Sul-Americano

Por: Redação -
08/11/2014

O terceiro e penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano de 49er e 49erFX foi disputado em uma condição que faz jus à reputação do Rio de Janeiro, um dia ensolarado e quente (30° C), com uma brisa de 10 a 12 nós soprando do sul (180°). Tudo acontecendo em frente ao Pão de Açúcar e aos pés do Corcovado e Cristo Redentor.

As primeiras a tocar na água ontem foram as mulheres da 49erFX. Todas as 18 embarcações inscritas oficialmente, mais as novas velejadoras do ano da Isaf, as locais Martine Grael e Kahena Kunze, foram para a raia da Escola Naval, por volta das 11h30, em um pouco menos de vento, em torno de 8 nós, e com muita corrente.

As estrelas brasileiras estão fazendo as regatas apenas por diversão e para treinamento, até mesmo com a proeira Kahena timoneando o barco na última prova. Como perderam o primeiro dia, com três regatas, e o evento tem apenas um descarte, elas optaram por navegar com menos pressão e fazer um treino de luxo.

Outro fato pouco usual está acontecendo na frente da flotilha. Os holandeses Anemiek Bekkering e Rick Peacock formam uma dupla um pouco diferente. Na verdade, Rick é o treinador das meninas holandesas e exercitando a possibilidade permitida nas instruções de regata de ter equipes mistas, está usando o campeonato para testar o barco com uma tripulação mais pesada e mais forte. E está valendo a pena. Em nove provas, a dupla ganhou nada menos do que sete e está liderando com folga, com apenas 14 pontos.

Em segundo está a tripulação feminina de Alex Maloney e Melly Meech, da Nova Zelândia, com 25 pontos. As britânicss Charlotte Dodson e Sophie Ainsworth, com 38 pontos, fecham as posições do pódio.

A flotilha de 49er (masculina) saiu um pouco mais tarde e a brisa já estava estabelecida em torno de 12 nós. Repetindo o incrível desempenho de quinta-feira, os kiwis Peter Burling e Blair Tuke continuaram a subir na súmula e agora estão em quarto lugar, mesmo contando 52 pontos de duas das três regatas que eles perderam no primeiro dia, quando voavam de Palma onde estavam indicados para o Isaf Rolex Sailor of the Year Award.

Outra subida surpreendente foi protagonizada hoje pelos irmãos argentinos Yago e Klaus Lange. Com um dia quase perfeito que não só os manteve com a mão no título sul-americano, eles também alcançaram o primeiro lugar geral com 43 pontos. Os vice-líderes, com 50 pontos, são os dinamarqueses Jonas Warrer e Anders Thomsen, que ganharam um protesto (e uma reparação) em uma situação de largada com os barcos italiano e austríaco no início da oitava regata. A dupla francesa Dyen Mann e Stephane Christidis, com 56 pontos, está em terceiro geral.

Entre os sul-americanos, o segundo lugar é ocupado por Marco Grael e Gabriel Borges, em oitavo no geral, e os terceiros são Dante Biachi e Thomas Low-Beer (19º geral). Hoje os velejadores devem correr mais três regatas regulares com nenhuma Medal Race neste campeonato específico.

O VII Campeonato Sul-Americano de 49er e o II Campeonato Sul-Americano de 49erFX terminam hoje e na próxima semana as flotilhas vão correr novamente na mesma raia O Campeonato Intergaláctico de 49er e 49erFX.

Foto: Fred Hoffmann

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista

    Governo de São Paulo abre consulta pública para plano inédito de combate ao lixo no mar

    Iniciativa pretende enfrentar a poluição marinha e criar soluções ambientais duradouras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de maio

    Kiaroa Residence & Marina: a peróla de Maraú

    Com marina privativa para até 60 barcos, infraestrutura moderna, heliponto e um dos lugares mais exclusivos da Península de Maraú, no sul da Bahia, o Kiaroa Residence & Marina é o novo refúgio de alto padrão das águas

    Volvo Penta equipará a primeira balsa elétrica de passageiros da Austrália

    Embarcação vem sendo construída pela Aus Ships em Brisbane e a previsão é que comece a operar comercialmente no início de 2027

    Após 25 anos, pesquisadores se emocionam ao revisitar recife artificial que revitalizou fundo do mar no PR

    Projeto iniciado em 2001 buscou repovoar a vida marinha em Pontal do Sul. Resultado superou expectativas, com retorno de peixe criticamente ameaçado de extinção