Iate movido a energia solar é capaz de navegar por tempo ilimitado
Barco tem painel solar de 300 m² e pode navegar navegar sem combustível
O SolarImpact é um iate suíço movido a energia solar que promete viajar o mundo sem necessidade de parar para reabastecer. O barco de 78 pés (24 metros) acomoda 10 pessoas e tem um painel solar de 300 m², que pode gerar até 320 kWh em um dia ensolarado. A bateria de 800 kWh permite cerca de 10 horas de funcionamento, tempo que pode ser ampliado com a recarga da bateria pelo sol durante a viagem. Já em dias nublados, por exemplo, a embarcação pode ser abastecida com dois motores a diesel.
“O conceito de iate que apresentamos dá um passo importante em direção à mobilidade eletrônica marítima, evitando ruídos e emissões de CO2. Também vemos isso como um incentivo especial para os investidores, que não apenas investem em um futuro promissor e tecnologia, mas também, preservam o meio ambiente”, comenta Werner Vögeli, CEO da SolarImpact Yacht AG.
O modelo promete evitar ruídos e emissões de CO2, ou seja, a mesma construção naval carrega sustentabilidade, comodidade e inovações tecnológicas. O casco foi pensado para manter uma navegação equilibrada mesmo em ondas mais fortes.
LEIA TAMBÉM
Todos os sistemas a bordo podem usar o sol como sua principal fonte de energia e a auto-suficiência do iate se deve aos componentes técnicos utilizados, que coletivamente garantem a alta eficiência geral do iate e são controlados de maneira otimizada usando inteligência artificial, possibilitando que os principais sistemas a bordo sejam altamente automatizados, para que uma única pessoa possa manobrar o iate.
Inscreva-se no nosso TWITTER e veja a série dicas náuticas diariamente.
O iate está equipado com um sistema de monitoramento de energia em tempo real, para que o proprietário possa monitorar e otimizar o consumo de energia o tempo todo.
Os interiores do iate foram projetados para longas estadias a bordo, com áreas de estar luxuosas e camarotes espaçosos, especialmente dedicadas a pessoas que conhecem o conforto em longas jornadas e amam uma estética sofisticada, o equilíbrio de formas e a elegância do design.
Por Felipe Toniolo, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu