Superiate com propulsão híbrida promete reduzir emissões de CO2 em até 90%
Além dos motores, modelo italiano carrega soluções interiores projetadas com responsabilidade ambiental


Em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas, já está claro para a indústria náutica que um planeta mais verde passa, também, por águas mais azuis. É o caso do estaleiro italiano Baglietto. A marca aplicou em um de seus superiates um sistema de propulsão híbrido, que promete reduzir as emissões de CO2 em até 90%.
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O modelo, batizado de “L’Instant”, tem nada menos que 134 pés (40,9 metros), e é mais um da série DOM 133 da marca, que já inclui outros iates notáveis. O que o torna especial em meio aos barcos de sucesso, claro, é justamente o seu sistema de propulsão, que inclui componentes certificados pelo Lloyd’s Register (uma sociedade classificadora britânica).


A tecnologia, desenvolvida pela Siemens Energy em cooperação com a Stromag e a Lucchi Motori, permite que o superiate híbrido navegue em quatro modos: diesel, geração de eixo diesel (sem os geradores), elétrico-diesel (apenas com os geradores) e totalmente elétrico.
Tantas possibilidades vêm de um motor endotérmico a diesel Caterpillar C32 ACERT e uma unidade híbrida ultracompacta, equipada com um motor elétrico, este instalado entre o motor principal e a caixa de engrenagens. Tudo isso gera compatibilidade com biocombustíveis HVO (óleo vegetal tratado com hidrogênio), solução que, para a Baglietto, reduzirá as emissões de CO2 em até 90%.


Quando em modo totalmente elétrico, a embarcação chegará a velocidades de até 10 nós (18,5 km/h), com até nove horas de operação silenciosa e emissão zero ancorado. Já no modo diesel, o superiate híbrido atingirá uma velocidade máxima de 17 nós (31 km/h).
Superiate híbrido traz soluções sustentáveis também em seu interior
Apesar de nenhuma imagem do interior do L’Instant ter sido divulgada, o estaleiro não escondeu que o sistema híbrido não é o único elemento voltado à sustentabilidade a bordo. Isso porque o barco leva em sua parte interna, estilizada por Leonardo Santi, carpetes e tecidos selecionados, feitos de plásticos oceânicos reciclados e resíduos industriais regenerados.


O layout do barco também sofreu alterações devo à tecnologia híbrida embarcada, uma vez que o sistema de propulsão ocupa mais espaço técnico a bordo. Assim, a cozinha foi realocada do convés principal para o convés inferior, e seu lugar foi ocupado por uma cabine VIP acessível pelo saguão central — o espaço, assim como a suíte master, dispõe de janelas automatizadas para ventilação e circulação de ar.


Além disso, a área da piscina no convés de popa foi substituída por uma academia ao ar livre, feita para o estilo de vida do proprietário. Para agilizar o acesso ao iate, o estaleiro conectou todos os conveses por meio de escadas internas. Um bote de 19 pés (5,8 metros) e dois jets foram alojados no convés superior, onde um guindaste garante fácil transporte e lançamento.
Em termos de design, o exterior do L’Instant foi desenhado por Stefano Vafiadis, enquanto os engenheiros da Baglietto cuidaram da arquitetura naval.
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