50ª Semana de Vela de Ilhabela terá recorde de barcos na classe C30

Ao todo, já são mais de 130 veleiros inscritos no evento que tem início neste domingo (23) e segue até dia 29

21/07/2023
Kairós. Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), principal competição de vela oceânica do continente, reunirá oito barcos da Classe C30 a partir de domingo (23), número recorde para a categoria no evento. Ao todo, mais de 130 embarcações estão inscritas para navegar pelas águas da Capital da Vela de 22 a 29 de julho, inclusive vindas da Argentina e Austrália.

A Classe C30 estará entre as mais competitivas da SIVI, sendo ainda a mais numerosa entre as classes one design — que reúnem barcos idênticos a partir do mesmo molde do casco. Isso garante equilíbrio e competitividade nas regatas, como em uma disputa entre monotipos.

Tonka. Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Entre os oito barcos, estão inscritos cinco do litoral paulista: Bravo, Caiçara KAT Technologies, Kaikias EMS, Kairós e Tonka; dois de Florianópolis: Katana Portobello e Zeus Team, além do Loyalty, com sedes em Porto Alegre e Rio de Janeiro.

 

Nos dois últimos anos, a C30 reuniu cinco barcos em Ilhabela a cada edição, com domínio do Caballo Loco (atual Tonka), tricampeão brasileiro consecutivo e vencedor da Semana de Vela em 2022. O Kaikias faturou o título em 2021.

Kaikias EMS. Foto: Aline Bassi / Balaio de Ideias

A nova tripulação do Tonka estreou na C30 na 2ª Etapa da Copa Mitsubishi, em junho, no chamado Warm UP para a Semana de Vela, e fez prevalecer o DNA vencedor do barco. O Caiçara KAT Technologies venceu a 1ª Etapa da Copa Mitsubishi, em março, e lidera o Circuito Ilhabela de Oceano de 2023 após 14 regatas.

 

Por sua vez, o Katana venceu a 1ª Etapa do Brasileiro em fevereiro, em Florianópolis — seguido por Caballo Loco e Zeus Team. O campeonato nacional de C30 será concluído em 28 de julho, simultaneamente à Semana de Vela.


“Com oito barcos na raia, a nossa expectativa aumenta. Todas as tripulações estão muito bem treinadas e não será fácil para ninguém”, afirma o comandante do Caiçara KAT Technologies, Marcos Cesar. Em 2018, além do título brasileiro, o Caiçara conquistou o bicampeonato da Semana de Vela.

 

Estreantes, porém, experientes — assim como Tonka e Kaikias EMS — a tripulação do Bravo (ex-Corta Vento) também abriu a temporada de 2023 na Classe C30. “Estamos muito empolgados para a edição 50 da Semana de Vela. O nível técnico estará muito elevado e nossa perspectiva é de crescermos durante a competição”, projeta o comandante do Bravo, Jorge Berdasco.

 

O Loyalty está de volta à C30 após conquistar resultados expressivos em outras classes. “Teremos um recorde com a flotilha da C30 em peso na raia. Será ainda mais difícil brigar pela ponta em relação à estratégia. Nossa vantagem é que velejamos juntos há dois anos, o que nos ajudará no entrosamento”, enaltece o comandante Alexandre Leal.

100 anos do veleiro Atrevida

A 50ª Semana de Vela de Ilhabela vai comemorar os 100 anos do lendário barco Atrevida, construído nos Estados Unidos e atualmente com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI). O Atrevida agregará seu nome à regata de abertura Alcatrazes – Marinha do Brasil, no domingo, às 12h10, após o Desfile de Barcos em frente ao Pier da Vila.

50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos, HPE25 e VPRS. Os mais de 100 barcos esperados participarão de regatas em percursos variados ao longo da semana.

 

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

 

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.

 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. As inscrições estão abertas no site oficial do evento.

Saco da Capela. Foto: Paulo Stefani/Sectur Ilhabela

Ilhabela: Capital da Vela é repleta de belezas naturais

Lindas praias, recortadas por vegetação abundante e um mar de verde intenso são alguns dos cenários de Ilhabela, um dos refúgios mais belos do litoral norte de São Paulo. A cidade abriga mais de 50 praias, metade delas ainda praticamente virgens, e cachoeiras abundantes.

 

A equipe de NÁUTICA preparou uma seleção especial de passeios por Ilhabela para quem for visitar a Capital da Vela durante a 50ª edição da competição. São, ao todo, mais de 20 dicas para curtir a ilha. Confira nosso roteiro completo por Ilhabela.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024