Solução sustentável
Cada vez mais os projetistas e engenheiros navais buscam soluções sustentáveis para a marinha comercial. Navios que cruzam os oceanos consomem grandes quantidades de combustíveis fósseis e ainda podem causar grandes desastres ambientais em um acidente de vazamento desses combustíveis. Os navios a vela são uma opção pouco prática para esse problema, mas um engenheiro norueguês diz ter resolvido a questão com o projeto do navio Vindskip. A solução proposta por Terje Lade, do escritório Lade As, foi transformar o navio inteiro em uma gigantesca vela.
A ideia é transformar o casco do navio em um grande captador de vento dispensando assim o uso de velas tradicionais. Mas não é só de vento que vive esse projeto, o Vindskip é, na verdade, um navio hibrido com motores elétricos. Segundo o engenheiro, o navio usará o vento e os motores elétricos juntos para locomoção.
Terje Lade ressalta que é preciso escolher rotas com bons regimes de ventos e afirma que é possível navegar com velocidade de 18 a 20 nós (33 e 35 km/h), basicamente as mesmas dos grandes navios cargueiros atuais.
Foto: Lade As/Divulgação
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Espaço colorido e caprichado apresenta experiência imersiva, sugestões de roteiros e informações para investidores
Marca está no salão com 12 opções de motorização, dos 3 aos 130 hp; empresa prevê aumento no repertório na próxima edição do salão
Distribuidora da BRP no Rio de Janeiro expôs modelos de destaque no Rio Boat Show
Embarcação recém-lançada traz promoção exclusiva para visitantes do salão náutico, que vai até 5 de maio, na Marina da Glória
Recém-lançado, o catamarã Excess 14 está em águas brasileiras pela primeira vez no salão náutico, que segue até 5 de maio