Sul-Americano


O terceiro e penúltimo dia do Campeonato Sul-Americano de 49er e 49erFX foi disputado em uma condição que faz jus à reputação do Rio de Janeiro, um dia ensolarado e quente (30° C), com uma brisa de 10 a 12 nós soprando do sul (180°). Tudo acontecendo em frente ao Pão de Açúcar e aos pés do Corcovado e Cristo Redentor.
As primeiras a tocar na água ontem foram as mulheres da 49erFX. Todas as 18 embarcações inscritas oficialmente, mais as novas velejadoras do ano da Isaf, as locais Martine Grael e Kahena Kunze, foram para a raia da Escola Naval, por volta das 11h30, em um pouco menos de vento, em torno de 8 nós, e com muita corrente.
As estrelas brasileiras estão fazendo as regatas apenas por diversão e para treinamento, até mesmo com a proeira Kahena timoneando o barco na última prova. Como perderam o primeiro dia, com três regatas, e o evento tem apenas um descarte, elas optaram por navegar com menos pressão e fazer um treino de luxo.
Outro fato pouco usual está acontecendo na frente da flotilha. Os holandeses Anemiek Bekkering e Rick Peacock formam uma dupla um pouco diferente. Na verdade, Rick é o treinador das meninas holandesas e exercitando a possibilidade permitida nas instruções de regata de ter equipes mistas, está usando o campeonato para testar o barco com uma tripulação mais pesada e mais forte. E está valendo a pena. Em nove provas, a dupla ganhou nada menos do que sete e está liderando com folga, com apenas 14 pontos.
Em segundo está a tripulação feminina de Alex Maloney e Melly Meech, da Nova Zelândia, com 25 pontos. As britânicss Charlotte Dodson e Sophie Ainsworth, com 38 pontos, fecham as posições do pódio.
A flotilha de 49er (masculina) saiu um pouco mais tarde e a brisa já estava estabelecida em torno de 12 nós. Repetindo o incrível desempenho de quinta-feira, os kiwis Peter Burling e Blair Tuke continuaram a subir na súmula e agora estão em quarto lugar, mesmo contando 52 pontos de duas das três regatas que eles perderam no primeiro dia, quando voavam de Palma onde estavam indicados para o Isaf Rolex Sailor of the Year Award.
Outra subida surpreendente foi protagonizada hoje pelos irmãos argentinos Yago e Klaus Lange. Com um dia quase perfeito que não só os manteve com a mão no título sul-americano, eles também alcançaram o primeiro lugar geral com 43 pontos. Os vice-líderes, com 50 pontos, são os dinamarqueses Jonas Warrer e Anders Thomsen, que ganharam um protesto (e uma reparação) em uma situação de largada com os barcos italiano e austríaco no início da oitava regata. A dupla francesa Dyen Mann e Stephane Christidis, com 56 pontos, está em terceiro geral.
Entre os sul-americanos, o segundo lugar é ocupado por Marco Grael e Gabriel Borges, em oitavo no geral, e os terceiros são Dante Biachi e Thomas Low-Beer (19º geral). Hoje os velejadores devem correr mais três regatas regulares com nenhuma Medal Race neste campeonato específico.
O VII Campeonato Sul-Americano de 49er e o II Campeonato Sul-Americano de 49erFX terminam hoje e na próxima semana as flotilhas vão correr novamente na mesma raia O Campeonato Intergaláctico de 49er e 49erFX.
Foto: Fred Hoffmann
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Marca italiana terá 5 barcos no salão, de 26/04 a 04/05, incluindo iate de Cristiano Ronaldo
Segunda temporada da competição de barcos elétricos já teve LeBron James "roubando" o Team Brazil
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque