Semana de Vela: Kairós vence Regata Ilha de Toque-Toque na classe C30

Após quase seis horas de prova, equipe de São José dos Campos (SP) surpreendeu favoritos e venceu a regata

25/07/2023
Fotos: Caio Souza | On Board Sports / Divulgação

Neste domingo (23), os monotipos Carabelli 30 (C30) participaram de sua primeira prova na Semana de Vela de Ilhabela (SIVI), com a regata Ilha de Toque-Toque por Boreste. Ao todo, oito embarcações participaram da disputa que teve o barco Kairós como vencedor, após concluir 20 milhas náuticas em quase seis horas.

A disputa na classe C30 da SIVI teve início no Canal de São Sebastião, às 12h20 e, até o veleiro do comandante Alessandro Penido atravessar a linha de chegada, os oito barcos participantes (recorde da competição) se revezaram na liderança.

Foram várias regatas numa só, com muitos barcos se aproximando. Apostamos numa estratégia de esperar o vento leste entrar e continuamos até dar certo. Revertemos uma situação e chegamos em primeiro – Alessandro Penido, comandante do Kairós


O Kairós completou o percurso seguido pelo Loyalty 06 (de Alexandre Leal) e Bravo (de Jorge Berdasco), que cruzaram a linha de chegada quase empatados.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela vale pontos para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de C30. A próxima disputa para os Carabelli 30 na SIVI será nesta terça-feira (25), com a Regata Eduardo Souza Ramos.

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto

    Megaiate grego O'Madeleine tem deque com cinema e beach club com spa

    Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado

    Navegar para descobrir: oportunidades para o turismo náutico no Brasil

    Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área

    2ª etapa da SailGP: Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na competição

    Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland