social pois visa pegar toda a garotada mais jovem, alguns em situação financeira bem precárias e aproveitar que estão em escolas de vela e dar o gostinho de participar em regata na Semana de Vela. Fizemos no ano passado e foi impressionante o efeito com a criançada. E também visamos a Vela propriamente dita. Temos foco em tirar as crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade e colocar na Vela propriamente dita, pois não estamos mais formando tripulantes. Daí saem grandes campeões como o Alex Kuhl, campeão mundial de Optmist, primeiro e único do Brasil na história. Temos 11 escolas de vela confirmadas, então esperamos poder mostrar ao pessoal o que é bom e devolver para a sociedade o que conseguimos usufruir dela”, disse Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela.
As escolas de vela confirmadas até o momento são: Escola de Vela de Ilhabela, Escola de Vela São Sebastião, Escola Vela Praia Grande, Escola de Vela de Ubatuba, Escola de Vela de Caraguatatuba – Velas ao Vento, Escola de Vela de Paraty, Escola de Vela de Ilha Grande, Escola de Vela de Angra dos Reis, Escola de Vela BL3, Iate Clube de Santos e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Guarujá.
As inscrições seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco, e podem ser realizadas no site. O segundo lote com desconto vai até o dia 12 de julho. Já são mais de 85 barcos inscritos faltando ainda cerca de 40 dias para a competição. A programação da competição também consta no site do evento.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí
Data foi celebrada no Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro; conheça iniciativas da gestão no período
Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, contou sobre o processo na 9ª edição do Congresso Internacional Náutica
Em ano histórico para a marca, estaleiro exibirá cinco lanchas em evento nos Estados Unidos. Veja quais!
Os dois modelos fazem parte linha 2024, têm a mesma potência e pertencem a mesma família, mas são bem diferentes